Cachorro Bull Terrier

O Cachorro Bull Terrier é sem dúvidas um dos cães mais distintos de todo o mundo.

A primeira vista, pode até parecer um cão marrento e imponente, devido a seu porte atlético e musculoso e sua expressão com um olhar penetrante.

Mas longe disso, é um cão para família, divertido, disposto e cheio de energia.

A raça de cachorro Bull Terrier é de porte médio.

Sua principal característica é a cabeça em forma de ovo, bem como seu corpo robusto e forte faz desta raça um cão de beleza única e exótica.

Sua origem foi na Grã Bretanha, ou seja, origem Inglesa, o English Bull Terrier (em Inglês) é uma raça de cães relativamente nova, criada em sua primeira forma nos idos de 1860, de lá pra cá, tendo evoluções ao longo do tempo.

O Cachorro Bull Terrier é dono de uma personalidade amável, muito brincalhão e irreverente, relativamente fácil de ser treinado, mas requer pulso firme e determinação.

Bull Terrier Inglês

Cachorro Bull Terrier - Ayesha Difaro

Os Bull Terriers são cães muito fortes e musculosos, sendo assim, são classificados em “duas raças” diferentes do Cachorro Bull Terrier, sendo: Bull Terrier Standard e Bull Terrier Miniatura.

O Cachorro Bull Terrier Standard em seu Padrão Oficial da raça não têm altura e nem peso estabelecido, como resultado, pode alcançar em média de 40cm a 48cm em média para as fêmeas e 42cm a 55cm de Cernelha para os machos, certamente, dependendo do exemplar.

Seu peso pode variar de 20kg a 26kg para fêmeas e machos de 25kg a 35kg em média.

Por outro lado, o Bull Terrier Miniatura têm em seu Padrão Oficial da Raça a altura limitada a no máximo 35,5cm de Cernelha, consequentemente, todo o resto do Padrão é o mesmo do Bull Terrier Standard, sem alterações.

Medida da Cernelha

A característica física que mais chama a atenção no Cachorro Bull Terrier é sua cabeça, que tem formato de ovo e é plana no topo, ao mesmo tempo que, os olhos são pequenos e triangulares e escuros.

As orelhas são eretas, bem como o corpo é largo e o dorso é curto e forte.

Bull Terriers possuem cauda larga em sua base e afina-se para o final, já sua pelagem é curta, densa e áspera.

Sobre as cores são: branco, preto, tigrado, vermelho ou fulvo e o tricolor.

Para saber mais sobre as cores e suas variações, leia: Bull Terrier Cores.

Por conseguinte perdem pelo em quantidade média e sua expectativa de vida é por volta de 10 a 12 anos.

História e Origem da Raça

 

James Hinks foi quem primeiro padronizou o tipo da raça Bull Terrier por volta de 1850, selecionando a cabeça em forma de ovo.

Logo, a raça foi mostrada pela primeira vez, em sua forma atual em Birminghan em 1862.

O Bull Terrier Club foi formado em 1887.

Uma coisa verdadeiramente interessante sobre a raça é que o padrão diz deliberadamente: não há limites de peso nem de altura, mas o cão deve dar a impressão de máxima substância para seu tamanho, condizente com suas qualidades e o sexo.

Assim sendo, o cão deve ser, a todo o momento, equilibrado.

Menores exemplares do Cachorro Bull Terrier eram conhecidos desde o princípio do século 19, entretanto perderam a popularidade antes da Primeira Guerra Mundial, com efeito, foram removidos dos registros do Kennel Club da raça em 1918.

Logo depois, em 1938, uma recuperação da raça foi encabeçada pelo Coronel Richard Glyn e um grupo de amigos entusiastas que fundaram o “Miniature Bull Terrier Club”.

O padrão é o mesmo do Bull Terrier, certamente com exceção do limite de altura.

Comportamento do Bull Terrier

Os Bull terriers são muito corajosos e com muita energia, por outro lado, companheiros e muito afetuosos, extremamente apegados a seus donos.

Eventualmente podendo ser ciumentos e exclusivistas, mas também são brincalhões e adoram a atenção dos membros da família, são cães muito leais.

O Cachorro Bull Terrier adora passear e socializar, e caso não gastar toda sua energia, pode ter um incrível poder destrutivo, e vai morder tudo que aparecer em sua frente, em forma de brincadeira.

Consequentemente, entrando no assunto de exercícios, devido a seu porte atlético, faz dele um excelente cão para prática de esportes, dentre elas: caminhadas, corridas, trilhas e atividades ao ar livre.

Apesar de seu porte “marrento” são cães muito sentimentais e expressam isso através de seu olhar, por muitas vezes, fazendo aquela amável carinha de dó.

São extremamente determinados e inteligentes.

Se dão muito bem com pessoas, amam crianças, porém se forem crianças novas, abaixo dos 5 anos, é recomendado sempre supervisão.

Devido a ser um cão exageradamente forte e desajeitado, pode pular e derrubar a criança, em contrapartida, sem a mínima maldade, tudo na brincadeira.

Pois o Bull Terrier é puro amor.

É um tanto quanto teimoso, entretanto, com paciência e persistência rapidamente se obtêm sucesso em seu treinamento.

Certamente vai exigir firmeza ao lidar com eles, pois eles entendem e aprendem os comandos com certa facilidade, mas podem ser bem desfocados.

O Cachorro Bull Terrier adora manter contato com outros animais, por mais que eles aparentam ser independentes, contudo, adoram socializar e fazer novos AUmigos.

Seus ancestrais tiveram ligados a rinhas, lutas de cães com touros e posteriormente de cães versus cães, mas não se trata desse Bull Terrier moderno que temos hoje, mas sim, seus ancestrais.

O Bull Terrier é um cão muito tranquilo, exclusivamente um cão PET, para companhia de sua família e outros animais.

Temperamento do Bull Terrier

Como diz no próprio padrão da raça: “corajoso, cheio de energia e com atitude amável e divertida. De temperamento equilibrado e fácil de ser disciplinado. Embora obstinado, é particularmente amigável com as pessoas“.

Ou seja, possuem muita energia, corre e brinca o tempo todo, sempre disposto e muito animado.

Como dito em seu padrão, não pode ser agressivo ou excessivamente tímido, que são faltas desqualificantes, no padrão oficial da raça e esse comportamento, não deve ser induzido por seus tutores.

Bull Terrier Com Outros Animais

O Cachorro Bull Terrier é relativamente amigável e sociável com outros animais, desde que esses outros animais, também sejam sociáveis.

Mas claro, é sempre recomendado supervisão de seus tutores, para evitar acidentes.

O indicado é que faça a socialização desde filhote, para que ele cresça sendo acostumado ao convívio em sociedade, de pessoas e outros animais.

Bull Terrier Com Crianças

Em linhas gerais o Bull Terrier adora crianças.

Mas sempre recomendamos a supervisão de um adulto, pois devido a seu porte físico vantajoso, ele pode pular e acabar derrubando a criança em sua brincadeira.

O Bull é sempre muito apegado a sua família, e mesmo apesar do seu jeito irreverente, é muito amoroso.

Bull Terrier Late Muito?

O Bull não é um cão que late sem necessidade, até porque, é um cão muito observador.

Considerado pouco barulhento, o cachorro bull terrier chega a ser discreto e independente.

Bull Terrier é Destruidor?

O Bull pode ter um poder destrutivo elevado, porém, podendo ser facilmente controlado.

Como todo cão do grupo 3 (Terriers) é um cão que exige muito gasto de energia, por isso tem esse porte atlético.

Ele precisa gastar toda essa energia, para que não acabe descontando nas coisas a seu redor.

Um cão que tem um poder de explosão de energia incrível, mas que tendo seu impulso sob controle, não vai causar grandes problemas.

Tudo isso pode ser contido em caminhadas, corridas, brincadeiras, entre outras formas de distração.

Veja também: Porque Educar o Filhote de Bull Terrier Desde Cedo.

Bull Terrier Faz Guarda?

Devido a ser um cão amigável com pessoas, o Bull Terrier não é um cão recomendado para fazer guarda.

Bull Terrier é Recomendado Para Atividades Físicas?

Por se tratar de um cão extremamente forte e resistente, o Bull Terrier é sim, muito indicado para quem gosta e aprecia um estilo de vida mais saudável e atividades que sejam ao ar livre.

Um companheiro ideal para caminhadas, corridas, passeios em parques e conforme ir progredindo, pode evoluir para corridas.

Cuidados Com o Bull Terrier

O Cachorro Bull Terrier é um cão muito fácil de se cuidar.

Com cuidados básicos, você tem tudo sob controle, cuidados como:

Tomando esses cuidados básicos, você mantém controle sobre toda parte da saúde do Bull, que você pode cuidar.

Porém, o Bull Terrier, como qualquer outro ser vivo, ou como qualquer raça de cachorro, também está sujeito a ter alguns problemas de saúde, que vamos falar a seguir.

Para Saber tudo sobre os filhotes, acesse: Filhote de Bull Terrier.

Veja também: Como Ensinar o Filhote de Bull Terrier a Fazer Xixi e Cocô no Lugar Certo.

Saúde do Bull Terrier

O Bull Terrier é um cão muito saudável. Forte e disposto, cheio de vigor.

Entretanto, assim como qualquer outro organismo vivo, alguns problemas comuns podem acontecer.

Abaixo, deixamos relacionados, alguns problemas, que eram comumente na raça de cachorro bull terrier:

  1. Pele: os problemas de pele podem afetar o Bull Terrier, mais comum de se encontrar nos brancos, mesmo não existindo nenhum estudo científico que comprove isso. Muitas vezes, pode ser apenas uma alergia, oriunda de alimentação, sendo ração ou petiscos, ou até mesmo de produtos de limpeza, grama, cimento, alérgeno no ambiente ou até mesmo, poeira ou mofo;
  2. Surdez: a surdez na raça era muito comum nos exemplares brancos ou marrons (também conhecido como baio ou dourado). Entretanto esse problema geralmente vinha acompanhado de heterocromia e tinha como origem a consanguinidade, não vamos aprofundar no assunto, pois esse assunto pode ser melhor discutido com um médico veterinário especialista em reprodução;
  3. Nefrite Hereditária: mais conhecido como doença renal, causada em razão dos rins pequenos e subdesenvolvidos ou mau funcionamento do filtro renal, ocasionando altos níveis de proteína na urina. Infelizmente uma doença fatal, acometendo cães geralmente antes dos 3 anos de idade, mas também observada em exemplares acima dos 5 anos;
  4. Doenças Caríacas: defeitos na estrutura e funcionamento do coração, variando de pouco grave a gravíssimo. Para diagnóstico, pode ser necessário um ecocardiograma. Dependendo do estágio, um tratamento a base de remédios é suficiente, ou talvez, até procedimento cirurgico.

Relacionamos acima, doenças que geralmente são observadas com mais frequência.

Lembrando que o trabalho de um Canil de Bull Terrier, com Criador Especializado na raça é sempre focado no melhoramento genético, e isso inclui o afastamento de doenças que antes eram comum na raça, como o exemplo do problema de pele, que hoje está muito bem controlado, e encontra-se raros casos, vindos de canís de excelência na criação.

Para saber tudo sobre a saúde do seu Bull Terrier, acesse: Saúde Canina.

Curiosidades

Conheça agora, algumas curiosidades sobre o Bull Terrier:

Bull Terrier Patsy Ann

Preço de Um Filhote de Bull Terrier

Caso você estiver pensando em Comprar um Filhote de Bull Terrier, saiba que hoje em dia é possível encontrar anúncios de Filhote de Bull Terrier dos mais variados valores, variando de R$ 500,00 a R$ 8.500,00.

E para esclarecer sua dúvida de quanto custa um filhote de Cachorro Bull Terrier, preparamos um conteúdo muito completo que vai te explicar em detalhes o porque de toda essa variação e te orientar durante esse processo: Bull Terrier Preço.