Quiabo Para Cachorro

Quiabo Para Cachorro

O quiabo é um alimento muito benéfico para a saúde dos humanos, originário da Etiópia, se espalhou rapidamente pelo mundo, não sendo mais exclusividade em países africanos.

Amado por algumas pessoas, odiado por outras, o quiabo é um alimento controverso, não sendo unanimidade por humanos, bem como por cachorros também.

Por esse motivo e vários outros que falaremos adiante, surge aquela dúvida, posso dar quiabo para meu cachorro?

Ao oferecer Quiabo Para Cachorro, você está oferecendo um alimento muito rico e benéfico para sua saúde, pelo fato do quiabo ser pobre em calorias e rico em fibras e vitaminas é uma ótima opção para encaixar na dieta de seu cão. Indicado também para o controle de peso e para o controle da diabetes canina.

E para te ajudar a entender se o quiabo é mesmo benéfico para os cães, além de entender a melhor forma de preparo e tirar todas as suas, veja tudo que preparamos a seguir.

Cachorro Pode Comer Quiabo?

Cachorro Pode Comer Quiabo

Sim, cachorro pode comer quiabo, é um alimento rico e benéfico para a saúde dos cães, os benefícios que podemos destacar é o auxilio na perda de peso e controle do açúcar no sangue, pois não é um alimento calórico e possui baixo teor de carboidratos, sendo rico em fibras, magnésio e ácido fólico e cálcio.

E como já falamos acima, apesar de o cachorro poder comer quiabo, ele não seja uma unanimidade entre os cães, da mesma forma que nós, humanos.

No entanto, é um alimento muito nutritivo, com vitaminas, minerais e fibras, mas nada de oferecer quiabo em grandes quantidades e é essencial preparar do jeito certo.

Como já falamos acima, da mesma maneira que nós podemos comer o quiabo, também os cachorros podem comer quiabo, principalmente por conta de seus nutrientes ele é extremamente saudável.

Inclusive é indicado para cães com sobrepeso, porque tem baixo teor calórico, e por ser muito rico em fibras ele pode ser facilmente digerido.

Posso Dar Quiabo Para Meu Cachorro?

Sim, você pode dar quiabo para seu cachorro sem muitas preocupações, basta não exagerar na quantidade, pois devido ao fato dele ser rico em fibras, pode causar desconforto intestinal.

O quiabo possui compostos ativos muito saudáveis para os cães, e seus principais benefícios incluem:

Agora você sabe que pode dar quiabo para cachorro, mas apesar de todos esses benefícios, é importante tomar alguns cuidados, caso contrário, pode causar prejuízos à saúde do cachorro.

É Perigoso Oferecer Quiabo ao Cachorro?

Mesmo sabendo que o cachorro pode comer quiabo, é importante saber que o quiabo contém oxalatos, os quais podem ser prejudiciais.

Isso porque os oxalatos podem provocar problemas renais e na vesícula, e cães que já tenham alguma doença renal ou problemas na vesícula, podem ter seu quadro agravado.

Saiba que os oxalatos são os responsáveis pela formação de pedras nos rins e na bexiga, logo, é um cuidado que os tutores precisam ter.

Tabela de Informação Nutricional do Quiabo

Apenas para você ter uma ideia do valor nutricional do quiabo, cada 100 g de quiabo cru contém:

1.Energia – 30 calorias;

2.Carboidrato – 6,4 g;

3.Proteína – 1,9 g;

4.Gordura – 0,3 g;

5.Fibras – 4,6 g;

6.Magnésio – 50 mg;

7.Cálcio – 112 mg;

8.Fósforo – 56 mg;

9.Zinco – 0,6 mg.

Lembre-se de antes de introduzir o quiabo na dieta do seu cachorro, vale a pena conversar com o veterinário para saber a quantidade mais indicada.

Como Dar Quiabo Para Cachorro?

O cachorro pode comer quiabo cru ou cozido, mas talvez seu pet não goste da textura do quiabo cru, e então, a melhor opção é oferecer quiabo cozido.

Apenas lembrando que nunca deve adicionar sal e qualquer tipo de tempero, principalmente alho e cebola.

A melhor maneira para o cachorro aproveitar todos as propriedades medicinais do quiabo é cozinhá-lo no vapor ou em fogo baixo.

Não são todos os cachorros que gostam da textura da baba do quiabo. A dica é cortar a ponta dos quiabos e deixá-los de molho em água com limão por 30 minutos. Depois, é só lavar e secar.

E nunca ofereça quiabo frito ao seu amigo de quatro patas, porque a gordura é prejudicial à sua saúde.

Suco De Quiabo Para Cachorro

Suco de Quiabo Para Cachorro

Você pode dar suco de quiabo para o cachorro, que ajuda no tratamento de problemas pulmonares.

Existe um mito em torno do quiabo que afirma que ele pode curar cinomose ou parvovirose, porém, não existe qualquer comprovação científica que isso seja verdade, mas vamos falar disso adiante.

O suco de quiabo melhora a flora intestinal do cachorro, o seu sistema imunológico e ajuda na hidratação, e é muito simples de fazer:

1.Lave bem um quiabo e corte as pontas;

2.Bata no liquidificador com 200 ml de água;

3.Coe e sirva.

Quiabo Para Cinomose

Água de Quiabo

Existe um mito que leva as pessoas a pensar: Preciso de um remédio caseiro para cinomose quiabo.

Em primeiro lugar, a cinomose é uma doença difícil de tratar, e embora seja de alta morbidade, é tratável, entretanto, não através de suco de quiabo para cinomose ou a água do quiabo para cinomose.

Apenas lembrando que a cinomose é uma doença viral, cujo tratamento é à base de medicamentos e multivitamínicos receitados através de um Médico Veterinário, para ajudar no restabelecimento do cachorro e fortalecimento do sistema imunológico.

Apesar do quiabo ser uma fonte de vitaminas e auxiliar na hidratação, não é recomendado para tratar cinomose o uso do suco de quiabo para cinomose, e a melhor coisa a se fazer é seguir as orientações do veterinário de sua confiança.

E não se esqueça de manter em dia as vacinas do seu pet, pois é isso que vai protegê-lo de doenças, e ainda é o melhor método preventivo.

Quiabo Para Parvovirose

Hoje em dia, as redes sociais estão cheias de sugestões de alimentos para tratar doenças de cachorros, porém, é necessário ter muito cuidado, inclusive com o Quiabo para Parvovirose.

Uma das notícias que circula é o tratamento com suco de quiabo para parvovirose, e isso é fakenews!

Como a parvovirose, que é uma doença viral, causa vômitos e diarreias, os tutores acham que oferecer quiabo é bom para parvovirose e isso pode ajudar, e não é bem assim.

Além de não existir nenhuma comprovação científica da eficácia do quiabo para curar parvovirose, inclusive pode até piorar o quadro, dependendo da situação.

É claro que o cachorro pode comer quiabo no caso de diarreias, mas não use quiabo para tratar parvovirose ou para tratar doenças mais graves.

Espero ter te ajudado a compreender que seu cachorro pode comer quiabo, bem como todos os seus benefícios, desde que você sirva de maneira correta e com controle da quantidade oferecida.

Para você entender tudo sobre a Alimentação do seu cão, veja: Alimentação Canina.