Cachorro Pode Comer Beterraba?

Cachorro Pode Comer Beterraba

Cuidar de um cachorro é uma tarefa e tanto, muitas vezes nos preocupamos com saúde, higiene, lazer e alimentação dos nossos pets, afinal de contas todo cuidado é pouco. Mas no que diz respeito à alimentação, será que seu cachorro pode comer beterraba?

Sim! Cachorro Pode Comer Beterraba, porém, de forma eventual e controlada. A Beterraba é um alimento muito rico em fibras, vitaminas e minerais, porém, não deve ser oferecida em quantidades elevadas, pois é um alimento que também é rico em açúcar, e grande fonte de energia! Por isso, os cães adoram comer beterraba.

Sabemos que a beterraba é um alimento muito nutritivo para os seres humanos, sendo reconhecida mundialmente por ser uma fonte de vitaminas e nutrientes realmente surpreendente.

O problema é que nem todo alimento que é benéfico à saúde do ser humano também é benéfico para a saúde dos cachorros.

É por isso que muitos donos sempre se perguntam se alguns dos alimentos presentes na nossa dieta podem ser consumidos pelos pets.

Para te ajudar a entender se o seu cachorro pode ou não comer beterraba, vamos considerar alguns pontos relacionados à fisiologia do animal, e então compreender se eles podem ou não consumir esse alimento, bem como a quantidade.

Beterraba Para Cachorro

Antes de entender se o seu cachorro pode ou não consumir a beterraba, é importante lembrar que a beterraba é uma raiz tuberosa rica em nutrientes e também em açúcar.

Essa informação deve ser levada em consideração, porque os cães são animais naturalmente carnívoros, ou seja, o sistema digestivo deles foi desenvolvido para assimilar nutrientes presentes na carne de outros animais.

Entretanto, por conta do convívio com o ser humano, os cães começaram a desenvolver a habilidade de consumir alguns alimentos de origem vegetal.

Vale destacar que essa habilidade não faz desses animais vegetarianos, apenas consumidores eventuais.

Mas com tanta informação negativa sobre o consumo dos vegetais, você talvez esteja pensando que seu cachorro não pode comer beterraba.

Entretanto, de acordo com a opinião de especialistas, cachorro pode comer beterraba sim.

A beterraba é um alimento que não oferece riscos imediatos para a saúde do cachorro, e por isso a beterraba pode ser consumida de forma controlada e eventual por seu cachhorro, ou seja, ela não deve ser fornecida para os cães de forma contínua e em grandes quantidades.

A melhor alimentação para os cachorros é sem sombra de dúvidas a ração. Por isso, deixo um conteúdo de extrema relevância, para você ler: Melhor Ração Para Cachorro.

Esse alimento contém quantidades precisas e balanceadas dos nutrientes que o seu pet precisa para permanecer saudável, e por isso não deve ser substituído por alimentos de origem vegetal.

Pode Dar Beterraba Para Cachorro?

Apesar de ser um alimento relativamente saudável, a beterraba é rica em açúcar, e o açúcar é uma fonte de energia incomparável, além de ser saborosa ao paladar.

É por isso que os cães gostam de comer beterraba, muitas vezes eles buscam o sabor adocicado do alimento.

Mesmo sabendo que seu cachorro pode comer beterraba, e que esse petisco é saudável quando comparado com outros alimentos, é importante tomar cuidado para que a beterraba não seja disponibilizada em quantidades elevadas para o cachorro.

O mesmo açúcar que atrai os cães também pode ser prejudicial à saúde deles, por isso o excesso deste alimento não é benéfico e nem recomendado para esses animais.

Então, se você se pergunta de onde vem o interesse do seu pet pela beterraba, pode ter certeza que o interesse está mais relacionado com o sabor do alimento do que com a fonte em si.

Conheça os 8 Benefícios da Beterraba para Cães!

Beterraba Para Cachorro

Conforme destacamos, a beterraba é um alimento que deve ser oferecido de forma controlada e eventual para os cães, principalmente quando consideramos os riscos que estão associados ao consumo excessivo do alimento.

Por outro lado, a beterraba também contém nutrientes que podem ser benéficos à saúde do cachorro, e por isso os donos precisam avaliar bem se é vantajoso ou não oferecer esse alimento para os seus companheiros.

Alguns dos principais benefícios da beterraba são:

As altas quantidades de ferro na beterraba contribuem para a produção de glóbulos vermelhos, que são responsáveis pela troca gasosa no organismo do animal.

Por essa razão a beterraba contribui para uma melhor oxigenação sanguínea.

Além disso, o lipo caroteno presente na beterraba ajuda a prevenir o envelhecimento celular, por isso esse alimento pode ser proveitoso para o seu pet.

Cuidados ao Oferecer Beterraba Para o Cachorro

Apesar dos benefícios mencionados anteriormente, a beterraba não é o alimento mais indicado para o consumo canino.

É por essa razão que antes de fornecer a beterraba para seu cachorro é bom tomar alguns cuidados como:

  1. Consulte um veterinário para avaliar a situação da saúde do cachorro;
  2. Evite oferecer grandes quantidades;
  3. Sempre corte em pedaços pequenos;
  4. Não substitua a ração pela beterraba;
  5. Não dê esse alimento para animais diabéticos;
  6. Acompanhe qualquer mudança de comportamento no cachorro.

Além do açúcar que é naturalmente prejudicial à saúde do cachorro, é importante evitar grandes quantidades de beterraba, porque esse alimento também é rico em oxalato.

Essa substância contribui para a formação de cálculos renais.

Assim, lembre-se sempre de evitar o excesso e buscar apoio de profissionais especializados em saúde canina.

Atenção às Contraindicações da Beterraba Para Cães

Conforme destacamos anteriormente, é importante tomar alguns cuidados antes de oferecer a beterraba para seu cachorro.

Alguns animais não podem comer a beterraba, então para verificar se seu cachorro pode comer beterraba ou não busque o seu Médico Veterinário de confiança.

O Veterinário vai levar em consideração alguns fatores, como: idade, peso, atividade, alergias, tendência a desenvolver insuficiência renal, e outros fatores associados à raça.

Cachorro Filhote Pode Comer Beterraba?

Atenção à alimentação de filhotes!

Os filhotes de cachorro devem se alimentar principalmente de leite até os 2 meses de vida ou até o período que o Médico Veterinário julgar recomendado.

O leite materno contém os nutrientes e água necessários para o desenvolvimento do filhote.

Apesar de saber que na fase adulta seu cachorro pode comer beterraba, não dê esse alimento ou outros alimentos de origem vegetal antes do primeiro ano de vida do pet, isso pode causar problemas de saúde para o filhote.

Se desejar variar a alimentação dele nos primeiros meses de vida, siga cuidadosamente a dieta recomendada pelo veterinário e ofereça a ração de acordo com a faixa etária do cachorro.

Espero que este conteúdo te ajude a compreender se o cachorro pode comer beterraba ou não, bem como alguns cuidados e a forma moderada.

Para entender tudo sobre a Alimentação de seu Cachorro, acesse: Alimentação Canina.