Cachorro Pode Comer Alface?

Cachorro Pode Comer Alface

Nunca antes em toda a história nós nos preocupamos tanto com nossos animaizinhos de estimação, bem como sua alimentação, e por isso pode surgir a dúvida, será que Cachorro Pode Comer Alface?

Sim! Cachorro pode comer alface, de todos os tipos existentes. O Alface é uma verdura muito rica em fibras e também vitaminas e demais nutrientes, podendo ser incorporada na dieta do seu cão, caso opte pela dieta de Alimentação Natural ou servido como petisco, em treinamentos ou momentos de entretenimento.

Hoje temos recursos e conhecimentos suficientes para dar uma vida muito mais saudável aos nossos pets, e as pessoas não medem esforços para isso.

Uma das maiores preocupações desses donos está na alimentação de seus bichinhos.

Donos de cachorro sofrem um pouco mais com essa questão, uma vez que existem cachorros que mal gostam de comer e tem que ficar sendo agradados por seus donos para fazer uma refeição, e outros são máquinas de comer que não podem ver nada pela frente.

Por conta disso, sempre existe a dúvida de quais alimentos são saudáveis para os cães, como muitos donos dando alface, já que esse alimento é saudável para nós humanos.

Mas fica a dúvida, cachorro pode comer alface? Vamos responder essa questão para você, em detalhes.

Alface Para Cachorro

Primeiro é importante sabermos que os cachorros até são onívoros por definição, mas não com a mesma flexibilidade que o ser humano.

Temos a tendência de dar para nossos cães tudo aquilo que nós consideramos gostoso, e às vezes pela gula, ou melhor dizendo, pelo instinto de comer por não ter consciência quando terá ou se terá uma próxima refeição ou até mesmo por ser gostoso, eles comem.

Portanto temos que tomar muito cuidado em qual tipo de alimento vamos dar para nossos cães para não prejudicar sua saúde.

Pode Dar Alface Para Cachorro?

Alface Para Cachorro

A resposta é sim, cachorro pode comer alface. Na verdade, o alface é um dos alimentos mais ricos em fibras e tem diversas vitaminas e nutrientes.

Dessa forma, o dono do pet pode procurar um médico veterinário para bolar dietas balanceadas que envolvam alface para o cãozinho.

Devemos lembrar também que existem formas corretas de se dar alface para o seu cachorro.

Sempre prefira alfaces orgânicas, com o mínimo de agrotóxicos possível, já que o estômago deles pode não lidar muito bem com química em excesso.


Nunca se esqueça também de lavar bem todas as folhas de alface para evitar que qualquer tipo de doença ou infecção estomacal aconteça.

E apesar de todos esses cuidados serem cuidados que nós já tomamos para nós mesmos na hora de comer alface, nós não podemos oferecê-lo para os cães em forma de salada temperada como fazemos para nós.

Nossos diversos molhos e temperos utilizados nas saladas para dar um gosto a mais pode ser extremamente maléfico para eles.

E claro, nada de dar alimentos velhos para os cães, hortaliças velhas devem ser descartadas.

Formas De Dar Alface Para Seu Cachorro

A personalidade do seu cão vai dizer se ele vai preferir comer a parte mais macia, ou fazer barulho comendo a parte mais crocante.

De qualquer forma, o ideal é que você corte o alface em folhas pequenas para que não haja risco de seu cão se engasgar com as grandes folhas de alface e possa mastigar com tranquilidade.

Sabemos que alguns cães mais ansiosos podem comer com uma velocidade voraz, e por isso acabam se engasgando dependendo do tamanho ou da consistência do alimento.

O ideal é fazer do alface um pequeno petisco para ele.

Não só para que ele possa comer de forma mais segura mas também porque não é o alimento que serve como uma refeição propriamente dita.

Então para evitar exageros na hora de encher a barriga do seu cão, é melhor que o alface tenha o lugar de petisco para agradar ou para premiar algo feito por ele.

Algum Tipo de Alface Faz Mal Para Cachorro?

Pode Dar alface Para Cachorro

Existem 6 tipos de alfaces existentes no Brasil. São elas:

Até onde se sabe, nenhuma das opções alface causam algum tipo de mal para os cachorros, sendo assim, todas as alfaces podem ser consumidas pelos cães, seguindo os mesmos cuidados de moderação.

No entanto, como já dito antes, vai variar muito do seu amigo peludo qual tipo de alface ele vai gostar mais, uma vez que a consistência pode mudar de uma para outra, mas no geral, os cães acabam comendo todos os tipos.

Benefícios do Alface

Dando alface para o seu cachorro, você estará oferecendo para ele vários nutrientes como:

Não Exagere na Dose

Precisamos sempre estar atentos para o fato de que a ração ainda é o principal alimento para um cachorro, por isso, deixo a seguir uma leitura de extrema importância: Melhor Ração Para Cachorro.

Rações são pensadas para conter todos os tipos de nutrientes que um cachorro tem, evitando tudo o que possa fazer mal para ele.

Claro que, com a supervisão de um médico veterinário você pode complementar a alimentação deles, inclusive incluindo petiscos para treinamentos. Mas deve-se sempre se atentar para não exagerar na comida.

Isso porque devemos lembrar que, embora a falta de vitaminas pode fazer muito mal para um animal, o excesso delas também pode trazer malefícios para eles.

Vale lembrar também que por ser rico em água e em fibras, um exagero no alface pode causar crises de diarreias no seu bichinho, o que além de fazer uma bagunça danada, também deixa ele sem forças e amuado.

Agora que você já sabe que alface com moderação é show para seu cãozinho, não se esqueça sempre de ter a ajuda de um médico veterinário profissional na hora de planejar a dieta dele, para ter certeza que você sempre estará dando o melhor para seu amigo peludo.

Para conhecer tudo sobre a alimentação do seu cachorro, veja: Alimentação Canina.