Cachorro Pode Comer Manga? Descubra se existe algum risco!

Cachorro Pode Comer Manga

Muitos pais de pet são fascinados com a alimentação alternativa para seus cães, afinal, eles são seus companheiros de aventuras e as frutas são alguns dos petiscos mais procurados.

Mas será que seu cachorro pode comer manga? Para descobrir a resposta vamos tentar conhecer esse fruto.

Sim, cachorro pode comer manga, afinal a fruta é rica em nutrientes e vitaminas que podem ser muito úteis para a saúde e o bem-estar do seu pet. Mas é importante tomar cuidado e limitar o consumo para que a fruta não se torne prejudicial, servindo de maneira constante.

A manga é uma fruta tropical de origem asiática que vem conquistando o mundo há muitos anos. Este fruto tem como característica a riqueza de sabor e fibras que tornam a experiência de consumo sensacional.

Além disso, a manga é um fruto rico em fibras, vitaminas e minerais. Por conta dessa riqueza de nutrientes ela é consumida por milhões de pessoas em todo o mundo.

Por conta do alto valor nutricional muitos donos de cachorro pensam: “se é boa para mim, também é boa para meu cachorro”. Por isso, surge essa dúvida: Será que seu cachorro pode comer manga?

Meu Cachorro Pode Comer Manga?

É importante lembrar que o cachorro é um animal predominantemente carnívoro e é um onívoro eventual, ou oportunista, assim como os especialistas dizem.

Por isso, é importante tomar cuidado para não enriquecer a dieta do seu pet com muitas frutas e vegetais.

Por mais que a fruta seja saborosa e nutritiva, é importante lembrar que o seu animal precisa de alimentos com proteína animal, ou seja, eles precisam de alimento com carne.

Os cães não são carnívoros por escolha, mas sim por conta de fatores biológicos que não podem ser alterados.

O sistema digestivo dos cachorros é projetado para extrair nutrientes derivados da proteína animal, e eventualmente consegue extrair alguns nutrientes das frutas.

Por essa razão, não dá para tentar obrigar os animais a mudar o comportamento alimentar.

Mas em quantidade limitada a manga pode oferecer benefícios para o seu pet.

Vamos ver alguns benefícios que a manga pode oferecer.

Quais são os Benefícios da Manga para Cachorro?

Apesar de não fazer parte da dieta natural dos cães, a manga é uma fruta que contém um alto valor nutricional e pode trazer benefícios até mesmo para nossos filhos de quatro patas.

A própria estrutura da manga favorece uma alta concentração de fibras que contribuem para a melhora na digestão dos animais. Essas fibras são fundamentais para controlar a absorção de nutrientes e oferecer uma sensação de saciedade para o animal.

A manga também é conhecida por seu uma fruta que tem um baixo potencial calórico, o que ajuda a evitar que o animal consuma grandes quantidades de energia que pode acabar sendo convertida em reservas de gordura.

Para facilitar a compreensão do potencial calórico desta fruta e da quantidade de nutrientes presentes nela, nós preparamos uma tabela com as informações nutricionais da manga.

Você pode usar a tabela a seguir para administrar a quantidade de manga que oferece para seu cachorro.

VitaminasA e C
MineraisZinco, Cálcio, Potássio e Ferro
Calorias60 para cada 100g

Esses são alguns dos nutrientes presentes na manga e que podem ser muito benéficos para a saúde dos cachorros.

Vale lembrar da importância de não oferecer a fruta em grandes quantidades e nem inteira.

O caroço da manga pode oferecer riscos à saúde do seu cão, no entanto, o melhor é oferecer a fruta em pequenos pedaços como recompensa ou misturados com a ração.

Como Servir Manga para Cachorro

A manga não é uma fruta difícil de manipular e nem de consumir, entretanto, é importante cortá-la de forma correta para oferecer ao seu pet sem que ocorram acidentes e nem situações preocupantes.

A casca da manga não deve ser oferecida para os cães. Acontece que essa parte da fruta é rica em uma substância chamada de celulose, e os cães, assim como os seres humanos, não tem capacidade de digerir essa substância.

Sabendo da presença da celulose na casca da manga, o ideal é remover essa parte do fruto antes de oferecer para seu cachorro. Em outras palavras, o seu cachorro pode comer manga desde que você remova a casca.

Depois de descascar essa fruta, você pode cortar a manga em cubos. Essa é uma forma de deixar o alimento no tamanho ideal para o consumo do seu pet. Quanto menor for a raça, menores devem ser os cubos.

Servir a manga em cubos é uma forma de evitar que o seu pet possa consumir uma parte inapropriada da fruta, como é o caso do caroço que pode oferecer riscos à saúde canina. Vamos ver um passo a passo de como preparar a fruta para o consumo dos cães.

  1. Selecione uma fruta madura. Não sirva a manga verde por conta da acidez da fruta;
  2. Lave a manga em água corrente;
  3. Remova cuidadosamente a casca dessa fruta e descarte fora do alcance do pet;
  4. Remova a polpa que envolve o caroço;
  5. Descarte o caroço fora do alcance do animal;
  6. Corte em cubos de acordo com o tamanho do seu pet;
  7. Pese a quantidade que será servida para manter um controle calórico;
  8. Ofereça a manga para o cachorro.

Esses cuidados são importantes para garantir que a experiência de consumo seja benéfica para o seu cão.

Cachorro engoliu caroço de manga: o que fazer?

É claro que, você vai se esforçar para evitar que o seu pet possa consumir partes perigosas da fruta, mas como você sabe, os cães muitas vezes podem fazer coisas que fogem do nosso controle.

Pensando nisso, o que será que você precisa fazer se o seu cachorro engolir um caroço de manga?

Se o seu cão ingeriu caroço de manga, a principal medida deve ser buscar apoio médico veterinário para encontrar a melhor maneira de remover o caroço sem machucar o cachorro.

Tenha sempre em mãos o contato de um bom veterinário, isso pode te ajudar em caso de emergências.

Por conta do tamanho do caroço de algumas variedades de manga, é mais difícil para raças pequenas engolirem a semente da fruta. Entretanto, independente do porte do seu cachorro fique atento a qualquer comportamento suspeito como:

Sorvetinho de Manga para Cachorro

Sorvete de Manga para Cachorro

Uma forma divertida e segura de oferecer a manga para o seu pet é preparar um sorvete de manga para ele.

Esse sorvete pode ser oferecido em dias de calor e pode ajudar a refrigerar o corpo do pet.

O preparo do sorvete é bem simples e não deve conter outras substâncias além da fruta e água, vamos ver passo a passo como preparar:

  1. Remova a casca e o caroço;
  2. Corte em pedaços;
  3. Bata no liquidificador até virar uma polpa;
  4. Se desejar adicione água;
  5. Leve ao refrigerador.

É uma forma simples de preparar um alimento saboroso e refrescante para o seu pet, sem mencionar que é muito saudável.

Cuidados ao Oferecer Manga para Cachorros

Agora você já sabe que seu cachorro pode comer manga, mas lembre-se de tomar cuidado para não exagerar na hora de oferecer o alimento para o bichinho.

Tente evitar oferecer a manga se estiver verde. Conforme mencionado anteriormente, a manga verde pode trazer danos à saúde do seu pet por conta da acidez, portanto, cuidado.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado a entender que seu cachorro pode comer manga de forma moderada.

Para saber tudo sobre a Alimentação do seu Cachorro, acesse: Alimentação Canina.