Cachorro Pode Comer Mamão

Por Robson Difaro •  Postado em: 10/11/22 •  5 min de leitura

Sim, o cachorro pode comer mamão, essa fruta é rica em fibras, vitaminas A, C, E e K, além de minerais como o potássio, cálcio e ácido fólico. O mamão também é conhecido por ajudar em problemas gastrointestinais, como gases e flatulências no cão. Assim como outras frutas, deve-se remover a casca e caroços.

A pergunta se o cachorro pode comer mamão, é uma pergunta feita pela maioria dos tutores que desejam variar a alimentação de seus animais de companhia e buscam opções como as frutas e legumes.

Cachorro Pode Comer Mamão?

Assim como vários alimentos, o mamão tem seus prós e contras, mas essa fruta contém micronutrientes e vitaminas que podem complementar a alimentação do seu pet.

No entanto, é necessário tomar cuidado com alguns pontos para garantir que o mamão não cause nenhum dano à saúde do cachorro.

Para tirar todas as suas dúvidas, preparamos um pequeno guia com tudo o que você precisa saber sobre o mamão na hora de oferecer para seu cachorro.

Pode Dar Mamão Para Cachorro?

Sim, você pode dar mamão para cachorro, e de acordo com vários estudos, o mamão é uma fruta que possui propriedades excepcionais, principalmente por ser rico em fibras, vitaminas A, C, E e K, e minerais, como o potássio, cálcio e ácido fólico.

Pode Dar Mamão Para Cachorro?

Quais Os Benefícios do Mamão Para Cachorro?

Ao saber os benefícos dessa fruta, você terá sua pergunta respondida se o cachorro pode comer mamão ou não.

Por conta disso, o seu cão pode desfrutar dos seguintes benefícios do Mamão:

Todos esses benefícios mostram porque faz bem dar mamão para o seu amigo de quatro patas!

Mamão Para Cachorro – Como Servir?

Agora que você já sabe que cachorro pode comer mamão, como oferecer para seu cão?

Existem várias maneiras de introduzir essa fruta na dieta alimentar do seu cachorro. Isso é muito individual, teste e veja qual é a melhor forma.

Em primeiro lugar, não escolha um mamão que estiver “machucado” ou com cheiro forte. Em seguida, lave a fruta e retire a casca, pois a casca não é digestível para os cachorros.

Você também deve remover as sementes, já que podem obstruir o intestino, além de conter cianeto, uma substância tóxica para a saúde canina.

Veja também aqui: Frutas Que Cachorro Pode Comer.

Benefícios do Mamão para Cachorro

Se é a primeira vez que você está dando mamão para seu cachorro, corte em pequenos pedaços e deixe que ele experimente.

Só preste atenção a qualquer reação diferente, porque ele pode ser alérgico. Caso contrário, pode continuar dando, mas com moderação.

Uma outra ideia é congelar cubos de mamão e dar em dias mais quentes. Apenas certifique-se que seu cachorro não tem dentes sensíveis.

Mamão Para Cachorro – Existe Algum Risco?

Existe sempre um risco quando um cachorro come frutas, e o mamão não é diferente. Preste atenção à vermelhidão, principalmente em volta da boca.

Embora as sementes do mamão serem moles, elas não são fáceis de digerir, além de conter traços de cianeto.

Em razão do seu teor em fibras, um consumo excessivo de mamão pode provocar diarreias no cachorro. Em casos mais graves, podem causar outros problemas digestivos.

Lembre-se sempre de consultar seu veterinário se o seu cachorro apresentar esses sintomas.

Ainda falando sobre riscos, veja aqui: Frutas Que Cachorro Não Pode Comer.

Cachorro Comendo Mamão

Mamão Desidratado Para Cachorro

O mamão desidratado é uma das formas que essa fruta pode ser consumida, porém, o processo de secagem provoca uma concentração alta de açúcar, o que não faz bem para cachorros, especialmente os diabéticos ou com pancreatite.

Nesse caso, é melhor não correr qualquer risco, não é mesmo?

Então, prefira sempre a fruta fresca e evite ao máximo oferecer ao seu cão o mamão desidratado.

Como você viu, o cachorro pode comer mamão, é muito saudável por diversos motivos.

Pode ser utilizado em diferentes situações, além de ajudar a prevenir doenças cardíacas e problemas gastrointestinais.

Portanto, introduzir o mamão na dieta do seu cão será certamente benéfico!

Saiba tudo sobre a alimentação do seu cãozinho: Alimentação Canina.

Robson Difaro

Criador Profissional de Cães da Raça Bull Terrier com mais de 10 anos de experiência. Presidente do Kennel Clube de Goiás (2020-2024) e Coordenador do Conselho Brasileiro da Raça Bull Terrier Miniatura. Seu objetivo na raça é a busca de cães típicos, com todas as características inerentes a um verdadeiro Bull Terrier, como temperamento, tipicidade, função e genética, sempre respeitando seus pilares da Criação Ética e com Respeito e amor aos cães.