Melhor Ração para Cachorro

Por Robson Difaro •  Postado em: 08/06/21 •  20 min de leitura

Você sabe qual a melhor ração para cachorro? Essa não é uma resposta simples, pois nossos cães precisam de um alimento completo, rico e balanceado, para atender todas as fases da vida. Também existem casos de necessidades específicas, como as terapêuticas, como escolher a melhor ração para o meu cachorro?

Sem cereais, ricas em proteínas, para idosos, bio, ração para cachorro castrado, pequeno, médio ou grande porte, enfim, são tantas opções, como saber qual a melhor ração para meu cachorro?

Saiba tudo sobre o: Cachorro Bull Terrier.

Realmente não é uma tarefa fácil!

Ter um cachorro é uma coisa, mas alimentá-lo é outra, e cuidar do seu animal de estimação requer muito trabalho e atenção.

Como você deve saber, para que um cão tenha uma boa saúde, ele precisa de uma alimentação sadia, completa e equilibrada, e daí a importância de saber qual a melhor ração para cachorro.

Além disso, a alimentação do seu amigo de quatro patas deve suprir todas as suas necessidades e fornecer vitaminas, nutrientes.

Mesmo se o seu cachorro tiver habituado com um tipo de ração e você está em dúvida se é a mais adequada ou até se está pensando em mudar, é importante levar em conta alguns fatores antes de comprar a ração para cachorro.

O ideal é sempre conversar com o veterinário, seja para escolher qual melhor ração para cachorro filhote quanto saber a quantidade de ração para cachorro, em todas as fases de sua vida.

Para te ajudar, montamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre as melhores rações para cachorro e assim vai ficar mais fácil escolher a ideal para seu companheiro!

Melhor Ração para Cachorro

Qual a Melhor Ração para Cachorro?

Tudo o que os tutores mais desejam é o bem-estar de seus animais, e o primeiro passo é oferecer ao cachorro uma alimentação correta, saudável e equilibrada.

No entanto, como existem diversas marcas de racão para cachorro no mercado, essa tarefa pode ser um pouco complicada.

Por isso, confira, a seguir, quais os critérios que você deve considerar no momento de comprar a melhor ração para cachorro:

1. Perfil do Cachorro

Antes de qualquer coisa, o primeiro passo é avaliar o perfil do seu cachorro. Não adianta de nada comparar rações para filhotes se seu cão for idoso, nem rações para cães diabéticos se o seu é saudável.

Lembrando que algumas raças de cachorros têm necessidades específicas em razão de sua energia, saúde, fragilidade ou maior sensibilidade.

Também existem rações que atendem cães com algum problema de saúde, como alergias, problemas digestivos, etc.

Por outro lado, seu animal pode entrar em diversos tipos de ração para cachorro, porém, algumas podem não suprir o que ele precisa.

Imagine que você tem um labrador. Talvez você não encontre as mesmas qualidades nutricionais para seu equilíbrio em rações para cães de grande porte.

Portanto, com base na raça do cachorro, seu estado de saúde e se é um cão filhote, adulto, idoso, gestante, é possível já ir descartando algumas rações para cachorro.

2. Qualidade Nutricional das Rações

Outro fator a ser considerado na hora de escolher a melhor ração para cachorro é avaliar as qualidades nutricionais.

Por isso, preste atenção em:

A melhor marca de ração para cachorro é aquela que contém muitas proteínas e pouco açúcar. Lembre-se que as proteínas são uma verdadeira fonte de energia e de aminoácidos essenciais para seu peludo.

Portanto, a taxa de proteínas deve ser, no mínimo, de 25%.

Além disso, rações de boa qualidade devem fornecer um bom equilíbrio entre as proteínas e calorias.

Já quanto às vitaminas, minerais e fibras, uma ração de boa qualidade deve fornecer cerca de 1% de ômega 3 ao seu cachorro e 4 vezes mais de ômega 6.

Preste atenção na quantidade de vitaminas, minerais e fibras, pois são fundamentais para a saúde do cachorro.

As vitaminas são indispensáveis ao funcionamento do organismo, onde cada uma tem um papel. Por exemplo, a vitamina D3 fixa o cálcio nos ossos.

Logo, a diversidade de vitaminas, a qualidade e a quantidade que farão a diferença entre uma ração comum e uma ração para cachorro premium.

Quanto aos minerais, saiba que o cálcio é um elemento essencial à construção do esqueleto do filhote e o bom funcionamento dos músculos no cão adulto.

Apenas os cães idosos precisam de uma taxa menor de cálcio, a fim de prevenir problemas de artrose.

3. Preço

Vale muito mais a pena optar por um saco de ração para cachorro 50 kg do que um saco de ração menor, por conta do custo benefício e da economia.

No entanto, um erro que muitos tutores cometem é olhar apenas para ração barata para cachorro sem prestar atenção à sua composição.

Isso não significa que não sejam boas, porém, antes de olhar para o preço, verifique cada um dos ingredientes.

E isso vale também para marcas mais conhecidas, e lembre-se que seja mais barata ou mais cara, a ração tem que suprir todas as necessidades do seu cachorro.

Você conhece mais do que ninguém a quantidade de ração que seu animal come todos os dias, e basta você fazer uma previsão para um mês, dois meses.

4. Tipo de Ração

Uma alimentação de boa qualidade cobre as necessidades nutricionais diárias do seu amigo de quatro patas.

Entretanto, mesmo a melhor ração para cachorro pode não ser suficiente para atender ao que seu cão precisa.

Assim como os humanos, os cachorros têm suas próprias características e alguns podem ter necessidades superiores aos padrões da raça, idade e perfil.

Dessa forma, o melhor alimento para o seu cachorro é aquele que atende às suas necessidades fisiológicas, que variam conforme a idade, seu peso, nível de atividade física, mas também de seu estado de saúde geral.

É por isso que cães da mesma raça ou da mesma idade terão necessidade de uma ração diferente.

Vale a pena dedicar um tempo para fazer testes entre as marcas que você selecionou, mas saiba que pode levar algumas semanas ou meses para ver os resultados.

Para isso, fique atento ao estado geral do seu cachorro. Se sua pele está saudável, seu pelo brilhante, e se você não constatar perda ou ganho de peso fora do normal, isso mostra que a ração é perfeita.

Agora, se suas fezes tiverem com forte cheiro ou muito moles, é melhor ir pensando em trocar de ração!

A seguir, separamos categorias diferentes de ração, para te ajudar na escolhe da melhor ração para cachorro:

4.1. Ração Standard

A Ração Standard é a mais simples das rações comerciais.

Consequentemente, é a mais barata, bem como é a de menor valor nutricional para os cachorros, entretanto, geralmente possui palatabilidade para os cães, caso você não saiba, palatabilidade é a atratividade, o cheiro, sabor e textura, que faz o alimento ser agradável ao paladar.

Ela é feita com um grupo de proteínas mais simples e quase em sua totalidade proteína de origem vegetal, que vem claro, de uma fonte mais barata também.

Gordura, em sua composição é o mínimo necessário, porque claro, é caro para essa categoria de produto, além de fibras de baixo custo, que beira o aceitável, porque é mais barato em sua formulação.

Essa concentração de produtos inferiores, tem menor energia metabolizável, o que logo faz que o cão deva ingerir uma quantidade maior de ração para absorver os nutrientes necessários para seu dia a dia.

O fato deles comerem mais e a baixa digestibilidade desses produtos aumenta o volume de fezes, logo o odor também, o que não é tão agradável para muitos tutores, principalmente pra quem tem o animal dentro de casa.

Porém, mesmo assim, os fabricantes prometem que esses alimentos são bem completos.

4.2. Ração Premium

São rações de valor intermediário, maior valor que as rações standard, porém menor valor que as rações Premium Especial, ou High Premium.

As Rações Premium também são balanceadas, porém, em menor quantidade do que as Rações Super Premium.

Nesses alimentos a quantidade de proteína de origem animal é maior do que as Standard, as fibras e os minerais dentro de uma concentração mais equilibrada e gorduras acima do mínimo exigido, fazendo com que isso traga mais valor e aproveitamento biológico para o organismo do cão.

Com essa carga maior de energia metabolizável e melhor aproveitamento e mais digestibilidade, o cão precisa comer um pouco menor e diminui também o volume e odor das fezes.

4.3. Ração Premium Especial

As Rações Premium Especial ou High Premium, são rações Premium, porém com alguns ajustes a mais, que as deixa próximo de uma ração Super Premium, tendo como principal benefício, o valor mais acessível.

São rações para cães, que tem Proteínas de melhor qualidade e mais digestibilidade, raramente encontra-se Corantes em sua formulação, o que é muito comum de se encontrar em rações Premium.

Essa categoria em geral, já possuem Ômega 3 e 6, Condroitina e Glicosamina, Prebióticos e Probióticos, porém, geralmente em níveis bem abaixo de uma ração Super Premium.

Sendo assim, já entramos na categoria de rações com boa taxa de energia metabolizável, tornando a digestibilidade superior, logo, a quantidade diária que seu cão precisa comer é menor que a Premium e o volume de fezes e odor também ficam menores, o que é um excelente benefício para o Tutor e o cão.

4.4. Ração Super Premium

As Rações Super Premium para cães são as mais concentradas e mais equilibradas do mercado pet (até certo ponto, falarei disso adiante).

A promessa dos fabricantes é que a ração super premium é produzida a partir de produtos selecionados, e que são feitas análises químicas e testes de digestibilidade, ou seja, tudo isso, visando a melhor absorção das vitaminas, proteínas e minerais no organismo do animal.

Proteínas e Carnes

A proteína dessas rações são de origem animal (pelo menos em quase sua totalidade), o percentual de gordura adequado e níveis bem balanceados de matérias fibrosas e minerais.

Inclusive, falando em proteína animal, deixamos um conteúdo interessante pra você, que aborda se Cachorro Pode Comer Frango.

Então, estamos falando de um produto com alta energia metabolizável, logo sua digestibilidade é bem maior, sendo assim, a quantidade diária que seu cão precisa comer é menor, volume de fezes e odor também, bem menor.

Vamos falar dos benefícios visíveis! A aparência do pelo e da pele é bem melhor! Mais brilhante.

4.5. Ração Low Grain

As Rações Low Grain estão classificadas como Ração Super Premium, mas cabe classificá-las separadamente, pois trata-se de uma ração que vai além, e vou explicar como:

Lembrando, que todas essas promessas são feitas pelos fabricantes.

Além do que já falamos acima, na Ração Low Grain as proteínas de origem animal de altíssima qualidade, complementada pela proteína do peixe, além de ser altamente digestível, é uma importante fonte de ácidos graxos essenciais, bem como Omega 3, EPA, DHA e Cordeiro, indicado para a manutenção de pele de animais sensíveis, além do Ovo, que é um alimento de alto valor Biológico.

4.6. Ração Grain Free

As Rações Grain Free, como o próprio nome já diz, são rações livres de grãos e transgênicos. Composta por elementos naturais, seus carboidratos são de origem leguminosas, bem como frutas e vegetais, também possuem em sua composição um alto teor de Proteínas de origem animal, melhorando significativamente a imunidade do cão, bem como sua massa corpórea.

Benefícios em seus pelos e pele também são notados.

Omega 3 e DHA e EPA

Apesar da ração Grain Free também se encaixar no grupo de rações super premium, é uma ração que chega o mais próximo de sua alimentação em um habitat natural.

Esse cuidado em sua formulação, resulta em um alimento mais rico e balanceado, bem como mais nutritivo e saboroso.

4.7. Ração Terapêutica

As Rações Terapêuticas são rações modificadas de acordo com a necessidade de cada cão, devido a sua enfermidade, pois em cada caso, exige-se um balanceamento nutricional específico.

No mercado Pet, existem rações terapêuticas para doenças como:

As rações terapêuticas, são formuladas com ingredientes selecionados, bem como balanceamento nutricional adequado para cada caso específico, de acordo com a doença tratada.

As rações terapêuticas, bem como qualquer outro tipo de medicamento, deve ser receitado por um Médico Veterinário.

Ração Para Cachorro Filhote

Os filhotes necessitam de uma alimentação mais nutritiva ou, pelo menos, mais calórica que a dos adultos.

Você encontra marcas específicas para cães filhotes, com um pouco mais de proteínas e gorduras, comparando com uma ração para cachorro adulto.

É importante também ter um complemento de ADH, um aminoácido essencial ao desenvolvimento de diferentes órgãos, como o cérebro, coração, retina e ossos.

Além disso, é preferível não mudar a ração se o seu filhote acabou de chegar, pois tudo é ainda muito novo para ele.

Ele precisa ir se acostumando com tudo e aos poucos, você vai introduzindo uma nova ração.

Vale aqui repetir novamente: peça sempre a orientação do veterinário quanto à melhor ração para cachorro filhote.

Como é praticamente impossível listar todas as marcas de ração para filhotes, selecionamos aqui algumas:

Ração Para Cachorro Idoso

Com a idade, as necessidades alimentares do cachorro mudam. Um cão idoso não come a mesma coisa que um filhote ou cachorro adulto.

Sendo assim, será necessário adaptar sua alimentação e nada melhor que escolher uma ração para cachorro idoso.

Hoje em dia, praticamente todas as marcas oferecem uma linha para animais com idade avançada.

As rações para cães idosos devem permitir:

Além da ração, você pode dar ao seu cachorro alimentos ricos em água, vitaminas e minerais.

Algumas marcas desenvolvem rações direcionadas para cães idosos, entre as quais destacamos:

Ração Light Para Cachorro

A obesidade não é uma preocupação apenas com os humanos. A cada dia, mais e mais cachorros também são afetados com o sobrepeso e obesidade.

A longo prazo, o excesso de peso provoca efeitos graves na saúde do animal, portanto, é melhor prevenir.

Mas será que a ração light para cachorro funciona mesmo ou é mais uma estratégia de marketing?

Então, comparando o mesmo peso, a ração light é menos calórica que a ração tradicional.

Se você está passando por esse tipo de problema, o mais importante a verificar é o teor de açúcar e gorduras saturadas.

É importante também baixa quantidade de minerais, já que a obesidade favorece o surgimento de problemas urinários.

Por fim, prefira os produtos ricos em antioxidantes, e certifique-se que o seu cachorro beba bastante água.

Com o crescente aumento de cães obesos, os fabricantes de ração passaram a desenvolver fórmulas para cachorros acima do peso, e algumas marcas são:

Como Fazer a Transição de Ração Para Cachorro

Se você chegou à conclusão que a sua escolha sobre a melhor ração para cachorro não foi a melhor opção, como fazer a transição para outra?

Então, a mudança na alimentação do cachorro não pode ser feita da noite para o dia sem nenhuma preparação.

Você não quer provocar problemas digestivos, como a diarreia, não é mesmo?

Por isso, existem truques para o cachorro comer a ração nova.

É necessário ir devagar, de forma progressiva no momento de introduzir uma ração diferente na dieta do seu peludo.

Para isso, misture a ração nova com a antiga, em seguida, diminua a quantidade da antiga até a substituição completa.

Essa transição é bem simples, desde que você saiba como fazê-lo.

Se o animal tem um sistema digestivo mais sensível, essa mudança deve durar aproximadamente 15 dias, às vezes menos.

Agora, não inicie nunca uma mudança na dieta do seu cão antes de conversar com o veterinário.

Meu Cachorro Não Come Mais a Ração, o que fazer?

Esse é um tipo de situação bem comum, e geralmente os tutores ficam totalmente perdidos sem saber o que fazer.

A primeira coisa a descobrir é porque seu amigo de quatro patas está recusando a ração.

Se ele recusa, além da ração, qualquer outro tipo de alimento, provavelmente seu cachorro esteja com algum problema, sendo importante consultar o veterinário.

Por outro lado, se seu cão aceita tudo, menos a ração, sem dúvida o problema está na ração.

Saiba que rações de baixa qualidade não são tão apetitosas para o cachorro, e a dica é tentar uma de qualidade superior.

Agora, se você oferece muitos petiscos ao longo do dia para ele, é claro que ele não vai sentir fome. Então, tente não dar muitos petiscos e observe se o cachorro vai voltar a comer seu pote de ração para cachorro.

Um outro ponto para prestar atenção é dar ração adaptada à mastigação do seu cachorro!

Rações para cães de grande porte não convêm para uma raça pequena, e vice-versa.

Enfim, apesar da qualidade, talvez seu cachorro não goste do sabor, e isso é perfeitamente normal.

Nesse caso, mude a marca do produto, sempre prezando pela qualidade e veja se o seu pet vai gostar.

Quantidade de Ração Para Cachorro

Se você já escolheu a melhor ração para cachorro, uma outra dúvida frequente é sobre a quantidade.

A quantidade de ração para cachorro depende de muitos fatores, e para calcular a porção adequada, você deve avaliar:

É claro que essa quantidade vai variando de tempos em tempos, como por exemplo  a quantidade de ração para cachorro filhote varia do início ao estágio que faz a transição entre filhote e jovem, bem como as necessidades nutricionais do seu animal em determinados momentos de sua vida.

Preste atenção se o seu cachorro come tudo em apenas alguns minutos, sendo aconselhável fracionar a quantidade de ração em pequenas refeições ao longo do dia.

A chave aqui é mensurar valores aproximados aos indicados no saco de ração, que é um norte que o fabricante fornece, porém, é necessário ir ajustando até chegar na quantidade ideal para o seu cachorro, e tomar cuidado para não dar nem muito nem pouco, pois cada organismo se comporta de uma maneira.

Com esse guia completo, você tem tudo o que precisa para escolher a melhor ração para cachorro, o que avaliar, além da quantidade e como fazer a transição de uma ração para outra.

Mesmo assim, se ainda tiver alguma dúvida,  vale a pena conversar com o seu veterinário de confiança, a fim de garantir o bem-estar e a melhor saúde possível para seu amigo de quatro patas!

Conclusão

Agora que você já conhece os tipos de rações existentes no mercado Pet, também sabe a diferença entre cada tipo de ração, portanto, já pode afirmar qual é a melhor ração para seu cachorro.

A melhor ração para o seu cachorro é sem dúvidas aquela que melhor se encaixa em seu orçamento, e que também será a melhor escolha para a saúde de cão, pois, sem dúvidas, ele merece o melhor alimento e uma vida tão feliz quanto a felicidade que ele te proporciona!

Deixamos a seguir um guia completo sobre tudo que seu cachorro precisa no que tange a Alimentação Canina.

Robson Difaro

Criador Profissional de Cães da Raça Bull Terrier com mais de 10 anos de experiência. Presidente do Kennel Clube de Goiás e Vice Coordenador do Conselho Brasileiro da Raça Bull Terrier. Seu objetivo na raça é a busca de cães típicos, com todas as características inerentes a um verdadeiro Bull Terrier, como temperamento, tipicidade, função e genética, sempre respeitando seus pilares da Criação Ética e com Respeito e amor aos cães.