Cachorro Pode Comer Uva?

Cachorro Pode Comer Uva?

Se você tem um cachorro com certeza se preocupa muito com a saúde do seu animal de estimação, e provavelmente já ouviu falar de algumas frutas que são prejudiciais para a saúde canina.

Mas e a uva? Será que seu cachorro pode comer uva?

Se você tem a dúvida se o seu cachorro pode comer uva, a resposta é definitivamente não, cachorro não pode comer uva. Por razões que são desconhecidas pelos especialistas a uva é altamente prejudicial para a saúde dos cães, causando reações desagradáveis por sua toxicidade, portanto, tenha cuidado.

É muito difícil lembrar de todas as frutas que são permitidas e daquelas que são proibidas.

Isso acontece porque nós não temos como saber quais são as substâncias presentes em cada uma das frutas.

Na verdade, o estudo sobre o efeito das frutas na dieta dos cães ainda está engatinhando.

Muito do que se sabe ainda é resultado do conhecimento obtido por conta do estudo de casos específicos.

Mas sim, existem algumas frutas que são comprovadamente prejudiciais à saúde dos cães, e essas frutas precisam ser evitadas a todo custo.

Vamos entender mais a fundo do porque os cachorros não podem comer uva, e qual a razão disso.

Pode dar Uva para Cachorro?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem, principalmente quando estão comendo a fruta e os pets ficam com um olhar curioso e atento para ver se conseguem um pedaço.

Se você já teve essa dúvida algum dia, ou está pensando se pode incluir essa fruta na dieta do seu animal de estimação, fique sabendo que a resposta da pergunta é negativa.

O seu cachorro não pode e nem deve comer uva. Por alguma razão ainda não conhecida pelos especialistas esta fruta é responsável por causar reações nada agradáveis no organismo do pet.

A razão para a intoxicação causada pela uva nos cães ainda é desconhecida, e isso exige muito cuidado por parte dos donos, principalmente se eles costumam comer a uva na presença de seus animais.

Os cães são animais muito oportunistas, eles ficam aguardando cuidadosamente por oportunidades para comer alguns alimentos, por isso é importante tomar cuidado.

Se você não ficar atento, seu cachorro pode comer uva, e pode sofrer reações adversas.

A melhor coisa a se fazer é evitar consumir esse alimento perto do animal, ou deixar a fruta em um local dentro do alcance do pet.

Uva Faz Mal Para Cachorro?

Se por um descuido, ou por falta de conhecimento você deixou o seu cachorro comer esse alimento pensando que cachorro pode comer uva, é melhor procurar um médico veterinário para avaliar a extensão dos danos e a gravidade da situação.

Se um cachorro come uva, o corpo do animal pode reagir de diversas formas.

Em alguns casos as reações são mais severas que em outros, mas de toda forma é importante buscar auxílio profissional.

Alguns dos sintomas mais comuns relacionados à intoxicação por uva nos cachorros são:

  1. Perda do apetite;
  2. Desconforto abdominal;
  3. Fraqueza;
  4. Desânimo;
  5. Depressão canina;
  6. Desidratação;
  7. Tremores;
  8. Insuficiência renal.

Os cães são animais muito sensíveis a alguns alimentos, e por isso os donos precisam tomar todo cuidado para proteger os seus pets.

Por isso não se engane pensando que seu cachorro pode comer uva.

Conforme destacado, um dos possíveis efeitos da intoxicação por uva é a insuficiência renal, então tome cuidado para proteger o seu pet de todas as formas.

Porque a Uva é Tóxica Para Cachorro?

Os pesquisadores ainda não chegaram a uma conclusão para entender porque a uva é tóxica para os cães, mas não existe nenhuma dúvida de que este alimento é prejudicial à saúde dos cachorros.

É possível que assim como em outras frutas a toxina da uva esteja relacionada a alguma substância natural.

Mas é compreensível que existam algumas frutas que são tóxicas para os cachorros.

Esses animais não possuem um sistema digestivo desenvolvido para assimilar proteína vegetal.

Os cachorros são carnívoros que de forma eventual consomem alguns alimentos de origem vegetal.

Sabendo disso, todo cuidado para proteger a saúde do seu companheiro de aventuras é pouco.

Cachorro Pode Comer Uva Passa?

Algumas pessoas se perguntam se as uvas passas também representam um perigo para a saúde dos cachorros.

Sim, a uva passa também é perigosa para os cães.

Mesmo desidratada a uva continua fazendo mal para a saúde dos cachorros, e isso deixa muitos especialistas intrigados já que muitas vezes as substâncias tóxicas estão na polpa da fruta.

Como Evitar Que Seu Cachorro Coma Uva?

Pode dar Uva para Cachorro?

Sabendo dos riscos que a uva oferece para a saúde dos cães é importante tomar cuidado para não deixar esse alimento em locais acessíveis para seu cachorro, então vamos ver algumas formas de evitar que seu cachorro coma uva.

Por conta dos riscos, alguns donos preferem parar de consumir a uva dentro de casa, mas essa é uma medida extrema. Para impedir que seu cachorro coma esse fruto você precisa ficar atento.

Esses cuidados podem ajudar a garantir a segurança do seu animal de estimação e evitar que ele possa sofrer com os danos causados pela uva.

Quanto de Uva Causa Toxicidade nos Cães?

A tolerância dos cães para o consumo de uva é zero.

Ou seja, não ofereça nenhuma quantidade desta fruta para os seus animais, mas existem quantidades que podem ser fatais para algumas espécies.

É claro que a quantidade necessária para uma intoxicação severa do animal vai variar de acordo com a espécie, idade, porte, e fatores genéticos, mas para alguns especialistas, o consumo começa a ser mais perigoso a partir de 10g.

A melhor coisa a se fazer é tomar cuidado para que seu animal não consuma essa fruta em hipótese alguma, assim você garante que ele não vai se intoxicar e está fora de qualquer risco.

Espero que este conteúdo te ajude a compreender essa dúvida, se cachorro pode comer uva ou não.

Lembre-se de evitar qualquer contato do seu pet com esse alimento.

Entenda aqui tudo sobre a alimentação do seu cão: Alimentação Canina.