Como Ensinar o seu Filhote de Bull Terrier a Fazer Xixi e Cocô no Lugar Certo

Uma das dúvidas que mais recebo, principalmente para quem cria o seu Bull Terrier dentro de casa ou em apartamento é: como ensinar o meu Filhote de Bull Terrier a fazer xixi e cocô no lugar certo?

Enfim, essa infelizmente, é uma das principais reclamações de donos de Bull Terriers criados dentro de casa, o tal das necessidades no lugar errado. Contudo, isso não se aplica apenas aos filhotes, mas também os Bulls adultos podem fazer suas necessidades no local errado!

Sempre vejo em grupos pessoas falando que esfregam o focinho onde o cão fez as necessidades, já outros dizem que brigam, outros dizem que colocam o jornal e leva para o local certo (uma alternativa menos errada), contudo, vejo como é recorrente o mesmo problema que assombra a vida de muitos tutores.

O que tenho a dizer é: acalme-se, pois essa tarefa pode ser muito mais simples do que você imagina, ou seja, ensinar o seu Filhote de Bull Terrier a fazer as necessidades no local certo  é uma tarefa simples e fácil, porém vai demandar tempo, paciência, recorrência, atenção, muito amor e carinho!

A primeira coisa que devemos pensar é: o que as necessidades fisiológicas representam pra eles?

Bom, para o filhote, seja macho ou fêmea é apenas uma necessidade básica! Mas com o passar do tempo para os machos, pode tornar-se em demarcação de território, mesmo que seu Bull seja castrado.

Sendo assim, você deve estar pensando, ok! Então como eu vou conseguir fazer eles aprenderem a fazer as necessidades no local certo? E a resposta é simples: Através do estímulo certo, na hora certa! EXATAMENTE! E o sucesso dessa empreitada, está diretamente ligado ao seu grau de paciência e comprometimento!

Veja nesse passo-a-passo como ensinar o seu Filhote de Bull Terrier a fazer o xixi e o cocô no lugar certo:

Defina um local fixo

Quando receber seu Filhote de Bull Terrier em casa, tenha em mente qual local será seu banheiro, e já mostre a ele onde será o seu banheiro, se for usar jornal ou tapete higiênico, já deixe tudo preparado no local. É de suma importância que seja o mesmo lugar sempre, para não confundir a cabecinha dele, dando-lhe várias opções diferentes, uma seguida da outra.

Implemente uma rotina

Quando o seu Filhote chegar em casa, ele não saberá muitas coisas, então, o importante é você criar essas rotinas para ele, como a hora de comer, hora de brincar, hora de passear (quando já possuir todas vacinas).

A hora da comida é uma excelente oportunidade para Ensinar o Filhote de Bull Terrier a fazer xixi e cocô no lugar certo, pois filhotes tendem a fazer suas necessidades logo após se alimentar e beber água, portanto, fique alí com ele, até que ele faça suas necessidades.

Recompense-o sempre que ele acertar

Assim que ele fizer as necessidades, recompense-o com muito entusiasmo, tipo “bom garoto (a)”, fazendo uma festinha particular pra ele, e mantenha sempre essa pegada! Ele precisa saber que fez o certo e que você gostou disso, os cães amam agradar seus donos! Você também pode nesse momento dar um petisco ou entregar algum brinquedo que ele goste muito.

Jamais dê broncas

Tenha calma e paciência para lidar com esse processo, os filhotes nada vão aprender sob broncas e agressividade.  O fato de gritar, esfregar focinho, bater, pode vir a criar uma experiência extremamente negativa na cabeça do filhote, levando-o a fazer a Coprofagia (o ato de comer as vezes).

Caso você pegue ele fazendo no lugar errado, apenas diga “NÃO” de uma forma mais firme, tire-o do lugar e coloque-o no lugar certo. Caso você encontre uma necessidade feita no lugar errado, não diga nada, apenas limpe, e bola pra frente.

Dê confiança

Passado alguns dias do processo, na medida que você perceber que ele está acertando o local, lhe dê mais liberdade para que ele pegue confiança, caso ele errar o processo, volte a acompanhar. Lembre-se, tenha paciência! É como ensinar uma criança. 

Conclusão

De fato não podemos esperar um determinado comportamento de nossos filhotes, sem que tenhamos ensinado o comportamento que desejamos que eles tenham. Espero que com essas dicas você consiga Ensinar o Filhote de Bull Terrier a fazer Xixi e Cocô no lugar certo.

E lembre-se, educar os nossos cães é um ato de amor!

Canil Difaro

Nós criamos com todo Amor e Respeito aos Cães! Acreditamos que com o foco absoluto na Qualidade Genética, Simplicidade e Criatividade buscamos os melhores cruzamentos para o melhoramento da Raça que amamos, somos Apaixonados nos Bull Terriers.

Localizados no coração do Brasil, no Centro Oeste, mais especificamente Goiânia-GO, importamos cães do Berço da Raça, visando atender nossos objetivos de criação.

logo canil difaro bull terrier

Nosso Canil é devidamente legalizado, portanto membro do Kennel Clube de Goiás (KCG), Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) e Federação Cinológica Internacional (FCI).

Acesse nossas redes sociais:

Entre em cotato com o Canil Difaro:

Canil Difaro Bull Terrier • © 2019 • Todos os Direitos Reservados.