Cachorro Pode Comer Abacaxi

Por Robson Difaro •  Postado em: 12/12/21 •  7 min de leitura

Cachorro Pode Comer Abacaxi

Que o abacaxi é uma fruta maravilhosa e muito saborosa não temos dúvidas, o que pode nos deixar em dúvida é se essa fruta faz bem para nossos amigos de quatro patas. Nesse conteúdo, vamos descobrir se Cachorro Pode Comer Abacaxi ou não, pois, por se tratar de fruta cítrica, pode ser um assunto polêmico.

O abacaxi é uma fruta cítrica muito benéfica para a saúde do ser humano se consumida com moderação.

Mas nós precisamos lembrar que os cães são animais sensíveis a alguns alimentos que fazem parte da dieta humana.

Algumas frutas que são muito boas para o ser humano são terminantemente proibidas para a dieta dos cães.

Assim, nem tudo que faz bem para a nossa saúde é indicado para o consumo dos nossos cães, o que nos leva a pensar, pode dar abacaxi para cachorro?

Antes de oferecer uma fruta para seu cachorro, é sempre bom pesquisar informações sobre a fruta.

Para saber quais frutas são recomendadas para cachorro, leia: Frutas Que Cachorro Pode Comer.

Logo, você garante que está cuidando bem do seu cão, e que não vai dar nenhum alimento nocivo para o bem-estar dele.

Pode Dar Abacaxi Para Cachorro?

Pode Dar Abacaxi Para Cachorro

Mas e quanto ao Abacaxi? Essa é uma fruta polêmica e que divide a opinião do público em geral.

Muitos pais de cachorros preferem manter o abacaxi bem longe da dieta dos seus cães, já outros entendem que o abacaxi é uma fruta inofensiva e que pode ser consumida, mas qual a opinião dos especialistas?

De acordo com boa parte da comunidade especializada em saúde canina, cachorro pode comer abacaxi sim! Os especialistas entendem que essa fruta não oferece riscos imediatos para a saúde dos cães, por isso, pode dar abacaxi para cachorro de forma ocasional ou como petisco eventual.

Mas a luz vermelha continua acesa para o consumo do abacaxi.

Apesar de não ser uma fruta extremamente nociva, o abacaxi é uma fruta cítrica, ou seja, é uma fruta que contém um grau de acidez elevado e por isso não deve ser consumida em excesso pelos cães.

Acontece que os cachorros são animais que possuem um organismo sensível à alguns alimentos, e o sistema digestivo deles não interage muito bem com alimentos com acidez elevada.

Sabendo disso, é importante tomar alguns cuidados com o consumo do abacaxi.

Sempre que pensar em incluir essa fruta na dieta do seu cão, busque a orientação de um veterinário para entender se deve ou não fazer isso, e qual a quantidade adequada.

Abacaxi Para Cachorro

Abacaxi Para Cachorro

O abacaxi é uma fruta muito nutritiva, e por isso muitos donos se perguntam se o Abacaxi Faz Mal Para Cachorro? Acontece que essa prática não é recomendada, já que o abacaxi pode fazer mal se consumido em excesso.

A verdade é que nenhuma fruta deve ser consumida pelos cães diariamente. A dieta desses animais precisa seguir um equilíbrio constante, e por mais incrível que pareça, a ração é a alimentação mais indicada para consumo diário.

Para saber a ração mais indicada para seu cão, leia: Melhor Ração Para Cachorro

A ração contém nutrientes importantes que ajudam a garantir que seu cachorro permaneça saudável e continue se desenvolvendo da melhor maneira.

Vale destacar que os cães são animais carnívoros, e por isso precisam consumir regularmente proteína de origem animal. É por isso que a ração deve permanecer como parte principal da alimentação do seu cão, salvo em caso de recomendação médica.

Então, apesar de saber que seu cachorro pode comer abacaxi. Não o faça consumir essa fruta de forma excessiva.

O Que Acontece Se Cachorro Comer Abacaxi

Conforme destacamos anteriormente, o seu cachorro pode comer abacaxi.

O problema está no consumo excessivo dessa fruta, se ele comer de forma eventual e respeitando a orientação médica veterinária, você não precisa se preocupar com problemas.

Por outro lado, se o seu cachorro  todos os dias ou de forma frequente e sem acompanhamento de um profissional, o abacaxi faz mal para cachorro e indo além, ele pode acabar desenvolvendo alguns problemas como:

Esses são alguns problemas que podem estar relacionados a cachorro que come abacaxi todos os dias, ou o consumo do abacaxi de forma contínua por cães.

Sabendo disso, tome cuidado para não deixar que o seu cachorro consuma grandes quantidades de abacaxi, ou consuma diariamente esse alimento.

Essa é uma forma de pensar no bem-estar do seu cachorro.

Como Dar Abacaxi Para Cachorro

Abacaxi Faz Mal Para Cachorro

Se você está pensando em dar abacaxi para cachorro, lembre-se de consultar um especialista antes de começar a oferecer esse alimento. Depois de se certificar que é seguro dar abacaxi para seu cachorro, tome os seguintes cuidados:

  1. Escolha um abacaxi maduro;
  2. Remova cuidadosamente a casca;
  3. Corte em pequenos pedaços;
  4. Ofereça apenas alguns pedaços do abacaxi.

Esses cuidados são necessários para evitar danos e que o abacaxi faça mal à saúde do seu cachorro, já que algumas partes da fruta não devem ser consumidas pelos cães.

Além disso, a fruta verde pode ter um grau de acidez ainda mais elevado, tornando o consumo absolutamente impróprio para os cachorros.

Cachorro Pode Comer Casca de Abacaxi?

O que dizer da casca do abacaxi, será que seu cachorro pode comer? Negativo, seu cachorro pode comer abacaxi desde que você tenha o cuidado de descascar a fruta antes de dar para o seu pet.

A casca do abacaxi contém substâncias que podem ser nocivas à saúde dos cães, e além disso, a casca da fruta contém celulose que é uma substância impossível de ser digerida no organismo dos cachorros.

Por isso, a casca deve ser removida antes de oferecer o abacaxi para o cão.

Abacaxi Faz o Cachorro Parar de Comer Cocô?

Algumas pessoas acreditam que o abacaxi pode ser útil para fazer o cachorro parar de comer o próprio cocô, ato esse, denominado de Coprofagia Canina, entretanto isso não é totalmente verdade.

Em alguns casos a fruta pode ter esse efeito, já em outros não, e não encontramos nenhum estudo científico que comprove esse fato.

A cropofagia canina, que é o hábito do cão comer as fezes, pode ser causada por vários motivos, inclusive, pode ser provocado, pelos próprios tutores.

Algumas vezes os cães fazem isso para tentar recuperar alguns nutrientes importantes para o organismo deles, e outras vezes fazem isso por curiosidade, ou até mesmo, medo.

Se seu cachorro estiver comendo as próprias fezes em busca de nutrientes, pode ser que a Bromelina presente no abacaxi possa ajudar a interromper esse comportamento. Entretanto, se a cropofagia for causada por outro motivo o abacaxi será inútil, podendo até ser preciso, contratar um adestrador comportamental, pra ajudar a resolver.

Espero que com esse conteúdo tenhamos conseguido te elucidar todas as duas dúvidas sobre o cachorro comer Abacaxi. Para saber tudo sobre o universo da Alimentação para o seu cachorro, acesse: Alimentação Canina.

Robson Difaro

Criador Profissional de Cães da Raça Bull Terrier com mais de 10 anos de experiência. Presidente do Kennel Clube de Goiás e Vice Coordenador do Conselho Brasileiro da Raça Bull Terrier. Seu objetivo na raça é a busca de cães típicos, com todas as características inerentes a um verdadeiro Bull Terrier, como temperamento, tipicidade, função e genética, sempre respeitando seus pilares da Criação Ética e com Respeito e amor aos cães.