Cachorro Pode Comer Couve?

Cachorro Pode Comer Couve

A couve é um alimento muito nutritivo para os seres humanos, e até auxilia no processo de remoção de toxinas do nosso corpo, mas será que também é um alimento benéfico para os cães? A seguir vamos descobrir se seu cachorro pode comer couve.

Sim, cachorro pode comer couve. A couve é um alimento rico em fibras e vários nutrientes benéficos para a saúde do cão, como o ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, bem como vitamina K, nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável do pet, porém deve-se atentar a quantidade a ser oferecida.

Muitos tutores de pet vivem preocupados com os alimentos desses animais.

Eles estão sempre em busca de alimentos naturais que possam enriquecer a dieta dos seus cachorros e possam contribuir para a saúde do animal.

O que poucas pessoas sabem, é que os cães são animais carnívoros que descendem dos lobos.

Esses animais têm um organismo muito diferente do nosso, e por isso alguns alimentos que nos fazem bem, podem ter o efeito oposto neles.

Essa diferença biológica torna difícil encontrar coisas que possam fazer bem para esses animais.

Vamos tentar entender se a couve é tão benéfica e essencial para eles como é para os seres humanos, e quais são os cuidados que precisamos tomar.

Couve Para Cachorro

Agora que sabemos que >cachorro pode comer couve e que a couve é um alimento muito rico em fibras e outros nutrientes que podem fazer bem para a saúde do cão, mas é importante tomar cuidado com a quantidade de couve que seu animal consome.

Antes de adicionar qualquer alimento na dieta do seu cão, é importante buscar suporte de um médico veterinário.

Ele vai te orientar como identificar alergias e problemas relacionados com o consumo dos alimentos alternativos.

Além disso, é importante lembrar que apesar de ser um alimento permitido e ter benefícios para a saúde do cachorro, nenhum alimento é mais benéfico para esses animais do que a ração.

Justamente por esse motivo, deixo uma leitura que vai te orientar em tudo que você precisa saber sobre a Melhor Ração Para Cachorro.

A ração contém quantidades precisas dos nutrientes indicados para o consumo do seu cachorro, além disso, a ração é desenvolvida com suporte de profissionais especializados em nutrição animal.

Animais carnívoros geralmente não conseguem consumir e assimilar os nutrientes presentes em alimentos de origem vegetal, entretanto, os cães são animais muito adaptáveis, e ao longo de anos de convívio com os seres humanos eles estão se adaptando a novos alimentos.

É importante destacar que eles ainda não são plenamente capazes de extrair todos os nutrientes essenciais de alimentos de origem vegetal, por isso, é importante ficar atento para não exagerar na dose.

Quando e Como dar Couve para Cachorro

Couve Para Cachorro

A couve é um alimento que pode ser oferecido para os cães com um pouco mais de frequência do que alguns outros alimentos de origem vegetal.

Alguns acreditam que o cachorro pode comer couve até uma vez por dia, sempre misturada com a ração ou alguma proteína de origem animal, como carne bovina cozida ou de outro animal.

Mas a forma de preparar a couve não é tão simples como se pode pensar.

É muito comum encontrar na culinária brasileira, pratos que usam a couve temperada e acompanhada de algumas especiarias.

Acontece que alguns condimentos podem fazer muito mal para a saúde dos cães, e por isso é importante tomar cuidado para não acrescentar nenhum item prejudicial.

Especialistas sugerem que a melhor forma de oferecer couve para seu cachorro, é como um purê.

Sendo assim, siga os seguintes passos:

  1. Separe algumas folhas de couve;
  2. Lave em água corrente para remover agrotóxicos e outras substâncias;
  3. Corte as folhas em pedaços e leve a um triturador, ou liquidificador;
  4. Bata até ganhar uma consistência pastosa.

Pronto! Este é o purê de couve para cães.

O alimento não precisa de condimentos e nenhum de tempero.

Boa parte dos temperos que usamos podem ser muito prejudiciais para a saúde dos cães, e alguns podem causar sérios problemas para os animais, então evite!

Pode Dar Couve Para Cachorro?

Se você está pensando em oferecer esse alimento para seu cachorro por conta do valor nutricional, saiba que oferecer a couve crua é a melhor opção.

Ao preparar a receita de purê de couve mencionada anteriormente, você não precisa cozinhar as folhas. Isso pode causar a perda de alguns nutrientes importantes, mas é importante triturar a couve para o consumo do animal.

Os cães não conseguem digerir muito bem folhas e outros alimentos verdes.

Isso acontece por conta de uma proteína presente nas folhas, que é a celulose. A celulose impede a digestão da folha, por isso é importante triturar bem o alimento.

Como Cozinhar Couve Para Cachorro

Conforme destacado anteriormente, seu cachorro pode comer couve crua, e esse alimento pode ser benéfico para a saúde do pet se for consumido de forma controlada. Por isso não é necessário cozinhar a couve.

Ainda assim, se você desejar cozinhar a couve antes de preparar o purê para seu pet, faça isso usando apenas água filtrada.

Não acrescente sal e nenhum outro tempero, e pode acreditar que seu cachorro não vai sentir falta desses condimentos.

Faz Mal Cachorro Comer Talo de Couve?

Pode Dar Couve Para Cachorro

Não existe nenhuma informação que indique que o talo da couve faz mal para os cães, mas é importante destacar que a maior concentração dos nutrientes da couve está na folha.

Além disso, caso decida oferecer o talo da couve para seu pet, lembre-se de consultar um médico veterinário para analisar se o seu animal pode consumir esse alimento ou não.

Também é importante lembrar que qualquer parte da verdura que for oferecida para o pet, deve ser triturada para facilitar a digestão e impedir qualquer tipo de obstrução no trato intestinal do animal.

Os Benefícios da Couve Crua Para Cachorro

Não é à toa que seu cachorro pode comer couve.

A couve é rica em nutrientes, fibras e vitaminas que podem contribuir para a saúde e o desenvolvimento saudável do cão.

Alguns dos principais benefícios da couve são:

Além desses benefícios, a couve é muito boa para a alimentação dos cachorros e pode ajudar no desenvolvimento desses animais, graças à quantidade de nutrientes.

Ainda assim, consulte um médico veterinário antes de adicionar a couve na dieta do seu pet.

Espero ter te ajudado a entender que seu cachorro pode comer couve, desde que você não exagere na quantidade.

Em caso de dúvidas, fique à vontade para conhecer todos os conteúdos que temos sobre a alimentação de seu cachorro: Alimentação Canina.