Cachorro Pode Comer Morango?

Cachorro Pode Comer Morango

Alguns pais de pet vivem preocupados em oferecer uma alimentação natural para seus cães, e isso é compreensível, afinal alimentos naturais costumam ser mais benéficos para a saúde.

Mas será que o seu cachorro pode comer morango?

O morango é uma das frutas mais populares em todo o mundo, ela possui um sabor suave e uma beleza intrigante, rica em fibras, vitaminas e minerais, o morango é a fruta favorita de muita gente, mas será que cachorro pode comer morango? E a resposta é sim! Cachorro pode comer morango, desde que seja feito com moderação.

Nós sabemos que a definição de alimento natural para os seres humanos é muito diferente da definição de alimento natural para os cães, afinal eles são animais carnívoros, o que significa que na natureza você dificilmente veria um cachorro escolhendo frutas para comer.

Vamos entender se o cachorro pode ou não comer morango, e ver se é uma fruta recomendada para seu cão.

Pode Dar Morango para Cachorro?

Essa é uma das perguntas que mais intriga os donos de cachorro.

Nós não conseguimos lembrar quais são todas as frutas que os cachorros podem comer, por isso essa dúvida persiste em nossa mente.

Mas o morango é uma fruta que pode ser consumida pelos cães sem muitas preocupações.

O seu cachorro pode comer morango porque essa é uma fruta que não contém substâncias que são lesivas para a saúde do pet.

Vale destacar que ao oferecer qualquer fruta para seu cachorro é importante fazer isso em pequenas quantidades e de forma gradativa. Não é recomendado oferecer um morango inteiro de uma só vez, principalmente para os cachorros menores.

Assim como alguns humanos são alérgicos ao morango, alguns cachorros também podem ter algum tipo de alergia. Então, se oferecer o morango para seu cachorro fique atento para observar qualquer mudança de comportamento.

Como Dar Morango Para Cachorro?

Agora que você já sabe que pode oferecer o morango para seu cachorro, você precisa entender como você pode dar morango para seu pet.

Geralmente quando se trata da oferta de frutas para alimentação de cães, é recomendado descascar e remover as sementes, mas no caso do morango não é necessário fazer isso e vamos te explicar porque.

O morango contém sementes muito pequenas, e por essa razão elas não oferecem nenhum risco de obstrução intestinal para o seu cachorro.

Além disso, a fruta não conta com nenhuma substância lesiva para o animal, assim ela pode ser oferecida sem preocupação.

Assim como qualquer outro alimento é importante tomar alguns cuidados antes de oferecer o morango para seu cachorro. Por isso faça o seguinte:

  1. Escolha frutas maduras;
  2. Lave os morangos;
  3. Separe e descarte as frutas estragadas;
  4. Corte em pedaços;
  5. Sirva para o cão.

É muito importante oferecer apenas frutas maduras.

Alguns estudos apontam que o nível de acidez em frutas verdes pode ser alto, e isso pode causar danos no sistema digestivo dos cachorros.

Assim como você se preocupa de consumir frutas limpas e higienizadas, ofereça o mesmo tratamento para seu cachorro.

Lavar a fruta pode evitar contaminações e infecções por bactérias, o mesmo cuidado deve ser tomado para não oferecer frutas estragadas.

Além desses cuidados, é importante cortar em pedaços pequenos, já que os cães não possuem uma mastigação muito eficiente.

Esses são os cuidados que você deve tomar ao oferecer o morango para o seu cachorro.

Quantos Morangos o Cachorro Pode Comer?

Morango Para Cachorro

Mas quantos morangos por dia o seu cachorro pode comer?

Bem, isso vai variar de acordo com o porte, raça e outros fatores genéticos do animal.

Mas para facilitar sua compreensão, preparamos uma tabela com valores aproximados.

Porte físico do cachorroConsumo médio de caloriasQuantidade de morango (g)
Pequeno (até 15kg)125 a 700 kcalAté 100g
Médio (até 25 kg)620 a 1230 kcalAté 250g
Grande (até 45 Kg)1230 kcalAté 300g
Gigante (até 90 Kg)3500 KcalAté 400g

Levando em consideração que o morango é uma fruta com potencial calórico baixo, ele pode ser oferecido em uma quantidade maior do que algumas outras frutas que podem acabar elevando muito o acúmulo de açúcar no organismo do seu cachorro.

Se você oferecer uma porção de morango para seu cachorro, o índice calórico vai ser de aproximadamente 30 kcal para cada 100g, por isso esse fruto pode ser oferecido em maior quantidade.

Mas é importante destacar que os valores ideais podem variar de acordo com a raça e fatores genéticos do animal.

O melhor a se fazer é procurar um médico veterinário para verificar qual a melhor quantidade de acordo com a raça do seu cachorro.

Você só vai ter certeza que seu cachorro pode comer morango, se verificar com um veterinário informações sobre a raça do seu cão.

Quais os Benefícios do Morango?

O morango é uma fruta rica em vitaminas e minerais que podem fazer bem para saúde do seu cachorro, conforme destacamos anteriormente.

Entretanto, os benefícios que essa fruta pode oferecer vão muito além de simples efeitos nutricionais.

O consumo do morango pode servir para:

Esses são apenas alguns dos principais benefícios que o morango pode oferecer para a saúde do seu cachorro.

Como Inserir o Morango na Dieta do Seu Cachorro?

Você pode começar a oferecer esse alimento como um petisco, afinal de contas não é necessário sobrecarregar a dieta do seu cachorro com verduras e frutas.

Deixo aqui uma leitura que pode ser muito importante, sobre a alimentação do seu cachorro: Melhor Ração Para Cachorro.

Tente oferecer uma pequena quantidade de forma periódica de acordo com as recomendações do veterinário, e lembre-se de acompanhar o comportamento do cachorro para garantir que ele não tenha nenhuma doença.

Pequenos pedaços podem ajudar a aumentar o interesse do animal pela fruta, além de te ajudar a controlar o consumo de forma mais precisa.

Porque Oferecer o Morango em Pedaços?

Já vimos anteriormente que é importante oferecer o morango em pedaços para os cães.

Isso é importante porque sem esse cuidado o seu cachorro pode comer morango inteiro, e isso pode dificultar a digestão.

Além disso, quando a fruta é dividida em pedaços o corpo do animal consegue assimilar os nutrientes de forma mais eficiente, sem falar que a mastigação fica bem melhor.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado a entender que o seu cachorro pode comer morango, mas é importante evitar outras frutas que podem ser prejudiciais.

Para entender quais frutas são permitidas e quais são proibidas para seu cachorro, acesse: Alimentação Canina.