Cachorro Pode Comer Palmito?

Cachorro Pode Comer Palmito?

A resposta para essa pergunta é sim, o cachorro pode comer palmito, pois é muito benéfico para a saúde dos ossos e tecidos, por ser rico em potássio, cálcio e ferro. Além disso, o palmito possui baixo teor de gordura e muitos outros minerais, como cobre, fósforo e zinco, e muito mais nutrientes.

Assim como outros alimentos oferecidos ao seu pet, a chave está na preparação, a fim que o cachorro absorva todos os nutrientes.

Geralmente, o palmito é vendido em conserva, que não é o indicado para cães, por conta dos conservantes e alto teor de sódio.

Caso ainda esteja em dúvida se pode oferecer ou não palmito para o seu pet, vamos explicar tudo em detalhes aqui!

Meu Cachorro Pode Comer Palmito?

Muitos tutores se perguntam se o cachorro pode comer palmito, e a resposta é sim, inclusive para cães acima do peso e para quem tem diabetes, porque é o palmito é pouco calórico.

O palmito possui baixo teor de gordura e muitos minerais, como potássio, ferro, cobre, fósforo e zinco, e nutrientes, incluindo cálcio, magnésio e folato.

É importante prepará-lo da forma correta, porém, não use o palmito como substituto da refeição, e sim como complemento.

Antes de oferecer o palmito ao cachorro, convém conversar com o veterinário para saber se existe alguma contraindicação e a quantidade certa.

Banner Alimentação Saudável

Quais os Benefícios do Palmito para Cães?

Embora a absorção do palmito pelos cães não acontece da mesma forma que nos humanos, mesmo assim, o seu cão pode também se beneficiar.

Entre os principais benefícios, podemos destacar:

No entanto, cães com problemas renais exigem um cuidado redobrado, devido à presença de potássio, pois não conseguem processar o mineral, portanto, se você possui um cão com problemas renais, consulte um Médico Veterinário, antes de fornecer o Palmito ao cachorro.

É perigoso dar Palmito para Cães?

Um dos maiores perigos é quanto à extração e manuseio do palmito, o que pode causar contaminação pela bactéria Clostridium botulinum, responsável pelo botulismo.

Essa doença ataca o sistema nervoso central e até pode levar à morte.

Outro fator a ser levado em conta é que o potássio presente no palmito, quando consumido em excesso, pode sobrecarregar os rins e causar arritmia cardíaca.

Se possível, opte pelo palmito natural, de preferência orgânico, que é muito saudável.

Como Preparar o Palmito para servir ao Cachorro?

Cachorro Pode Comer Palmito?

Em primeiro lugar, não é porque o cachorro pode comer palmito, que qualquer tipo pode ser oferecido.

Palmitos enlatados nunca devem ser oferecidos ao seu pet, pelo alto teor de conservantes.

Por isso, é recomendável servir ao cão palmito fresco, disponível em feiras e hortifruti.

Quanto ao preparo adequado do palmito, é indicado que seja fervido por cerca de 15 a 20 minutos antes de dar ao cachorro.

Assim, vai ficar mais macio e pode ser adicionado na ração, misturar com verduras ou mesmo como petisco.

Para saber mais sobre Alimentação Canina, veja aqui: Alimentação Canina.

Para cachorros que seguem uma dieta vegana, o palmito é um ótimo substituto para a carne. Mas para tal ocasião, lembre-se, consulte um Médico Veterinário Especialista em Alimentação Natural.