Cachorro Pode Comer Melancia?

Cachorro Pode Comer Melancia?

Os cães são verdadeiros amigos do homem. Eles são muito curiosos a respeito da nossa alimentação, por isso é comum ver alguns cachorros tentando comer frutas que estão na mão de seus donos, mas será que cachorro pode comer melancia?

Sim! Cachorro pode comer melancia, ela é uma fruta muito recomendada para os cães, rica em vitaminas essenciais, como vitaminas A e C, além de ser rica em água, o que ajuda a hidratar o seu pet. Em dias quentes pode ser oferecido em pequenos pedaços, visando refrescar o cãozinho.

Os cães são animais espetaculares, eles nos acompanham durante grande parte da nossa vida, e durante essa jornada eles desenvolvem hábitos alimentares muito parecidos com os hábitos dos seus donos.

Nós sabemos que os cachorros são animais carnívoros, mas alguns desses animais acabam desenvolvendo certa curiosidade por alimentos de origem vegetal, como é o caso das frutas, o problema é que muita gente não sabe se cachorro pode ou não consumir esse tipo de alimento.

A seguir, vamos entender se eles podem consumir uma das frutas mais saborosas nutritivas para os seres humanos, que é a melancia.

Melancia Para Cachorro – É Permitido?

Se você está lendo este conteúdo provavelmente já se fez essa pergunta: Será que cachorro pode comer melancia?

Normalmente essa pergunta surge quando os donos percebem que seus cães se interessam por este alimento.

É natural ter dúvida sobre o assunto, afinal de contas existem algumas frutas que podem ser prejudiciais para a saúde do seu bichinho de estimação.

Mas você não precisa se preocupar com a melancia, esta é uma das frutas indicadas para cães.

Então, seu cachorro pode comer melancia sem problemas.

Entretanto, é importante tomar cuidado com as sementes da fruta, elas devem ser removidas antes de oferecer a melancia para seu cachorro.

Os cães são animais que possuem um organismo desenvolvido para assimilar os nutrientes presentes na proteína animal, ou seja, eles são carnívoros por natureza, e isso não é ruim, é apenas uma característica biológica desses animais.

Entretanto, por conta do convívio com o ser humano durante milhares de anos, os cães começaram a se adaptar para conseguir extrair nutrientes de alguns alimentos vegetais.

É por conta dessa tendência de adaptação que os especialistas consideram os cães como sendo predominantemente carnívoros e onívoros eventuais, ou onívoros por oportunidade, mas é importante tomar cuidado quando oferecemos alimentos de origem vegetal para eles.

Assim como os humanos, os cães não possuem enzimas necessárias para digerir a casca de alguns vegetais. Uma das enzimas fundamentais para digerir as cascas e sementes de frutas é a celulase, e ela só é encontrada em animais ruminantes.

Sabendo disso, quando for servir melancia para o seu cachorro, é importante remover todas as sementes e a casca da melancia para evitar causar danos à saúde do seu melhor amigo canino.

Quais os Benefícios da Melancia para Cachorro?

Com exceção das sementes e da casca, a melancia é uma excelente fonte de nutrientes para seu cachorro e por isso é indicada como complemento alimentar.

Vamos ver abaixo, cinco motivos para oferecer melancia para seu cachorro:

Essa é uma das frutas mais indicadas para alimentação canina, desde que as sementes e a casca sejam sempre excluídas da oferta.

Quanto de Melancia Cachorro Pode Comer?

Cachorro Comendo Melancia

Tudo deve ser oferecido com moderação.

Apesar de ser benéfica para a saúde do seu pet, a melancia também deve ser oferecida com moderação.

Os donos precisam lembrar que os animais precisam ter uma dieta equilibrada, e para os cães isso também é muito importante.

A melancia deve ser oferecida de forma eventual, para evitar um desequilíbrio nutricional.

Formas de Oferecer Melancia Para Cachorro

Agora que você já sabe que seu cachorro pode comer melancia, precisa entender qual a melhor maneira de oferecer essa fruta para seu animalzinho.

Alguns recomendam oferecer a melancia em dias quentes, isso pode ajudar a refrescar o animal e contribuir para a hidratação do pet.

Para oferecer a fruta é importante separar um pedaço de melancia, e dividir em pequenas quantidades para oferecer pouco a pouco. Oferecer melancia em pedaços vai ajudar na digestão do animal.

Alguns costumam oferecer a melancia gelada, essa é uma ótima opção para os dias quentes, mas se o seu pet apresenta algum problema respiratório pode ser melhor oferecer a fruta em temperatura ambiente.

Receita: Picolé de Melancia para Cachorro

Conforme já comentamos, a melancia é um fruto muito saboroso e pode ser oferecido para os cães sem grandes preocupações, e o melhor é que você pode inovar para oferecer um alimento saboroso e refrescante para o seu pet através do picolé de melancia.

De acordo com alguns estudos, os cães não transpiram de forma espontânea como os humanos, é por isso que eles sentem mais calor do que nós sentimos, e também podem ficar desidratados com mais facilidade.

O picolé de melancia pode ser um aliado para seu pet nos dias de calor e é um alimento fácil de preparar. Então vamos ver como preparar um picolé de melancia para o seu cachorro.

  1. Escolha uma melancia madura;
  2. Remova as sementes e a casca;
  3. Bata no liquidificador;
  4. Coloque em uma forma de gelo;
  5. Leve ao congelador;
  6. Sirva o cão.

Depois de pronto você pode servir os cubos para o cachorro lamber e se refrescar. Vale destacar que não é necessário adicionar açúcar, pois o açúcar processado pode ser prejudicial à saúde dos cães.

OS Cães Gostam de Melancia?

Não resta dúvidas que o seu cachorro pode comer melancia, mas será que ele gosta da melancia?

Essa é outra questão importante, apesar do gosto de cada animal variar muito, a melancia é uma fruta que tem muita aceitação entre os cães, portanto, é bem agradável ao paladar.

Por essa razão, é bem provável que o seu cachorro também goste de melancia.

Para descobrir, ofereça pequenos pedaços cortados em cubos e observe como o seu cachorro reage ao consumo dessa fruta.

Com o passar do tempo você pode aumentar a quantidade que é oferecida, sempre lembrando de remover as sementes e a casca e não exagerar na oferta da melancia para seu cachorro.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado a entender que seu cachorro pode comer melancia, mas é importante remover as sementes e a casca.

Para você entender tudo sobre a alimentação do seu cão, veja aqui: Alimentação Canina.