Cachorro Pode Comer Açaí

Por Robson Difaro •  Postado em: 15/05/22 •  5 min de leitura

Embora tenha alta concentração de nutrientes, antioxidantes, vitaminas e minerais, e seja muito benéfico aos humanos, é altamente tóxico para os cães. Portanto, se a sua dúvida é se o cachorro pode comer açaí, a resposta é NÃO!

O problema é que muitos tutores não sabem disso e acabam oferecendo a fruta ou mesmo um picolé de açaí ao seu amigo de quatro patas, e não têm ideia do risco que podem estar causando ao oferecer açaí para cachorro.

Por isso, é importante sempre antes de dar qualquer alimento ao seu cachorro, buscar todas as informações, pois assim você estará o protegendo de qualquer problema mais sério.

Vamos mostrar aqui todos os detalhes sobre os perigos do açaí e o que pode acontecer com o seu cão no caso de comer a fruta, portanto, siga para saber porque açaí faz mal para cachorro.

Açaí Para Cachorro

 Açaí Para Cachorro

Talvez você esteja se perguntando se o cachorro pode comer açaí, e infelizmente, é uma fruta proibida para cães.

Veja aqui as 15 Frutas Que Cachorro Não Pode Comer.

Isso porque o açaí contém uma substância tóxica, a teobromina, que é altamente prejudicial à saúde do cachorro, e dependendo do caso, levar até à morte.

Saiba que essa mesma substância está presente também no chocolate e guaraná, ou seja, são alimentos tóxicos e os cães não podem comer.

E mesmo sendo saudável para os humanos, ajudando a acelerar o metabolismo, estimular o sistema nervoso e rico em nutrientes, os efeitos não são os mesmos nos cães, muito pelo contrário.

Vale reforçar mais uma vez: nunca ofereça açaí ao seu pet, mesmo se a quantidade for mínima, porque açaí faz mal para cachorro.

 Açaí Faz Mal Para Cachorro?

Açaí Faz Mal Para Cachorro?

Para você entender melhor do perigo de dar açaí para os cães, vamos voltar à teobromina, substância encontrada em grande quantidade na fruta.

Quando nós, humanos, comemos o açaí, a teobromina é metabolizada no nosso fígado graças à presença de uma enzima.

Acontece que o cachorro não possui as enzimas necessárias para metabolizar essa substância, o que pode provocar uma intoxicação ou sérios problemas gastrointestinais.

E sem falar que pode causar outros problemas de saúde, como por exemplo, diabetes e obesidade, em razão do alto teor de açúcares, carboidratos e gorduras.

Saiba aqui tudo sobre: Saúde Canina.

Conheça os Sinais de Uma Intoxicação

Cachorro Pode Comer Açaí?

Vamos supor que seu cão comeu açaí, e como reconhecer os sinais de uma intoxicação?

Se você pensava que o cachorro pode comer açaí, todos esses sintomas mostram porque é tão perigoso.

E se notar alguns desses sinais, leve o seu cão imediatamente ao veterinário, pois precisa de atendimento de urgência.

Vale lembrar que, dependendo da quantidade ingerida, pode inclusive levar ao coma.

Cachorro Pode Comer Açaí Light?

Cachorro Comendo Açaí

Não, você não pode oferecer açaí para cachorro, inclusive as versões light são muito mais perigosas para o cachorro.

E a explicação é muito simples: os alimentos light contêm xilitol, que é extremamente tóxico para os cães.

Um estudo recente mostrou que aumentou bastante o número de cachorros com problemas de envenenamento por conta do xilitol, e muitos tutores não sabem disso, e continuam dando alimentos adoçados com xilitol para seus pets.

Portanto, o cachorro não pode em hipótese alguma comer açaí light.

Qual é a Quantidade Que Pode Causar Intoxicação no Cachorro?

Às vezes, é meio difícil para o tutor saber ao certo qual foi a quantidade de açaí que o seu cão comeu, mas qualquer dose é perigosa.

Confira, a seguir, a quantidade de açaí que pode causar intoxicação no cachorro:

1.De 100 a 150 mg por quilo de peso já pode causar sérios danos ao organismo do cão.

2.Doses acima de 200 mg por quilo de peso podem ser fatais.

Por mais que alguns tutores acreditarem que o cachorro pode comer açaí, saiba que pequenas doses já podem provocar graves problemas à saúde do cachorro.

Meu Cachorro Comeu Açaí, o Que Fazer?

Açaí

Se o seu cachorro comeu açaí, o melhor é levá-lo imediatamente ao veterinário, principalmente porque talvez você não saiba qual foi a quantidade.

Nesse caso, apenas o veterinário saberá o que fazer, muito com base nos sintomas apresentados.

Caso a quantidade tenha sido pequena, provavelmente seu pet ficará em observação até para acompanhar o quadro.

E assim, o profissional vai poder intervir caso seja necessário.

Agora, se o seu cão comeu muito açaí, será preciso avaliar a necessidade de fazer uma lavagem estomacal ou ministrar medicamentos para minimizar os efeitos negativos da teobromina.

Por isso que é fundamental ficar sempre atento ao animal, pois sabemos que acidentes acontecem, mas se você puder evitar, melhor para o seu peludo.

Para aprender tudo sobre a Alimentação do seu Cachorro, veja: Alimentação Canina.

 

 

Robson Difaro

Criador Profissional de Cães da Raça Bull Terrier com mais de 10 anos de experiência. Presidente do Kennel Clube de Goiás e Vice Coordenador do Conselho Brasileiro da Raça Bull Terrier. Seu objetivo na raça é a busca de cães típicos, com todas as características inerentes a um verdadeiro Bull Terrier, como temperamento, tipicidade, função e genética, sempre respeitando seus pilares da Criação Ética e com Respeito e amor aos cães.