Cachorro Pode Comer Batata Doce

Por Robson Difaro •  Postado em: 11/01/22 •  7 min de leitura

Batata Doce Cachorro

Os amantes da alimentação saudável com certeza já ouviram falar dos benefícios que a batata doce pode oferecer, rica em fibras, antioxidantes, entre outros, aí surge a dúvida, Cachorro Pode Comer Batata Doce? Sim! você pode dar Batata Doce para Cachorro, desde que seja oferecida com moderação e devido preparo.

Já para quem busca uma alimentação saudável, também se deparou  com a informação de que a Batata Doce possui vários benefícios para a saúde, e faz parte de uma alimentação balanceada, mas será que ela também é indicada para pets?

Então, vamos descobrir em detalhes se o seu cachorro pode comer batata doce.

As pessoas estão cada vez mais preocupadas em encontrar alimentos naturais e saudáveis para seus animais de estimação, e costumam oferecer alimentos que são benéficos para os seres humanos aos animais.

Acontece que os cães são animais com um metabolismo e com características físicas diferentes do ser humano. Esses animais possuem algumas limitações naturais da espécie, e por isso alguns alimentos que nos fazem bem podem não ser tão indicados para eles.

Neste artigo vamos entender como o consumo da batata doce afeta os cães e como se dá, o consumo da batata doce para o seu cachorro.

Pode Dar Batata Doce Para Cachorro?

Cachorro Pode Comer Batata Doce

Afinal de contas, cachorro pode comer batata doce ou não? A resposta é sim, pode dar batata doce para cachorro, mas é importante tomar alguns cuidados quando for oferecer a batata doce ao seu pet.

A batata doce é uma raíz muito nutritiva. Para os seres humanos ela pode servir como uma fonte de carboidratos alternativa e saudável, além de saborosa para algumas pessoas.

Este é um alimento que pode ser oferecido com moderação para os cães.

Apesar de ser muito saudável, a batata doce contém algumas quantidades de açúcar e de sódio, e o consumo excessivo dessas substâncias pode ser prejudicial à saúde dos cães, por isso que esse é um alimento que deve ser consumido com moderação.

Os cães são animais naturalmente carnívoros, o que significa que eles precisam de proteína de origem animal.

Dessa forma o consumo de produtos de origem vegetal deve ocorrer de forma ocasional, já que pode não ter tanto poder nutritivo para os cães.

O consumo ocasional não vai afetar a nutrição do seu cachorro e por essa razão pode ocorrer sem problemas, tirando aquela dúvida de sua cabeça: batata doce faz mal para cachorro?

Como Você Pode dar Batata Doce Para Cachorro?

Para tal, a melhor maneira de oferecer a batata doce para o seu cachorro é depois de cozida, ou seja, cachorro pode comer batata doce cozida.

O processo de cozimento ajuda a eliminar algumas bactérias e também serve para ajudar a eliminar algumas toxinas que podem estar presentes no alimento.

Você pode preparar o alimento sem acrescentar nenhum tipo de condimento. Essa é a melhor maneira de dar batata doce para o seu cachorro.

Apesar de não ser lesiva para a saúde animal, o preparo da batata doce com condimentos não é recomendado se você está pensando em presentear o seu pet.

Alguns condimentos podem ser muito prejudiciais à saúde do seu animal de estimação.

Se você deseja preparar a batata doce para seu cachorro, siga o procedimento a seguir para garantir a segurança do animal.

  1. Escolha a Batata;
  2. Pese a porção que deseja servir;
  3. Cozinhe em água filtrada;
  4. Aguarde ficar bem macia;
  5. Remova a casca;
  6. Espere esfriar;
  7. Corte em pedaços pequenos.

Esses passos são importantes para garantir que o seu cachorro consiga digerir a batata doce e não tenha nenhuma reação negativa.

Quantas Vezes o Cachorro Pode Comer Batata Doce?

Cachorro Pedindo Comida

A quantidade de batata e a quantidade de vezes que o seu cachorro pode comer batata doce vai depender de diversos fatores como:

Você precisa levar essas informações em consideração ao decidir qual a quantidade ideal de batata doce que deve ser oferecida para o seu cão.

A melhor maneira de descobrir quantas vezes eles devem consumir esse alimento durante o dia é procurar a orientação de um Médico Veterinário.

Esse profissional vai te ajudar a entender qual é a necessidade calórica do seu amigo de quatro patas.

Antes de inserir qualquer alimento novo na dieta do seu cachorro você deve procurar apoio profissional para entender quanto deve ser consumido.

Para te ajudar a entender as quantidades aproximadas vamos analisar uma tabela com a necessidade calórica média de um cão.

É importante destacar que esses valores são aproximados e que a quantidade de calorias em uma batata doce é de 86 calorias para cada 100 gramas do alimento.

Porte físico do cachorro Consumo médio de calorias Quantidade de batata doce (g)
Pequeno (até 15kg) 125 a 700 kcal Até 50g = 43 kcal
Médio (até 25 kg) 620 a 1230 kcal Até 150g = 129 kcal
Grande (até 45 Kg) 1230 kcal Até 150g = 129 kcal
Gigante (até 90 Kg) 3500 Kcal Até 150g = 129 kcal

Apesar de alguns animais possuírem uma necessidade calórica maior, alguns especialistas entendem que o consumo médio não deve ultrapassar os 150g por conta da quantidade de açúcares e sódio.

Pode Misturar Ração com Batata Doce?

Pode Dar Batata Doce Para Cachorro

A maior parte dos especialistas sugere que este alimento não deve ser oferecido em associação com a ração.

Deixo aqui um conteúdo completo sobre: Melhor Ração para Cachorro.

Geralmente é recomendado oferecer a batata doce como um petisco ou um lanche, sempre acompanhando a quantidade para não exagerar no consumo por parte do animal.

Cuidados Para Oferecer Batata Doce Para Seu Cachorro

Cachorro Comer Batata Doce

Conforme destacado anteriormente quanto à forma de preparo da batata doce para o seu pet, é importante tomar alguns cuidados levando em consideração os hábitos alimentares do cachorro.

Esses cuidados são importantes pois os cães não têm hábitos de mastigação.

Eles costumam ingerir o alimento de forma rápida e isso pode dificultar a digestão do animal.

Agora que você sabe que seu cachorro pode comer batata doce. Vamos entender quais são os benefícios desse alimento para o cachorro.

Quais São os Benefícios da Batata Doce Para o Cachorro?

 

A batata doce é rica em nutrientes que podem contribuir para o desenvolvimento saudável do seu cachorro, desde que seja administrada de forma controlada, e com um preparo limpo, ou seja, sem acrescentar outros ingredientes e condimentos.

Dentre os nutrientes valiosos que a batata doce possui, nós podemos destacar: As fibras, o cálcio, potássio e a vitamina A que ajuda a nivelar os níveis hormonais do seu cachorro.

Deixo também aqui, um conteúdo completo sobre: Cachorro Pode Comer Batata?

Espero que este conteúdo tenha te ajudado a entender que seu cachorro pode comer batata doce de forma controlada, e com um preparo cuidadoso.

Para saber tudo sobre a alimentação para o seu cãozinho, acesse: Alimentação Canina

Robson Difaro

Criador Profissional de Cães da Raça Bull Terrier com mais de 10 anos de experiência. Presidente do Kennel Clube de Goiás e Vice Coordenador do Conselho Brasileiro da Raça Bull Terrier. Seu objetivo na raça é a busca de cães típicos, com todas as características inerentes a um verdadeiro Bull Terrier, como temperamento, tipicidade, função e genética, sempre respeitando seus pilares da Criação Ética e com Respeito e amor aos cães.