Meu Cachorro Se Coça Muito Mas Não Tem Pulga

Por Robson Difaro •  Postado em: 17/02/22 •  5 min de leitura

Essa dúvida assombra a cabeça de vários pais de cachorro e os levam a fazer essa pergunta: meu cachorro se coça muito mas não tem pulga, o que pode ser? Essas coceiras podem ter origem em diversos fatores e grande parte delas pode ser alergia ou algum tipo de fungo e bactéria. Essas alergias podem ser de alimentos, grama ou produtos de higiene e limpeza.

Você já fez uma checagem completa e não achou nenhum sinal de pulga nem carrapato, que é a primeira coisa que pensamos quando o cachorro se coça.

Tirando as pulgas e carrapatos, a alergia é a causa número 1, desde uma maior sensibilidade a algum alimento ou mesmo um sabonete ou um produto que você usa para limpar a sua casa.

O primeiro passo é consultar seu veterinário para tentar descobrir qual alergênico que está provocando essa coceira, que além de ser muito incômoda para o animal, ele pode acabar se machucando.

Portanto, vamos mostrar aqui todas as causas possíveis de coceira em cachorro que não tem pulga, e algumas dicas do que fazer!

Para saber mais detalhes sobre o Carrapato, deixamos esse guia Completo, acesse: Carrapato Em Cachorro.

Meu cachorro se coça muito mas não tem pulga: o que pode ser?

Cachorro Com Coceira

Se nós, enquanto tutores, ficamos incomodados só em ver nosso cachorro se coçar desesperadamente, imagine só como ele se sente?

Para responder à essa pergunta do porque tanto o cachorro se coça, mesmo sem ter pulga ou carrapato, consultamos alguns veterinários dermatologistas, a fim de entender a causa dessa coceira e quais medidas tomar para ajudar a aliviar.

Então, a principal causa é alergia, que pode ser potencializada por uma predisposição genética, pois algumas raças tem maior hipersensibilidade que outras.

Dessa forma, basta um alimento diferente na sua dieta ou a picada de uma pulgas e carrapatos para desencadear o processo alérgico.

Acesse para saber tudo sobre: Doença Do Carrapato.

Também existem casos onde o cachorro é mais sensível a itens de higiene pessoal, como sabonete, shampoo ou perfume, ou produtos de limpeza da casa, que é o que chamamos de dermatite de contato.

Como somente através de exames é possível identificar a causa exata, o melhor a fazer é não oferecer nenhum novo alimento e de preferência, usar apenas produtos comprovadamente hipoalergênicos.

Por fim, um outro fator que pode causar a coceira é a sarna, cujos sintomas são queda de pelo nas região da boca, olhos ou patas, mas apenas um veterinário pode diagnosticar e indicar o tratamento.

Como tratar alergias em cachorro?

Cachorro Com Alergia

Em primeiro lugar, as alergias mais comuns em cachorro são as chamadas atópicas, ou seja, quando o pet entra em contato com algum alérgeno: ácaros, bolores ou pólens.

É um tipo de alergia que pode afetar o sistema respiratório, assim como provocar reações dermatológicas, que seria a resposta para o cachorro se coçar sem pulgas.

Saiba que algumas raças têm maior probabilidade de desenvolver alergias, como:

Quanto ao tratamento, o primeiro passo é evitar o alérgeno.

Por exemplo, se a causa for o pólen, é importante evitar levar seu cachorro para passear em jardins e parques com muitas flores.

Além disso, o veterinário pode prescrever medicamentos à base de corticóides, antialérgicos e banhos com shampoo de tratamento.

Entenda aqui absolutamente tudo sobre: Cachorro Com Dor De Barriga.

É importante seguir as orientações do veterinário e ficar atento a qualquer outro sintoma, principalmente se você perceber queda de pelo com mais frequência ou feridas na pele do seu cachorro.

 O que fazer para aliviar a coceira no meu cachorro?

Cachorro Coçando

Agora que a sua principal dúvida: meu cachorro se coça muito mas não tem pulga foi respondida, o que você pode fazer para aliviar a coceira?

Confira, a seguir, algumas dicas que ajudam bastante:

Apenas lembre-se de conversar com seu veterinário sempre que você suspeitar que alguma coisa não vai bem, pois como pode ser nada sério, pode não ser.

E quando o assunto é a saúde do nosso amigo de quatro patas, o cuidado deve ser redobrado!

Pois bem, esperamos que com este conteúdo mais detalhado, tenhamos te ajudado a compreender mais sobre alergias e coceiras em cachorro.

Compartilhe este material com amigos e familiares, e ajude a informar outros pais de pet sobre os perigos das alergias e coceiras no cachorro.

Para saber tudo sobre a saúde do seu cãozinho, acesse: Saúde Canina.

Robson Difaro

Criador Profissional de Cães da Raça Bull Terrier com mais de 10 anos de experiência. Presidente do Kennel Clube de Goiás e Vice Coordenador do Conselho Brasileiro da Raça Bull Terrier. Seu objetivo na raça é a busca de cães típicos, com todas as características inerentes a um verdadeiro Bull Terrier, como temperamento, tipicidade, função e genética, sempre respeitando seus pilares da Criação Ética e com Respeito e amor aos cães.