Cachorro Pode Comer Carambola?

Cachorro Pode Comer Carambola?

Uma fruta muito querida por muitos de nós humanos, a Carambola, fruto da Caramboleira é da família das Oxalidaceae. Tendo como origem a Ásia Tropical, hoje é popular em todo o mundo e no Brasil também. Justamente por ser uma fruta tão popular, pode surgir aquela dúvida, será que cachorro pode comer carambola?

Se você está na dúvida, a resposta é bem simples, o cachorro não pode comer carambola, pois esse fruto agridoce, rico em minerais e vitaminas é bastante prejudicial a saúde dos cães por conta da sua toxicidade que ataca principalmente os rins devido ao alto teor de cristais de oxalato, uma substância tóxica.

Infelizmente, muitos tutores acreditam que por se tratar de uma fruta agradável ao paladar, de sabor agridoce, ela não vai fazer mal ao cachorro, mas algumas frutas são terminantes proibidas aos cães, e a carambola é uma delas.

Abaixo, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a carambola para cachorro, se deve ou não oferecer ao seu cão, quais os perigos e muito mais.

Carambola Para Cachorro

Carambola Para Cachorro

Para esclarecer a sua dúvida se o cachorro pode comer carambola, embora muito saborosa, a carambola não pode ser oferecida ao cão.

E o principal motivo é por conter uma substância tóxica, os sais oxalatos,  altamente prejudicial aos rins do cachorro, e estão em maior concentração nas folhas, caules e frutas verdes da carambola.

Geralmente, cães de porte pequeno, obesos e sedentários têm um risco maior, mas independentemente do tamanho e condição de saúde do cachorro, é uma fruta que deve ser cortada da dieta, portanto nem mesmo como petisco deve ser oferecida.

Carambola Faz Mal Para Cachorro? Entenda os Perigos.

Carambola Faz Mal Para Cachorro?

O maior perigo da carambola é para os rins dos cães, especialmente pelo alto teor de cristais de oxalato, que é uma substância tóxica.

Esses cristais são absorvidos pelo trato intestinal do cachorro e ao se ligar com o cálcio, reduzem significantemente esse mineral no organismo.

O ácido oxálico pode causar acúmulo de cálculos nos rins e na bexiga, e uma das consequências mais sérias é a falência renal, e dependendo da gravidade, pode levar até à morte.

E como é um dos principais órgãos do organismo, quando é afetado, pode afetar o funcionamento de todo o organismo do cachorro, uma vez que é uma toxina que o cão não consegue filtrar.

Além disso, a carambola possui a caramboxina em sua composição, uma toxina que provoca alterações neurológicas e responsável por causar mau funcionamento do fígado, impedindo que as células doentes se recuperem.

Conheça os Sintomas de Intoxicação por Carambola

Pode Dar Carambola Para Cachorro?

Primeiramente, mesmo se o seu cachorro comer uma pequena quantidade de carambola, vale ficar atento aos sinais, e conforme for, entrar em contato imediatamente com o veterinário.

Separamos aqui os sintomas que indicam uma intoxicação por carambola:

Então, caso observe alguns desses sintomas após o seu cão comer carambola, convém levá-lo ao veterinário para avaliar se realmente se trata de uma intoxicação, e o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença para o tratamento.

Como Diagnosticar uma Intoxicação por Carambola?

Além de todos os fatores listados acima, o veterinário vai verificar a pressão arterial, o ritmo cardíaco e a temperatura.

Também será observado se o cão apresenta dilatação da pupila, visão escurecida e impossibilidade de se manter em pé.

Com base nessas informações, é possível avaliar a gravidade da intoxicação, e dependendo do caso, uma internação será necessária.

Uma outra abordagem é induzir ao vômito, porém, nunca faça isso em casa, pois você pode piorar o quadro e esse procedimento, deve ser feito por um profissional habilitado.

Portanto, se a sua dúvida era se o cachorro pode comer carambola, agora conhece os perigos e porque deve manter essa fruta bem longe do seu amigo de quatro patas.

Se for o seu desejo variar a alimentação do seu cão, mesmo que nos primeiros meses de vida, procure um especialista em Alimentação Natural para Cães.

Por outro lado, lembre-se que a Ração é o alimento mais adequado, e balanceado para os cães, em todas as fases de sua vida, por isso, deixamos aqui uma leitura que pode ser de suma importância pra você: Melhor Ração Para Cachorro.

Espero que este conteúdo que elaboramos com todo carinho te ajude a compreender que o seu cachorro não pode comer carambola, nem mesmo como petisco e nem de forma moderada.

Para entender tudo sobre a Alimentação de seu Cachorro, acesse: Alimentação Canina.