Cachorro Pode Comer Abacate

Por Robson Difaro •  Postado em: 09/02/22 •  6 min de leitura

Seja para servir alimentação natural ou como petisco, muitos donos de cães estão inserindo as frutas como recurso alimentar. Mas será cachorro pode comer abacate? E a resposta é absolutamente não, pois o abacate contêm persina, uma substância que causa vômito e diarreia nos cães.

A seguir, vamos explanar tudo sobre o tema, e é importante que saiba que o abacate é uma fruta que contém diversas vantagens quando é consumida pelos seres humanos.

Ela é uma excelente fonte de nutrientes para nosso corpo e ajuda a prevenir alguns problemas de saúde que podem surgir com o tempo.

São tantos benefícios relacionados a esta fruta, que muitos donos pensam em incluir esse alimento na dieta dos pets por conta própria, pensando que ela pode ser benéfica para os animais assim como é benéfica para os seres humanos.

Entretanto, vale destacar que o organismo dos cães é muito diferente do organismo dos seres humanos, e por isso é importante tomar alguns cuidados antes de oferecer uma fruta nova, ou alterar a dieta do seu pet.

Vamos entender como o abacate afeta a vida dos cães, e qual deve ser a postura dos donos com relação a este alimento.

Pode Dar Abacate Para Cachorro?

Pode Dar Abacate Para Cachorro?

O abacate contém uma substância chamada Persina, que é totalmente prejudicial a saúde dos cães.

Essa substância é conhecida como um fungicida natural, mas é a grande responsável pela intoxicação canina relacionada aos abacates.

Essa substância pode causar o surgimento de problemas cardiorrespiratórios crônicos nos animais, além de pancreatite, anorexia e outros danos.

Sabendo desses problemas é importante evitar a exposição dos cães a este fruto. Sabendo que os cães são curiosos, e por um descuido o cachorro pode comer abacate, portanto, muito cuidado.

Para saber de alimentos que são seguros oferecer aos nossos cães, leia: Frutas que Cachorro Pode Comer.

Abacate Para Cachorro – Entenda os Riscos

Se você pensava que seu cachorro podia comer abacate, então é melhor repensar esse tema e tomar bastante cuidado, pois essa é uma fruta proibida para os cães.

Conforme destacamos anteriormente os cães são animais com um organismo diferente do organismo humano, e por isso precisam de cuidados diferentes dos nossos.

Apenas para facilitar a compreensão, vamos destacar que os cães são animais naturalmente carnívoros.

Isso significa que o sistema digestivo deles foi projetado para assimilar os nutrientes presentes na proteína animal e esporadicamente vegetal, de maneira oportunista.

Os seres humanos, por sua vez, são criaturas onívoras, ou seja, nós temos a capacidade de assimilar nutrientes presentes em diversos tipos de alimento.

Essa característica é observada pela dimensão do nosso sistema digestivo que é consideravelmente maior que o sistema digestivo dos cães.

É por essa razão que existe uma variedade de alimentos que são benéficas para os seres humanos, mas são nocivas para a saúde do seu pet, como o abacate.

Os cães conseguem consumir alguns alimentos que os seres humanos comem, entretanto, é importante tomar cuidado para não oferecer o abacate para os cachorros.

Por Que Abacate Faz Mal Para Cachorro?

Não Pode Dar Abacate Para Cachorro

Por conta da diferença entre o organismo dos cães e o nosso, precisamos tomar cuidado para não oferecer alimentos que são nocivos para a saúde deles.

Por falar em alimentos que podem ser perigosos para a saúde de nossos cães, leia: Frutas que Cachorro Não Pode Comer.

Os cães são animais muito sensíveis no que diz respeito à saúde.

Apesar de serem fisicamente resistentes, o organismo desses animais é predisposto ao surgimento de algumas doenças.

Se você não tomar cuidado com a alimentação do seu pet, ele pode acabar sofrendo com algumas doenças crônicas que são comuns em cachorros que têm uma alimentação não adequada.

Algumas das doenças que são comuns em cães e podem estar relacionadas ao consumo de alimentos contraindicados como o abacate são:

É por esse motivo que o abacate deve ficar longe da dieta do seu pet, seja como parte da alimentação seja como petisco.

Apesar de esses serem problemas que surgem a médio ou longo prazo, os sintomas da intoxicação também podem ser severos.

Outros Perigos de Oferecer Abacate Para Cachorro

Abacate Para Cachorro

Os cães geralmente possuem uma dieta mais restrita que a nossa.

Isso acontece porque a taxa metabólica basal deles é inferior à taxa humana.

Isso significa que alimentos muito calóricos podem causar uma sobrecarga no organismo deles, como é o caso do abacate.

Esta é uma das frutas mais calóricas que existem, em apenas 100g da fruta é possível encontrar uma média de 1060 calorias.

Esse é mais um dos perigos de oferecer o abacate para os cães.

O consumo do abacate pode gerar uma intoxicação severa no organismo dos cães, com os seguintes sintomas:

Esses sintomas podem causar muito sofrimento para o cachorro e até podem desencadear problemas mais graves.

O Que Fazer Se Cachorro Comer Abacate?

Cachorro Pode Comer Abacate?

Se o seu cachorro comer abacate é importante tomar alguns cuidados para evitar que o grau de intoxicação seja grave.

  1. Busque um veterinário com urgência;
  2. Aplique o tratamento orientado;
  3. Observe o comportamento do animal;
  4. Procure por lesões na região da mucosa bucal;
  5. Informe ao veterinário sobre qualquer piora no quadro de saúde do pet.

Esses cuidados podem salvar a vida do seu animal de estimação.

Alguns donos podem achar que cachorro pode comer abacate, só porque os cães deles ingeriram a fruta e não apresentaram sintomas, mas é importante tomar cuidado com esse pensamento.

Os danos causados pelo abacate no organismo dos pets podem ser silenciosos, já que os sintomas variam de acordo com a raça, porte e fatores genéticos.

Mas os danos são os mesmos, independentemente dos sintomas.

Os Riscos De Cachorro Comer Abacate

Agora que você já conhece a substância responsável pela intoxicação causada pelo abacate, precisa dar atenção aos riscos de pensar que seu cachorro pode comer abacate.

Os danos causados pela intoxicação podem ser irreversíveis, e dependendo da quantidade de abacate que eles comem pode até ser fatal. Sabendo que o abacate coloca a vida do seu pet em risco, tente evitar expor o seu animal à fruta.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado a entender se o seu cachorro pode comer abacate ou não.

Compartilhe este material com amigos e familiares, e ajude a informar outros pais de pet sobre os perigos do abacate para cachorro!

Para saber tudo sobre a alimentação para o seu cãozinho, acesse: Alimentação Canina

Robson Difaro

Criador Profissional de Cães da Raça Bull Terrier com mais de 10 anos de experiência. Presidente do Kennel Clube de Goiás e Vice Coordenador do Conselho Brasileiro da Raça Bull Terrier. Seu objetivo na raça é a busca de cães típicos, com todas as características inerentes a um verdadeiro Bull Terrier, como temperamento, tipicidade, função e genética, sempre respeitando seus pilares da Criação Ética e com Respeito e amor aos cães.