Melhor Ração para Cachorro

Ração Super Premium, Premium e Standard – Qual a diferença?

Você sabe qual a melhor ração para cachorro? Não? Então segue aí, que esse conteúdo é pra você!

Sempre recebo Instagram ou na Página do Facebook e até mesmo no Youtube a seguinte pergunta: Qual é a melhor ração para meu Cachorro?

Principalmente, falando em Bull Terrier, que é a raça de cães que criamos em nosso Canil.

Por isso, resolvi criar esse conteúdo pra falar sobre qual melhor ração para cachorro, que é um assunto de extrema relevância e importância na vida de nossos amigos de 4 patas.

Existem hoje no mercado os alimentos Secos, que são as rações industrializadas, que encontramos em todo Petshop e também temos a Alimentação Natural, que está crescendo muito no conceito dos tutores, e inclusive dizem ter resultados extraordinários na saúde dos cães.

Hoje especificamente, vou falar dos alimentos secos, ou seja, as rações. Alimentação Natural vai ficar pra outro dia, porque é um assunto delicado, e bem extenso também.

É muito importante saber a ração mais indicada para seu o cachorro, enfim, essa é a única maneira de garantir que você está oferecendo o melhor alimento para seu melhor amigo.

Melhor Ração para Cachorro

Qual a Melhor Ração para Cachorro?

A melhor ração para o cachorro, é sem dúvidas, a ração que seja mais completo e que venha a suprir todas as necessidades do cão, além de oferecer todos os nutrientes, vitaminas, minerais e proteína que ele precisa para se desenvolver da melhor maneira possível, em todas as fazes de sua vida.

As Rações para cachorro são divididas em alguns grupos: Ração Standard, Ração Premium e Premium Especial (High Premium), Ração Super Premium, Ração Low Grain, Ração Grain Free e Rações Terapêuticas.

Muitas vezes, os tutores ficam confusos e perdidos, não sabendo escolher a melhor ração para seu companheiro, portanto, vamos conhecer cada tipo de ração:

1. Ração Standard

A Ração Standard é a mais simples das rações comerciais.

Consequentemente, é a mais barata, bem como é a de menor valor nutricional para os cachorros, entretanto, geralmente possui palatabilidade para os cães, caso você não saiba, palatabilidade é a atratividade, o cheiro, sabor e textura, que faz o alimento ser agradável ao paladar. 

Ela é feita com um grupo de proteínas mais simples e quase em sua totalidade proteína de origem vegetal, que vem claro, de uma fonte mais barata também.

Gordura, em sua composição é o mínimo necessário, porque claro, é caro para essa categoria de produto, além de fibras de baixo custo, que beira o aceitável, porque é mais barato em sua formulação.

Essa concentração de produtos inferiores, tem menor energia metabolizável, o que logo faz que o cão deva ingerir uma quantidade maior de ração para absorver os nutrientes necessários para seu dia a dia.

O fato deles comerem mais e a baixa digestibilidade desses produtos aumenta o volume de fezes, logo o odor também, o que não é tão agradável para muitos tutores, principalmente pra quem tem o animal dentro de casa.

Porém, mesmo assim, os fabricantes prometem que esses alimentos são bem completos.

2. Ração Premium

São rações de valor intermediário, maior valor que as rações standard, porém menor valor que as rações Premium Especial, ou High Premium.

As Rações Premium também são balanceadas, porém, em menor quantidade do que as Rações Super Premium.

Nesses alimentos a quantidade de proteína de origem animal é maior do que as Standard, as fibras e os minerais dentro de uma concentração mais equilibrada e gorduras acima do mínimo exigido, fazendo com que isso traga mais valor e aproveitamento biológico para o organismo do cão.

Com essa carga maior de energia metabolizável e melhor aproveitamento e mais digestibilidade, o cão precisa comer um pouco menor e diminui também o volume e odor das fezes.

3. Ração Premium Especial

As Rações Premium Especial ou High Premium, são rações Premium, porém com alguns ajustes a mais, que as deixa próximo de uma ração Super Premium, tendo como principal benefício, o valor mais acessível.

São rações para cães, que tem Proteínas de melhor qualidade e mais digestibilidade, raramente encontra-se Corantes em sua formulação, o que é muito comum de se encontrar em rações Premium.

Essa categoria em geral, já possuem Ômega 3 e 6, Condroitina e Glicosamina, Prebióticos e Probióticos, porém, geralmente em níveis bem abaixo de uma ração Super Premium.

Sendo assim, já entramos na categoria de rações com boa taxa de energia metabolizável, tornando a digestibilidade superior, logo, a quantidade diária que seu cão precisa comer é menor que a Premium e o volume de fezes e odor também ficam menores, o que é um excelente benefício para o Tutor e o cão.

4. Ração Super Premium

As Rações Super Premium para cães são as mais concentradas e mais equilibradas do mercado pet (até certo ponto, falarei disso adiante).

A promessa dos fabricantes é que a ração super premium é produzida a partir de produtos selecionados, e que são feitas análises químicas e testes de digestibilidade, ou seja, tudo isso, visando a melhor absorção das vitaminas, proteínas e minerais no organismo do animal.

Proteínas e Carnes

A proteína dessas rações são de origem animal (pelo menos em quase sua totalidade), o percentual de gordura adequado e níveis bem balanceados de matérias fibrosas e minerais.

Inclusive, falando em proteína animal, deixamos um conteúdo interessante pra você, que aborda se Cachorro Pode Comer Frango.

Então, estamos falando de um produto com alta energia metabolizável, logo sua digestibilidade é bem maior, sendo assim, a quantidade diária que seu cão precisa comer é menor, volume de fezes e odor também, bem menor.

Vamos falar dos benefícios visíveis! A aparência do pelo e da pele é bem melhor! Mais brilhante.

5. Ração Low Grain

As Rações Low Grain estão classificadas como Ração Super Premium, mas cabe classificá-las separadamente, pois trata-se de uma ração que vai além, e vou explicar como:

Lembrando, que todas essas promessas são feitas pelos fabricantes.

Além do que já falamos acima, na Ração Low Grain as proteínas de origem animal de altíssima qualidade, complementada pela proteína do peixe, além de ser altamente digestível, é uma importante fonte de ácidos graxos essenciais, bem como Omega 3, EPA, DHA e Cordeiro, indicado para a manutenção de pele de animais sensíveis, além do Ovo, que é um alimento de alto valor Biológico.

6. Ração Grain Free

As Rações Grain Free, como o próprio nome já diz, são rações livres de grãos e transgênicos. Composta por elementos naturais, seus carboidratos são de origem leguminosas, bem como frutas e vegetais, também possuem em sua composição um alto teor de Proteínas de origem animal, melhorando significativamente a imunidade do cão, bem como sua massa corpórea.

Benefícios em seus pelos e pele também são notados.

Omega 3 e DHA e EPA

Apesar da ração Grain Free também se encaixar no grupo de rações super premium, é uma ração que chega o mais próximo de sua alimentação em um habitat natural.

Esse cuidado em sua formulação, resulta em um alimento mais rico e balanceado, bem como mais nutritivo e saboroso.

7. Ração Terapêutica

As Rações Terapêuticas são rações modificadas de acordo com a necessidade de cada cão, devido a sua enfermidade, pois em cada caso, exige-se um balanceamento nutricional específico.

No mercado Pet, existem rações terapêuticas para doenças como:

As rações terapêuticas, são formuladas com ingredientes selecionados, bem como balanceamento nutricional adequado para cada caso específico, de acordo com a doença tratada.

As rações terapêuticas, bem como qualquer outro tipo de medicamento, deve ser receitado por um Médico Veterinário.

Conclusão

Agora que você já conhece os tipos de rações existentes no mercado Pet, também sabe a diferença entre cada tipo de ração, portanto, já pode afirmar qual é a melhor ração para seu cachorro.

A melhor ração para o seu cachorro é sem dúvidas aquela que melhor se encaixa em seu orçamento, e que também será a melhor escolha para a saúde de cão, pois, sem dúvidas, ele merece o melhor alimento e uma vida tão feliz quanto a felicidade que ele te proporciona!

Deixamos a seguir um guia completo sobre tudo que seu cachorro precisa no que tange a Alimentação Canina.