Frutas Que Cachorro Não Pode Comer

Frutas Que Cachorro Não Pode Comer

Quem tem um pet, tem uma tendência a compartilhar tudo com ele: sua casa, o sofá, a cama, e também os alimentos. Mas saiba, algumas frutas que os humanos comem podem ser dadas ao cachorro sem problema algum (algumas até mesmo são muito benéficas), outras podem causar sérios problemas de saúde, sendo assim, existem frutas que cachorro não pode comer.

Por isso, antes de dar qualquer fruta ao seu cachorro, é importante aprender a diferenciar as frutas que não são perigosas e aquelas frutas que não pode dar para  cachorro, e caso fazer isso você pode até ter de correr para o veterinário.

Não se esqueça jamais que os cachorros possuem necessidades nutricionais diferentes dos humanos, eles são carnívoros, podendo ser onívoros através de oportunidades, logo, sua dieta pode ser adaptada, com moderação.

Se você não faz a mínima ideia do que não deve oferecer ao seu amigo de quatro patas, preparamos aqui uma lista com 15 frutas que cachorro não pode comer, e entenda o porquê de cada item!

Frutas Proibidas Para Cachorro – Entenda o Porque!

Os cachorros amam praticamente tudo, e como tutor, você quer recompensá-lo ou mesmo fazer um agrado de vez em quando.

No entanto, você não pode oferecer ao seu pet tudo que é comestível para os humanos.

Certos alimentos que são saudáveis para você, podem ser prejudiciais ou mesmo tóxicos para o seu amigo de quatro patas, pois algumas frutas são tóxicas para o cão e em alguns casos, a casca ou caroço também oferecem perigo e vamos explanar cada caso adiante.

Além do amor e o cuidado que você oferece ao seu cachorro, é indispensável incluir uma dieta saudável e segura.

Nessa lista das 15 frutas que cachorro não pode comer, você terá uma ideia melhor de quão prejudiciais algumas frutas podem ser para a saúde do seu cachorro.

15 Frutas Que o Seu Cachorro Não Pode Comer

Talvez você até já tenha oferecido algumas dessas frutas e seu cachorro não apresentou nenhum problema, mas como diz aquele velho ditado “É melhor prevenir do que remediar”.

Apesar de algumas frutas dessa lista sejam parcialmente permitidas, é necessário apenas tomar alguns cuidados, e assim, seu cachorro estará em total segurança.

Veja agora, cada caso individualmente:

1. Abacate

Cachorro Não Pode Comer Abacate

Apesar do abacate ser saudável para os humanos, o cachorro não pode comer abacate.

O abacate é proibido para cachorro porque contém persina, uma substância fungicida presente nas folhas, caroço e até mesmo na polpa da fruta.

Além disso, o abacate possui alta concentração de gorduras vegetais e toxinas.

Se seu cachorro comeu abacate, muito provavelmente ele vai apresentar vômitos, dores no estômago e até pancreatite.

2. Cereja

Cereja Cachorro Não Pode Comer

A cereja contém cianeto, que é uma substância tóxica para o cachorro.

Embora a parte carnuda em volta do grão possui baixa concentração de cianeto, todo cuidado é pouco, melhor não arriscar!

Se seu pet comeu cerejas, preste atenção na dilatação das pupilas, dificuldades respiratórias e vermelhidão das gengivas, pois podem ser sinais de envenenamento.

3. Uva

A uva e a uva-passa são extremamente tóxicas para os cães, independente da raça, sexo ou idade.

Mesmo apesar de especialistas não terem descoberto o real motivo, mas sabe-se que em hipótese alguma, o cachorro pode comer uva.

Além disso, as uvas são tão tóxicas que podem causar uma insuficiência renal aguda, além de vômitos e letargia.

Descubra aqui tudo sobre o assunto: Cachorro Pode Comer Uva?

4. Groselha

Mesmo em pequenas quantidades e sem apresentar sintomas, se o seu cachorro comeu groselha, entre em contato imediatamente com seu veterinário.

A groselha contém alta concentração de cianeto de hidrogênio, que pode causar vômitos, diarreia e problemas renais, logo, cachorro não pode comer groselha.

5. Carambola

O perigo da carambola está na caramboxina, uma substância tóxica que provoca problemas neurológicos e se seu cachorro tiver algum tipo de problema renal, pode piorar o quadro.

Além disso, a carambola contém oxalato de cálcio, que quando ligado ao cálcio do sangue, pode provocar hipocalemia.

Deixo a seguir uma explanação completa para você: Cachorro Pode Comer Carambola?

6. Maracujá

Na verdade, o cachorro até pode comer apenas a polpa do maracujá, mas como é praticamente impossível remover as sementes, é melhor não servir o maracujá para o  cachorro.

Mesmo as sementes da fruta contendo baixa concentração de cianeto, o melhor oferecer o maracujá para cachorro, devido a agressividade que pode trazer em alguns casos!

7. Açaí

Açaí Proibido Para Cachorro

O açaí é rico em teobromina, substância extremamente nociva ao coração e sistema nervoso do cachorro, também presente no chocolate e guaraná.

Por mais saudável que possa parecer, se o seu peludo comer açaí, pode ter vômitos, diarreia, ataques epilépticos e até mesmo levar à morte.

8. Figo

Se o seu cachorro comer grandes quantidades de figo, pode apresentar reações alérgicas, vômitos e diarreia, isso se dá devido a enzimas que fazem um forte efeito no estômago do cachorro.

Portanto, é melhor evitar.

9. Tomate

O maior problema está no tomate verde, por conta da solanina, uma substância que pode provocar irritação gastrointestinal e arritmia cardíaca.

No entanto, o tomate maduro não traz nenhum risco para o cachorro.

10. Abacaxi

Embora não seja tóxico, o abacaxi é altamente ácido, podendo causar problemas estomacais, como gastrite no seu cão.

E se o seu pet já sofrer de problemas digestivos, mantenha o abacaxi bem longe de sua dieta.

11. Caqui

Caqui Não Permitido Para Cachorro

O cachorro não pode comer nem a fruta nem o caroço do caqui, principalmente se tiver tendência a formar cálculos na bexiga, pois o caqui acelera esse processo.

Converse com seu veterinário para saber se o seu cão pode comer caqui.

12. Ameixa

No caso da ameixa, é preciso tomar muito cuidado com o caroço, bem como as folhas da fruta também fazem muito mal ao cachorro, devido à presença de cianeto.

E como você já deve saber, o cianeto é uma substância tóxica para cachorro.

13. Laranja

Embora seja rica em vitamina C, a laranja é proibida para cães com problemas de gastrite, pois sua acidez pode agravar o quadro.

Além disso, a casca da laranja pode queimar a boca do animal.

14. Damasco

Assim como as cerejas, as sementes e as folhas do damasco são tóxicas para os cachorros, pois contêm cianeto, que pode causar insuficiência respiratória e mesmo a morte.

Embora o cão possa comer a polpa, é preciso ter muito cuidado para não comer as outras partes da fruta.

15. Frutas Com Caroço e Sementes

Embora algumas frutas, como a maçã, pera e manga sejam benéficas para os cães, é preciso ter muito cuidado com o caroço e sementes.

E o motivo pelo qual você não pode dar frutas com sementes para o seu pet, é devido à presença de cianeto, substância altamente tóxica.

Portanto, ao oferecer essas frutas, retire todas as sementes e o caroço.

Vale a pena guardar essa lista das 15 frutas que cachorro não pode comer em um lugar bem visível, e assim, você não corre o risco de oferecer acidentalmente alguma delas.

Quais os Sinais de Intoxicação?

Cachorro Intoxicado

Se o seu cachorro comeu uma dessas 15 frutas, ele pode apresentar os sintomas a seguir:

Portanto, se seu cachorro apresentar alguns desses sintomas, é indispensável levá-lo imediatamente ao veterinário para fazer um exame mais detalhado e orientar quanto ao tratamento mais adequado.

E nunca tente resolver por conta própria, pois pode piorar ainda mais!

Para evitar esse tipo de problema, é melhor deixar essas 15 frutas que cachorro não pode comer bem longe do seu pet.

Saiba aqui quais as 15 Frutas que Cachorro Pode Comer.

Deixo a seguir conteúdos mais detalhados e aprofundados sobre: Alimentação Canina.