Cachorro Pode Comer Batata

Por Robson Difaro •  Postado em: 04/02/22 •  7 min de leitura

Caso você esteja comendo algo, não importa o que seja, o seu cachorro também acha que pode comer. Digamos que você tem batatas no prato, pense duas vezes antes de dar uma mordida para ele. Será que seu cachorro pode comer batata? A resposta curta é sim, porém com algumas ressalvas e cuidados.

Siga na leitura que vamos explanar todos os detalhes e se você realmente Pode Dar Batata para Cachorro.

Imagine que você esteja com seu cachorro, seus olhos tristes olham para você, esperando por um pedaço caído de tudo o que você está comendo.

Algumas frutas e vegetais são seguros para os cães, pois são onívoros e comem carne e plantas.

Confira aqui conteúdo mais abrangente sobre Frutas que Cachorro Pode Comer e também Frutas que Cachorro Não Pode Comer.

Mas aí vem aquela grande dúvida: o cachorro pode comer batata?

Às vezes, batatas são boas para cães, mas apenas sob certas condições. Portanto, aqui abaixo está tudo o que você deve saber sobre o assunto.

Pode dar batata para cachorro?

Cachorro Pode Comer Batata

No geral, as batatas são boas para os cães.

Porém eles não se beneficiarão de comer muito amido, então não confie nas batatas mais do que você precisa em uma porção.

Se você estiver fazendo refeições caseiras para cães, certifique-se de que alimentos ricos em amido, como batatas, não ocupem uma grande porcentagem da mistura.

Os pontos principais das alimentações para cães devem ir para ingredientes mais ricos em proteínas e fibras.

Este vegetal rico em amido é uma ótima cobertura para ração e também pode ser servido junto com algumas das outras comidas favoritas do seu cão, além de você adicionar ainda mais minerais e fibras à sua refeição.

Mas antes de dar batatas ao seu amigo peludo, certifique-se de que estejam totalmente cozidas.

Cachorro Pode Comer Batata Crua?

Você nunca deve alimentar seu cão com uma batata crua. As batatas brancas pertencem à família dos vegetais da erva-moura, que inclui os tomates.

Assim como o tomate, a batata crua contém solanina, um composto tóxico para alguns cães.

No entanto, cozinhar a batata reduz os níveis de solanina.

Se você alimentar seu cão com batata, ela deve ser assada ou fervida, sem adicionar nada a ela.

Batatas fritas em óleo, como batatas fritas, ou batatas com manteiga ou sal adicionado a elas não são saudáveis ​​para os cães.

Se o seu companheiro canino tem diabetes, não deve comer batatas porque podem causar picos de açúcar no sangue.

O corpo de um cão é projetado para obter a maior parte de seus nutrientes da proteína animal, portanto, se você decidir alimentar seu filhote com batatas assadas ou cozidas, isso deve ser feito com moderação.

Dar a um cachorro muitos carboidratos pode resultar em obesidade ou outros problemas de saúde.

 

Riscos De Servir Batata Crua Para Seu Cachorro

Batata para Cachorro

Como mencionado antes, embora seu filhote possa saborear batata ocasionalmente, se comê-la crua, esse vegetal apresenta certos riscos para os cães.

Embora a solanina raramente cause toxicidade em cães porque uma grande quantidade precisa ser ingerida, você deve estar atento aos seguintes sintomas.

  1. Desconforto gastrointestinal grave (diarreia, vômito)
  2. Dor abdominal
  3. Fraqueza
  4. Letargia
  5. Confusão

Se o seu cão consumiu batata crua e está apresentando algum desses sintomas, entre em contato com o veterinário imediatamente.

Se houver vômito ou diarreia, seu veterinário provavelmente prescreverá medicamentos para corrigi-los ou fluidos e eletrólitos, caso o animal esteja em risco de desidratação.

Como Servir Batata Para Cachorro – Melhores Métodos

Sempre lave e descasque as batatas antes de prepará-las para seu cão. Aqui estão algumas maneiras excelentes de os cães desfrutarem de batata:

Se você decidir dar batatas ao seu cão, considere-as um petisco.

Mas o que isso significa? Significa que as guloseimas não devem representar mais do que 10% da dieta de um cão.

Como Preparar Batata Para Cachorro?

As pessoas adoram comer batatas com muita manteiga ou queijo, ou fritas e salgadas. No entanto, essas preparações não são ideais para cães.

Se você compartilhar uma batata frita ocasional com seu cachorro, tudo bem.

Mas o sal e a gordura extras que adoramos adicionar às batatas não são saudáveis ​​para o seu cão, portanto, reduza essas guloseimas ao mínimo.

Lembre-se que seu cachorro pode comer batata, mas é melhor que o alimento seja preparado sem óleo e sem outros condimentos.

Sirva batatas aos cães cozidas e simples, assadas, cozidas no vapor ou purê.

Purê de Batata para Cachorro

Da próxima vez que você fizer purê de batata, prepare uma tigela separada para o seu filhote. Misture as batatas cozidas e uma colher de iogurte grego puro, amasse-as e pronto!

Misture carne moída ou peru moído, ovo e cenoura ralada. Asse em uma forma de muffin e cubra com o purê de batatas.

Use frutas e vegetais coloridos para cães, como ervilhas, beterrabas, pimentão, maçãs e manga para decorar os cupcakes para a sua próxima festa de filhotes.

Corte fatias grossas de batata e faça formas usando cortadores de biscoitos em forma de osso. Asse até ficarem macios no meio e use como petiscos ou cobertores para o jantar normal do seu cão.

Batatas cozidas são uma combinação perfeita com outros vegetais cozidos para cães, como cenoura e ervilha.

Batata Para Cachorro – Servir ou Não?

Batatas contêm vitamina C, B6, ferro e magnésio e esses são nutrientes dos quais nós e nossos cães nos beneficiamos, então dar batatas cozidas a ele não é, por si só, uma coisa ruim.

Dito isso, as batatas não devem se tornar um deleite básico para o seu cão.

Os carboidratos também são um grande problema quando se trata de consumir batatas, portanto, se seu cão já tem problemas de obesidade ou diabetes, é melhor evitar isso completamente.

Cachorro Pode Comer Batata Doce?

Cachorro Pode Comer

A batata-doce é uma opção mais saudável do que a batata branca porque é muito mais nutritiva.

Eles contêm vitamina A, vitamina C, vitamina B6, cálcio, potássio, magnésio e ferro, entre outros nutrientes.

Para te ajudar a entender tudo sobre o assunto, temos um material completo sobre o tema: Cachorro Pode Comer Batata Doce?

Cada cão é diferente, então comece com apenas uma pequena quantidade de batata para garantir que seu cão não tenha problemas para digeri-la. Você deve sempre consultar o seu veterinário antes de introduzir um novo alimento na dieta do seu filhote.

Seu cachorro pode comer batata de qualquer tipo, mas lembre-se que elas devem ser cozidas e consumidas com moderação.

Espero que nesse conteúdo tenhamos te ajudado a entender que o seu cachorro pode comer Batata, porém de forma controlada e preparada da maneira correta.

Para saber tudo sobre a alimentação para o seu cãozinho, acesse: Alimentação Canina

Robson Difaro

Criador Profissional de Cães da Raça Bull Terrier com mais de 10 anos de experiência. Presidente do Kennel Clube de Goiás e Vice Coordenador do Conselho Brasileiro da Raça Bull Terrier. Seu objetivo na raça é a busca de cães típicos, com todas as características inerentes a um verdadeiro Bull Terrier, como temperamento, tipicidade, função e genética, sempre respeitando seus pilares da Criação Ética e com Respeito e amor aos cães.