Uma das dúvidas que mais recebo, principalmente para quem cria o seu Bull Terrier dentro de casa ou em apartamento é: como ensinar o meu Filhote de Bull Terrier a fazer xixi e cocô no lugar certo?
Enfim, essa infelizmente, é uma das principais reclamações de donos de Bull Terriers criados dentro de casa, o tal das necessidades no lugar errado. Contudo, isso não se aplica apenas aos filhotes, mas também os Bulls adultos podem fazer suas necessidades no local errado!
Sempre vejo em grupos pessoas falando que esfregam o focinho onde o cão fez as necessidades, já outros dizem que brigam, outros dizem que colocam o jornal e leva para o local certo (uma alternativa menos errada), contudo, vejo como é recorrente o mesmo problema que assombra a vida de muitos tutores.
O que tenho a dizer é: acalme-se, pois essa tarefa pode ser muito mais simples do que você imagina, ou seja, ensinar o seu Filhote de Bull Terrier a fazer as necessidades no local certo é uma tarefa simples e fácil, porém vai demandar tempo, paciência, recorrência, atenção, muito amor e carinho!
A primeira coisa que devemos pensar é: o que as necessidades fisiológicas representam pra eles?
Bom, para o filhote, seja macho ou fêmea é apenas uma necessidade básica! Mas com o passar do tempo para os machos, pode tornar-se em demarcação de território, mesmo que seu Bull seja castrado.
Sendo assim, você deve estar pensando, ok! Então como eu vou conseguir fazer eles aprenderem a fazer as necessidades no local certo? E a resposta é simples: Através do estímulo certo, na hora certa! EXATAMENTE! E o sucesso dessa empreitada, está diretamente ligado ao seu grau de paciência e comprometimento!
Quando o seu Filhote chegar em casa, ele não saberá muitas coisas, então, o importante é você criar essas rotinas para ele, como a hora de comer, hora de brincar, hora de passear (quando já possuir todas vacinas).
A hora da comida é uma excelente oportunidade para Ensinar o Filhote de Bull Terrier a fazer xixi e cocô no lugar certo, pois filhotes tendem a fazer suas necessidades logo após se alimentar e beber água, portanto, fique alí com ele, até que ele faça suas necessidades.
Assim que ele fizer as necessidades, recompense-o com muito entusiasmo, tipo “bom garoto (a)”, fazendo uma festinha particular pra ele, e mantenha sempre essa pegada! Ele precisa saber que fez o certo e que você gostou disso, os cães amam agradar seus donos! Você também pode nesse momento dar um petisco ou entregar algum brinquedo que ele goste muito.
Tenha calma e paciência para lidar com esse processo, os filhotes nada vão aprender sob broncas e agressividade. O fato de gritar, esfregar focinho, bater, pode vir a criar uma experiência extremamente negativa na cabeça do filhote, levando-o a fazer a Coprofagia (o ato de comer as vezes).
Caso você pegue ele fazendo no lugar errado, apenas diga “NÃO” de uma forma mais firme, tire-o do lugar e coloque-o no lugar certo. Caso você encontre uma necessidade feita no lugar errado, não diga nada, apenas limpe, e bola pra frente.
Passado alguns dias do processo, na medida que você perceber que ele está acertando o local, lhe dê mais liberdade para que ele pegue confiança, caso ele errar o processo, volte a acompanhar. Lembre-se, tenha paciência! É como ensinar uma criança.
Nós criamos com todo Amor e Respeito aos Cães! Acreditamos que com o foco absoluto na Qualidade Genética, Simplicidade e Criatividade buscamos os melhores cruzamentos para o melhoramento da Raça que amamos, somos Apaixonados nos Bull Terriers.
Localizados no coração do Brasil, no Centro Oeste, mais especificamente Goiânia-GO, importamos cães do Berço da Raça, visando atender nossos objetivos de criação.
Canil Difaro Bull Terrier • © 2019 • Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Agência Sparta.