Já está mais do que provado que os cães proporcionam muitos benefícios aos idosos, principalmente porque aliviam a sensação de solidão e eles têm a impressão de se sentirem responsáveis por alguém, o que contribui muito para a autoestima.
Não sei se você sabe, mas 1 em cada 3 idosos sofre de solidão. À medida que a idade avança, a socialização com outras pessoas às vezes diminui e isso pode acabar afetando a saúde física e mental do idoso.
Os cães estão sempre disponíveis e trazem muita alegria, e sem falar é claro, que são muito companheiros.
Se você está se sentindo assim ou conhece algum idoso, veja aqui os benefícios dos cães para a terceira idade, qual é o cão ideal e muito mais.
Já está cientificamente provado que um cão pode ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar dos idosos. Isso porque todos os dias, é preciso passear com o cachorro, o que ajuda a fortalecer sua saúde física e mental.
Além disso, o fato de se sentir responsável por seu amigo de 4 patas, dá ao idoso um novo objetivo de vida. É necessário alimentar, escovar, sair para passear, conversar e dar carinho ao cão.
E apenas por sua presença, em especial idosos que vivem sós, um cão traz muita alegria e vida a uma casa. Talvez o mais importante quando se trata de um idoso, é o compartilhamento de afeto e carinho.
Então, como que os idosos podem se beneficiar da companhia de cães?
Ter um cão é uma decisão que precisa ser muito pensada, mas as vantagens de ter um amigo fiel de 4 patas vão muito além das listadas acima.
Para escolher a raça certa, a chave está em saber qual o estilo de vida e temperamento dos idosos, assim como seu estado de saúde.
Separamos aqui algumas dicas para ajudar a escolher um cão ideal para um idoso:
Vale lembrar que cada cão é um cão. Mesmo sendo da mesma raça, podem apresentar comportamentos diferentes, onde uns são mais calmos que outros.
Por isso que é importante pesquisar e saber a procedência do cão, por exemplo, quem são os pais, etc.
Existe uma série de fatores a serem considerados no momento de escolher um cão para um idoso. Vale a pena conversar com um profissional, como um veterinário ou um dono de algum canil e buscar o máximo de informações sobre uma determinada raça.
Depois de todos esses benefícios que você viu, é claro que vale!
Além disso, os cães dão uma razão para os idosos saírem de casa, o que faz com que conversem e conheçam outras pessoas. E como foi falado acima, os passeios diários ajudam a melhorar a saúde em geral, principalmente reduzindo o nível de estresse, a pressão arterial, assim como as taxas de colesterol, tão comuns entre pessoas da terceira idade.
Convém apenas escolher uma raça de acordo com o seu estilo de vida e personalidade. Por exemplo, um idoso com dificuldades de se locomover, é mais indicado um cão mais tranquilo. Mas se é ainda ativo, pode optar por um cão com mais energia.
Lembrando sempre que antes de escolher uma ou outra raça, é importante se informar sobre todas as características do cão, como temperamento, se é mais sociável ou não, etc. A ideia é que o cão atenda às necessidades do idoso da melhor forma possível!