Cachorro Pode Comer Melão

Por Robson Difaro •  Postado em: 02/02/22 •  7 min de leitura

O melão é doce e refrescante em qualquer dia ou em qualquer época do ano. Como outras frutas, o melão tem alto teor de água e é repleto de nutrientes para os humanos, mas será que cachorro pode comer melão? A resposta é sim! Desde que servido com moderação, sem cascas e sem sementes, que podem causar obstrução intestinal no cão.

Muitas pessoas acreditam que não faz mal alimentar os cães com frutas, mas isso vai depender bastante do tipo de fruta e da quantidade que você oferece ao seu cachorro.

Portanto conheça esse conteúdo incrível sobre as Frutas que Cachorro Pode Comer e sobre as Frutas que Cachorro não pode comer.

O estômago do cachorro é mais sensível do que o estômago do ser humano.

Por isso, os cães só conseguem lidar com certos alimentos com moderação, como é o caso do melão.

A seguir, você vai ver como o seu cachorro pode comer melão, bem como, a melhor maneira que você pode introduzir a fruta de forma segura na dieta do seu pet.

Melão Para Cachorro

Cachorro Pode Comer Melão

Embora você espere uma resposta direta sobre se o seu cachorro pode comer melão com você, pode ser um pouco mais complicado.

Portanto, a resposta curta é sim, pode dar melão para cachorro. O melão é uma fruta relativamente segura para os cães consumirem, porém, algumas precauções devem ser tomadas.

Como acontece com qualquer alimento novo, é sempre aconselhável apresentá-lo lentamente ao seu cão, para que você possa determinar facilmente se ele tem uma alergia ou tem problemas para digeri-los, caso nada acontecer, o seu cachorro pode comer melão sem impedimentos.

Embora haja muitos benefícios para os humanos em comer melão, por outro lado, para os cães esses benefícios merecem alguns cuidados, pois o assunto pode não ser totalmente compreendido.

Como em tudo, a moderação é fundamental quando se trata de melão para cachorro.

Algumas partes do melão são seguros para os cães comerem, como a casca e os caroços, que devem ser descartados, deixando o seu cão comer somente a polpa do melão.

O melão é rico em nutrientes, baixo em calorias e uma ótima fonte de água e fibras.

Muitas guloseimas, além de uma dieta saudável, podem levar à obesidade canina, o que pode causar estragos no corpo e na saúde do seu cão, especialmente se ele é propenso a problemas nas articulações, como displasia de quadril.

O Melão também é rico em açúcar e pode não ser uma boa escolha para cães diabéticos.

Se você tiver dúvidas ou preocupações de como alimentar o seu cão, saiba que o cachorro pode comer melão, e para isso, você também pode consultar um veterinário de sua confiança antes de servir ou petiscar.

Quais São as Vantagens do Cachorro Comer Melão?

Melão Para Cachorro

Os melões são naturalmente ricos em vitaminas e minerais. Eles também são ótimas fontes de antioxidantes.

Os antioxidantes são ótimos para reduzir os efeitos do envelhecimento e reduzir o risco de câncer, artrite e doenças cardíacas. Por todos esses benefícios, o seu cachorro pode comer melão.

Os antioxidantes são essenciais na dieta de um cão devido à exposição a vários poluentes ambientais.

Isso pode incluir pesticidas, produtos químicos de limpeza e fumaça de cigarro.

Cachorro Pode Comer Casca de Melão e Sementes?

Como já está claro que você pode dar melão para cachorro, saiba também que não há nada particularmente tóxico no melão.

A fruta é composta principalmente de água e açúcar.

O grande problema é a casca e as sementes. Conforme já falamos anteriormente, quando for dar melão para o seu cachorro retire a casca e as sementes.

Como as sementes também são indigeríveis e podem causar problemas estomacais, logo, retire também a parte do meio do melão.

Grandes quantidades da casca do melão podem causar distúrbios gastrointestinais, e faz mal comê-la mesmo em pequenas quantidades, fique atento a esse detalhe.

Isso é mais provável de acontecer se o cão comer um monte de cascas de melão descartadas no lixo, por exemplo.

Caso isso acontecer, fique atento se presenciar diarreia, vômito ou dor de estômago. Se isso acontecer, procure imediatamente o seu Médico Veterinário de confiança.

Para saber tudo sobre a Saúde dos nossos amigos de 4 patas, acesse: Saúde Canina.

Como dar melão para cachorro?

Pode Dar Melão Para Cachorro

A maneira mais fácil de alimentar um cão com melão é cortá-lo em pedaços pequenos e servir os cubinhos.

Caso o seu cão for de raça pequena, tenha o cuidado de fazer cubinhos que ele consiga engolir, para evitar sufocamento, fazendo isso o cachorro pode comer melão sem nenhum problema.

Se o seu cão adora brincar com brinquedos interativos, considere congelar esses pequenos pedaços de melão e colocá-los em um quebra-cabeça de comida.

Por último, mas não menos importante, se seu cão tolera laticínios, considere misturar alguns cubos de melão congelado com um pouco de iogurte natural e misture bem em um processador de alimentos.

Certifique-se de que o iogurte não contenha o substituto do açúcar xilitol, que é tóxico para os cães, mesmo em pequenas quantidades. Sirva fresco ou congele em pedacinhos para depois.

Quantidade de melão para cachorro

Geralmente, você não deve alimentar seu cachorro com mais do que 5 ou 10 por cento das calorias diárias em guloseimas como essas, se atentando a esses detalhes, o cachorro pode comer melão tranquilamente.

O melão tem cerca de 60 calorias a cada 150 gramas, então planeje de acordo.

A tabela a seguir pode te ajudar na hora de planejar a quantidade de melão para oferecer ao seu cachorro.

 

Porte físico do cachorro Consumo médio de calorias Quantidade de melão (g)
Pequeno (até 15kg) 125 a 700 kcal Até 50g = 20 kcal
Médio (até 25 kg) 620 a 1230 kcal Até 150g = 60 kcal
Grande (até 45 Kg) 1230 kcal Até 150g = 60 kcal
Gigante (até 90 Kg) 3500 Kcal Até 150g = 60 kcal

 

Benefícios do melão para cachorro

O melão é uma excelente fonte de fibra alimentar e contém os seguintes nutrientes:

Também é baixo em calorias e alto teor de água, o que o torna uma maneira saborosa de se reidratar sem engordar.

As vitaminas A e C fornecem muitos benefícios à saúde dos cães, principalmente em seu papel como antioxidantes. Os antioxidantes desempenham um papel crucial na captura de radicais livres, o que retarda o envelhecimento celular, promove a função celular saudável e pode ajudar a reduzir o risco de certas doenças.

O alto teor de água e fibra no melão também promove uma digestão saudável e previne a constipação e a desidratação do seu pet.

Sabendo agora que seu cachorro pode comer melão, lembre-se que isso deve ser feito com moderação.

Para te ajudar a lembrar com mais facilidade, se atente ao resumo a seguir:

  1. Cachorro não pode comer a casca do melão;
  2. Seu pet não pode comer as sementes do melão;
  3. O melão possui alto teor de açúcar, por isso se o seu cachorro for diabético, ele não pode comer melão;
  4. Mesmo que o seu cachorro não seja diabético, ofereça melão a ele com moderação.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado a entender que seu cachorro pode comer melão, porém de forma controlada.

Para saber tudo sobre a alimentação para o seu cãozinho, acesse: Alimentação Canina

Robson Difaro

Criador Profissional de Cães da Raça Bull Terrier com mais de 10 anos de experiência. Presidente do Kennel Clube de Goiás e Vice Coordenador do Conselho Brasileiro da Raça Bull Terrier. Seu objetivo na raça é a busca de cães típicos, com todas as características inerentes a um verdadeiro Bull Terrier, como temperamento, tipicidade, função e genética, sempre respeitando seus pilares da Criação Ética e com Respeito e amor aos cães.