Cachorro Pode Comer Ovo?

Cachorro Pode Comer Ovo

Cuidar de um cão é uma responsabilidade e tanto. Os donos de pet se preocupam sempre com a qualidade de vida dos seus animais, e principalmente com a saúde e alimentação.

Pensando na alimentação dos animais, alguns se perguntam, se cachorro pode comer ovo.

Sim, cachorro pode comer ovo, o ovo é um alimento muito rico em proteínas, e com vários nutrientes, como vitaminas A, D E e do complexo B, selênio, Zinco, Cálcio e Fósforo, proporcionando inúmeros benefícios para a saúde do cão, como aumento da massa muscular e melhora do sistema imunológico.

Além de ser uma das proteínas mais baratas que existem, o ovo é conhecido por oferecer diversos benefícios à saúde do ser humano. Mas será que o ovo faz bem para os cães?

A seguir, vamos entender se é uma proteína benéfica ou não para os pets.

Cachorro Pode Comer Ovo? Descubra a importância de uma alimentação equilibrada!

Essa é uma questão polêmica a muitos anos, e muitas pessoas sempre se sentiram inseguras por conta da incerteza sobre o assunto. Entretanto, estudos mais recentes apontam que o cachorro pode comer ovo sim.

Este alimento contém diversas proteínas e nutrientes que fazem bem para a saúde dos seres humanos e também faz bem para a saúde dos cachorros.

Assim como os seres humanos, os cães precisam de uma dieta com proteínas para conseguir retirar nutrientes importantes para a saúde deles, e os ovos podem ser uma boa opção de alimento para oferecer aos nossos amigos a melhor alimentação possível.

É claro que é importante ter equilíbrio na hora de oferecer esse alimento para os cães, afinal, o senso de satisfação deles é muito diferente do nosso.

Alguns estudos apontam que os cães podem perder o controle de quanto alimento eles ingerem, por isso é responsabilidade dos donos limitar a quantidade de alimento que os seus cachorros devem ou não ingerir.

Mesmo sabendo que seu cachorro pode comer ovo, em contrapartida, você precisa tomar cuidado com a forma como esse alimento é oferecido para ele, a fim de evitar danos à saúde do seu animal.

Especialistas recomendam que o ovo seja cozido antes de ser oferecido para o cachorro. Isso é importante porque o cozimento ajuda a prevenir a proliferação de algumas bactérias nocivas, como a salmonella.

Portanto, fica claro que se o ovo estiver cozido, o cachorro pode comer, mas se estiver cru é melhor evitar oferecer esse alimento para o seu pet.

Algumas pessoas se perguntam se existe uma parte do ovo que os cães não podem comer. Felizmente essa é uma questão que já foi pacificada a muito tempo.

Alguns acreditavam que a gema do ovo não poderia ser oferecida para o animal por ser rica em gorduras, entretanto, apesar de conter uma certa quantidade de gordura, a gema do ovo contém gorduras insaturadas.

Portanto, vamos ver quais são alguns dos nutrientes presentes no ovo e como eles afetam a saúde dos cachorros:

Nutrientes Presentes no OvoEfeito na Saúde do Cachorro
AlbuminaÉ uma proteína importante para recuperação muscular.
TriptofanoAminoácido essencial para o cérebro na produção de serotonina que é um hormônio responsável pela sensação de bem-estar.
BiotinaMuito importante para a saúde da pele e do pelo do animal.
MineraisO ovo contém: cálcio, potássio, ferro e zinco.
VitaminasO ovo é rico em vitamina A, D e B.

São esses nutrientes que tornam o ovo uma excelente opção para complementar a alimentação do seu cachorro, mas é importante tomar cuidado para não exagerar.

O excesso de potássio pode acabar causando problemas nos rins do seu cachorro, então se for oferecer ovo, faça isso com moderação.

Vale destacar que a melhor maneira de oferecer o alimento é cozido, livre de sal e sem nenhum tempero. Algumas das especiarias que usamos na nossa alimentação podem ser tóxicas para os cães.

Ovos Cozidos

Cachorro Pode Comer Ovo de Codorna Também?

Sim, o ovo de codorna também pode ser uma ótima fonte de nutrientes para o seu cão.

Entretanto, os mesmos cuidados que devem ser tomados ao oferecer o ovo de galinha para o animal precisam ser tomados ao oferecer o ovo de codorna.

Para preparar os ovos de codorna para o seu pet você precisa dar atenção a alguns passos que vão garantir a segurança dele.

  1. Verifique se os ovos não estão estragados;
  2. Separe os ovos em uma vasilha;
  3. Ferva os ovos em água potável e filtrada;
  4. Deixe fervendo por no mínimo 12 minutos;
  5. Transfira os ovos para uma vasilha com água fria;
  6. Descasque e sirva.

Esses cuidados ajudam a evitar que o seu pet possa ser infectado pela salmonella, e garantem que você está oferecendo um alimento bem preparado.

Pode dar Ovo para Cadela Amamentando?

O ovo é na verdade uma das melhores formas de ajudar na nutrição da cadela durante a fase de gestação e amamentação.

Os nutrientes da alimentação são secretados através do leite materno, e a albumina presente no ovo pode ajudar na formação dos tecidos dos filhotes.

Isso pode ajudar na recuperação da mãe e no desenvolvimento saudável dos filhotinhos. É importante destacar que ao incluir os ovos na dieta de seu cachorro você deve se certificar de controlar a quantidade e a forma de preparo.

Espero que este conteúdo te ajude a entender que o seu cachorro pode comer ovo, e que é importante tomar cuidado para evitar qualquer tipo de tempero.

Será que Pode dar Ovo Cru para Cachorro com Parvovirose?

A parvovirose é uma doença infecto contagiosa que atinge a muitos cães, principalmente em condições de higiene precárias.

Essa é uma doença que sem o devido tratamento pode ser fatal para os cães.

Durante a fase de recuperação do animal, que dura entre 10 e 15 dias, é importante tomar alguns cuidados para garantir que o seu cachorro possa se recuperar com sucesso, e a alimentação é parte desses cuidados.

Apesar de ser um alimento saudável para os cães, seu cachorro não deve comer ovo cru se estiver com parvovirose.

O consumo de ovo cru não é ideal nem mesmo para cães saudáveis, e muito menos para cães em recuperação.

Durante a recuperação por conta da parvovirose, a melhor opção de tratamento é levar o seu cão ao Médico Veterinário.

Esse profissional vai oferecer todo suporte necessário para a recuperação do cachorro.

Cachorro Pode Comer Casca de Ovo?

A casca do ovo é rica em cálcio e algumas vezes pode ser necessário oferecer um alimento com maior quantidade desse mineral para ajudar na saúde do animal.

Esse tipo de alimento só é indicado se for resultado de aconselhamento Médico Veterinário, ou seja, o seu cachorro não deve comer casca de ovo sem supervisão de um desse profissional.

O excesso de cálcio pode trazer complicações à saúde do cão.

Os cães são animais que possuem certa tendência a apresentar problemas de ordem renal, por isso alguns alimentos precisam ser evitados, mas se for necessário incluir a casca do ovo na dieta do seu cão, você pode tomar os seguintes cuidados:

Esse tipo de dieta precisa ser orientada por um médico veterinário, então não adicione a suplementação de cálcio através da casca de ovo sem orientação profissional.

Espero que este conteúdo te ajude a entender que o seu cachorro pode comer ovo, e tenha deixado claro quais são os benefícios desse alimento para o animal.

Se você desejar saber tudo sobre a alimentação do seu cão, acesse: Alimentação Canina.