Cães Podem Ajudar na Saúde e Bem-estar dos Idosos

Já está mais do que provado que os cães proporcionam muitos benefícios aos idosos, principalmente porque aliviam a sensação de solidão e eles têm a impressão de se sentirem responsáveis por alguém, o que contribui muito para a autoestima.

Conheça tudo sobre o: Cachorro Bull Terrier.

Não sei se você sabe, mas 1 em cada 3 idosos sofre de solidão. À medida que a idade avança, a socialização com outras pessoas às vezes diminui e isso pode acabar afetando a saúde física e mental do idoso.
Os cães estão sempre disponíveis e trazem muita alegria, e sem falar é claro, que são muito companheiros.
Se você está se sentindo assim ou conhece algum idoso, veja aqui os benefícios dos cães para a terceira idade, qual é o cão ideal e muito mais.

Por que a presença de um cão melhora a saúde e bem-estar dos idosos?

Já está cientificamente provado que um cão pode ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar dos idosos. Isso porque todos os dias, é preciso passear com o cachorro, o que ajuda a fortalecer sua saúde física e mental.
Além disso, o fato de se sentir responsável por seu amigo de 4 patas, dá ao idoso um novo objetivo de vida. É necessário alimentar, escovar, sair para passear, conversar e dar carinho ao cão.

Veja também: Saúde Canina.

E apenas por sua presença, em especial idosos que vivem sós, um cão traz muita alegria e vida a uma casa. Talvez o mais importante quando se trata de um idoso, é o compartilhamento de afeto e carinho.

Quais os benefícios dos cães para os idosos?

Antes de falar dos benefícios dos cães para os idosos, você sabia que o Ministério do Trabalho criou um aplicativo chamado Empregador Web para tornar mais fácil o processo de solicitação de seguro desemprego? Se ainda não conhece, vale a pena dar uma olhada.

Então, como que os idosos podem se beneficiar da companhia de cães?
  • Estimula a atividade física, pois os passeios com os cães e as brincadeiras obrigam os idosos a se movimentarem e não permanecer sedentários;
  • O fato de se ocupar de um cão faz com que o idoso não fique focado apenas nos seus problemas;
  • O idoso se sente mais útil porque o cão precisa dele;
  • Ajuda a reduzir sinais de depressão;
  • Um cão cria um sentimento de proteção e segurança;
  • Aumenta a sensação de bem-estar.
Ter um cão é uma decisão que precisa ser muito pensada, mas as vantagens de ter um amigo fiel de 4 patas vão muito além das listadas acima.

Saiba mais: Alimentação Canina.

Como escolher um cão ideal para os idosos?

Para escolher a raça certa, a chave está em saber qual o estilo de vida e temperamento dos idosos, assim como seu estado de saúde.

De repente, a pessoa sempre foi ativa, trabalhava e agora está em casa. Agora, se você está na época de se aposentar, saiba que o Conectividade Social pode ajudar bastante nessa hora, pois é um canal que serve para enviar informações ao FGTS e à Previdência Social.

Separamos aqui algumas dicas para ajudar a escolher um cão ideal para um idoso:
  • Um cão adulto porque tem muito menos energia que um filhote, e já aprendeu tudo;
  • Um cão de tamanho razoável;
  • Uma raça que seja dócil e companheira.
Vale lembrar que cada cão é um cão. Mesmo sendo da mesma raça, podem apresentar comportamentos diferentes, onde uns são mais calmos que outros.
Por isso que é importante pesquisar e saber a procedência do cão, por exemplo, quem são os pais, etc.
Existe uma série de fatores a serem considerados no momento de escolher um cão para um idoso. Vale a pena conversar com um profissional, como um veterinário ou um dono de algum canil e buscar o máximo de informações sobre uma determinada raça.

Vale a pena um idoso ter um cão?

Depois de todos esses benefícios que você viu, é claro que vale!
Diversos estudos mostraram que os animais nos trazem benefícios psicológicos e físicos. E no caso dos idosos, esses benefícios se manifestam principalmente em uma melhora do humor e da autoconfiança. Além disso, o fato de se ocupar e ser responsável por um outro ser vivo fornece uma sensação de realização.
Além disso, os cães dão uma razão para os idosos saírem de casa, o que faz com que conversem e conheçam outras pessoas. E como foi falado acima, os passeios diários ajudam a melhorar a saúde em geral, principalmente reduzindo o nível de estresse, a pressão arterial, assim como as taxas de colesterol, tão comuns entre pessoas da terceira idade.
Convém apenas escolher uma raça de acordo com o seu estilo de vida e personalidade. Por exemplo, um idoso com dificuldades de se locomover, é mais indicado um cão mais tranquilo. Mas se é ainda ativo, pode optar por um cão com mais energia.
Lembrando sempre que antes de escolher uma ou outra raça, é importante se informar sobre todas as características do cão, como temperamento, se é mais sociável ou não, etc. A ideia é que o cão atenda às necessidades do idoso da melhor forma possível!

Canil Difaro

Nós criamos com todo Amor e Respeito aos Cães! Acreditamos que com o foco absoluto na Qualidade Genética, Simplicidade e Criatividade buscamos os melhores cruzamentos para o melhoramento da Raça que amamos, somos Apaixonados nos Bull Terriers.

logo canil difaro bull terrier

Trabalho Sério

Nosso Canil é devidamente legalizado, portanto membro do Kennel Clube de Goiás (KCG), Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) e Federação Cinológica Internacional (FCI).

Entre em contato com o Canil Difaro:

Acesse nossas redes sociais: