Cachorro Pode Comer Banana?

Cachorro Pode Comer Banana

Os cães são animais muito inteligentes, e com a inteligência deles vem também a curiosidade. Eles querem experimentar tudo que seus donos comem, incluindo frutas e verduras. Uma das frutas favoritas para os cães é a banana, mas será que seu cachorro pode comer banana?

Essa dúvida é perfeitamente plausível, afinal de contas, existem muitas frutas que podem fazer mal para seu cachorro e não tem efeito nenhum nos seres humanos.

Isso acontece porque o organismo dos cães é muito diferente do organismo humano, principalmente no que diz respeito à alimentação. A alimentação de cães deve observar alguns cuidados fundamentais para que a saúde deles não seja abalada.

Então vamos entender quais são algumas frutas indicadas para o seu pet, e como essas frutas devem ser oferecidas para ele.

O seu Cachorro Pode Comer Banana ou Não?

Se você se preocupa com a saúde do seu cachorro, e não sabe se a banana é uma fruta permitida, então pode parar de se preocupar. Seu cachorro pode comer banana sim, desde que você tenha equilíbrio para não oferecer em excesso. Saiba também que, a Banana é uma das frutas mais benéficas para a saúde do seu cão.

Além de ser um dos alimentos mais gostosos que existem, essa fruta contém vitaminas que podem ajudar a proteger o sistema imunológico do cão.

Mas é importante tomar alguns cuidados quando for oferecer a fruta. Sempre se certifique de cortar a banana em pedaços que sejam fáceis de digerir. Além disso, não ofereça a fruta com casca e nem em excesso.

Qualquer tipo de alteração na dieta do seu cachorro deve ser feita, levando em consideração o fato de que ele não possui um organismo desenvolvido para o consumo de vegetais, portanto, é sugerido consultar auxílio de um Médico Veterinário.

Apesar de conseguir assimilar nutrientes de alguns alimentos de origem vegetal, os cães são animais carnívoros, e por isso a inclusão da banana na dieta do seu pet deve ser feita de forma controlada e monitorada.

Quantas Bananas um Cachorro Pode Comer por Dia?

Sabendo das limitações do organismo do cão você talvez se pergunte. Quantas bananas um cachorro pode comer por dia? Bem, não existe um número definido para todos os cachorros, mas você pode levar em consideração a carga calórica da fruta.

Uma banana madura tem em média um peso que varia entre 86g e 112g, e por conta da composição dessa fruta, a cada 100g você encontra um total de 89 calorias. Ou seja, cada porção tem em média 89 calorias.

Não é um alimento muito calórico, mas você precisa levar em consideração o porte físico do seu cachorro.

Para facilitar, vamos ver uma tabela com uma quantidade aproximada de calorias que devem ser consumidas por um cachorro.

Lembrando que esses números podem variar de um animal para outro, sendo assim, uma estimativa:

Porte Físico do CachorroConsumo Médio de CaloriasQuantidade de Banana (g)
Pequeno (até 15kg)125 a 700kcalAté 80g
Médio (até 25kg)620 a 1230 kcalAté 150g
Grande (até 45kg)1230 kcalAté 200g
Gigante (até 90kg)3500 kcalAté 300g

Os valores informados são aproximados e levam em consideração o consumo energético do pet. Vale destacar que é importante verificar a quantidade ideal para seu pet com a ajuda de um médico veterinário.

Os veterinários vão te ajudar a avaliar outros fatores além do porte do seu animal como:

  1. Idade;
  2. Alergias;
  3. Raça;
  4. Doenças congênitas (diabetes canina).

É importante tomar esses cuidados pois além das vitaminas e outros nutrientes importantes a banana contém frutose e uma quantidade razoável de carboidratos, que são convertidos em açúcar depois de degradados.

Pode Misturar Banana com Ração?

Misturar Banana na ração é uma das melhores maneiras de fazer e oferecer esse alimento para o seu cachorro. Você pode cortar em pequenos pedaços e colar junto com a ração e observar se ele está se alimentando ou não.

Outra forma de oferecer a banana para o cachorro é como petisco. Se o seu cão se comportar bem, ou você quiser recompensá-lo por outra coisa, pode oferecer um pedaço de banana sem preocupação.

Seu cachorro pode comer banana misturada com a ração, mas é importante destacar que a quantidade de ração deve ser superior à quantidade de frutas permitidas por dia.

Geralmente se recomenda uma proporção de um para três, onde você serve uma porção de banana para cada três porções da ração.

A banana é uma das melhores frutas para oferecer para os cães, mas não é a única fruta que pode ser consumida por esses animais, veja a seguir quais frutas podem ser oferecidas para seu cachorro, bem como quais legumes e tudo sobre: Alimentação Canina.

Quais os Principais Benefícios da Banana para Cachorros?

Filhote de Cachorro Pode Comer Banana?

Agora que você sabe que seu cachorro pode comer banana, deve entender quais são alguns dos benefícios que essa fruta oferece para o seu cachorro.

Conforme mencionado anteriormente, a banana é rica em vitaminas e minerais muito importantes para a saúde do seu cachorro. Alguns desses nutrientes presentes na banana são:

Esses nutrientes podem ajudar seu cachorro a se desenvolver forte, saudável e resistente a doenças.

Qual a Melhor Banana para Cachorro?

A banana contém uma variedade de espécies que são comestíveis, e até onde se sabe, todas podem ser consumidas pelos cães sem grandes preocupações. É claro que algumas espécies precisam de um preparo diferente para o consumo, mas você pode oferecer sem preocupação.

Uma dica que pode te ajudar a decidir qual banana oferecer para o seu cachorro é verificar a quantidade de açúcar presente em cada espécie. Assim você pode escolher as que são menos açucaradas.

Cachorro Pode Comer Casca de Banana?

Nós já vimos que cachorro pode comer banana sem preocupação, mas é importante tomar cuidado com a casca dessa fruta. A casca da banana, assim como de outras frutas, é composta por uma substância chamada celulose, o que pode ser muito tóxico para os cães.