Doença do Carrapato

Por Robson Difaro •  Postado em: 13/01/22 •  11 min de leitura

A Doença do Carrapato é uma infecção que acomete os cães, transmitida por carrapatos, provocada por hemoparasitas, atacando o sangue das vítimas, caso não tratada rapidamente, pode até levar os cães a morte. As 2 principais versões da doença são a Babesiose, que é um protozário e a Erliquiose (ou Erlichiose) que é uma Bactéria.

Se você tem um cachorro, provavelmente já ouviu falar na doença do carrapato, mas talvez não faça a mínima ideia de como é transmitida, quais os sintomas, os perigos, e claro, como acabar com carrapato de cachorro, certo?

Antes de mais nada, quando falamos em doença do carrapato em cachorro, é um tipo de infecção transmitida por uma bactéria ou protozoário, erliquiose e babesiose, respectivamente.

Por outro lado, o carrapato também pode provocar outras doenças, e é exatamente por isso que todo cuidado é pouco quando se trata da saúde dos nossos amigos de quatro patas, principalmente quando coloca sua vida em risco.

Para você entender tudo sobre doença de carrapato, aprender a identificar se seu pet foi picado, o que fazer…Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Carrapato em Cachorro: Perigos

Cachorro Doente no Veterinário

O maior perigo do carrapato em cachorro é que eles são transmissores de várias doenças, algumas muito sérias e se não tratadas adequadamente, pode levar o cão a óbito.

Veja, as seguir, as principais doenças causadas por carrapatos:

Além das doenças mencionadas acima, os carrapatos também podem provocar alguns incômodos aos cães, além de pequenas feridas na pele, devido as picadas e até mesmo coceiras.

Sabemos que por mais que você cuide da higiene e limpeza do ambiente do seu cachorro, nem sempre é o suficiente para se livrar desses parasitas.

Para entender tudo sobre a alimentação do seu amigo de 4 patas, acesse: Alimentação Canina

Como Cachorro Pega Carrapato? – Transmissão

Carrapato na Grama

Os cães pegam os carrapatos por meio do contato com grama, matos, em seus passeios, através do convívio com outros animais contaminados com os parasitas e até mesmo no ambiente em que vivem.

A transmissão da doença do carrapato é através da picada do carrapato, que entra na corrente sanguínea dos cães, atingindo assim vários órgãos.

Enquanto alguns tipos de carrapato podem passar longos tempos em seus hospedeiros, outros se alojam nas suas vítimas para se alimentar e permanecem no ambiente, que pode ser até mesmo a sua casa.

Para saber mais detalhes sobre o Carrapato, deixamos esse guia Completo, acesse: Carrapato Em Cachorro.

Doença do Carrapato: Sintomas e Fases da Doença

Carrapato em Cachorro

A intensidade e gravidade dos sintomas da doença do carrapato vai variar de cachorro para cachorro, assim como a imunidade, idade e presença de alguma doença pré-existente.

Após a picada do carrapato, a bactéria atinge o sistema imunológico do animal, e a partir desse momento, há o desenvolvimento da doença, a qual é dividida em três fases: aguda, subclínica e crônica.

1. Fase aguda

A bactéria fica incubada de 8 a 20 dias, e depois desse período, começa a se multiplicar no fígado, baço e linfonodos, o que pode provocar a inflamação desses órgãos.

Nessa fase, essas células infectadas são levadas pelo sangue para outros órgãos, como pulmões, rins e meninges, causando também inflamação ou infecção.

Embora essa fase possa durar anos sem apresentar quaisquer sinais, o cão pode ter os seguintes sintomas:

Geralmente, até por não conhecer, os tutores acabam confundindo esses sintomas da doença, simplesmente achando que seu cão está apenas um pouco mais triste.

Porém, esse pode ser um sinal que o cachorro foi infectado e está doente.

2. Fase subclínica

Essa fase costuma ocorrer entre 6 a 9 semanas após o período de incubação, e em alguns casos, durar até 5 anos.

Como há uma redução significativa de glóbulos brancos e plaquetas, o cão apresenta um quadro de anemia, e é por isso que fica mais prostrado.

Alguns veterinários afirmam que, durante a fase subclínica, o cachorro pode apresentar:

Vale ressaltar que, animais com um sistema de defesa mais fraco e menos resistentes, podem acabar indo à óbito nesse momento.

3. Fase crônica

Por fim, a fase crônica da doença do carrapato, caracterizada por sintomas semelhantes da fase aguda, no entanto, adquire características de uma doença autoimune.

Os principais sintomas observados nessa fase incluem:

Além de todos esses sintomas, também pode ocorrer um aumento do fígado, baço e linfonodos, como também fraqueza ou paralisia dos membros.

Diagnóstico da Doença do Carrapato

Como muitos dos sintomas dessa doença podem estar presentes também em outras doenças, o diagnóstico da doença do carrapato é feito a partir de exames clínicos e laboratoriais.

Na maioria das vezes, o veterinário pergunta ao tutor se ele notou a presença de carrapato, e no exame físico, vai avaliar possíveis sintomas.

Por meio do resultado do exame de sangue, é possível verificar o comprometimento da saúde do animal, por exemplo, se está anêmico ou com uma queda de plaquetas, entre outros.

Outro método de diagnótico bastante utilizado é o PCR – Reação em cadeia da polímerase.

Portanto, com todos esses dados em mãos, o médico veterinário é capaz de dar um diagnóstico mais preciso.

Doença do Carrapato tem Cura? – Tratamento

Sim, doença do carrapato tem cura, de uma maneira geral, o tratamento para doença de carrapato em cachorro é relativamente simples, e quanto antes for diagnosticada, melhor será a recuperação.

A seguir, deixamos um conteúdo mais abrangente para você aprender Como Alimentar Cachorro Com Doença Do Carrapato.

Assim que confirmado o diagnóstico, o veterinário prescreve o uso de antibióticos, e o tempo de tratamento vai variar de acordo com a fase da doença.

Na fase aguda, o tratamento leva em torno de 3 a 4 semanas, enquanto na fase crônica, pode levar até 8 semanas.

É claro que em situações mais graves, o médico pode indicar soro, por conta da desidratação, e até mesmo transfusões de sangue, se o cachorro apresentar hemorragias.

Lembrando, mais uma vez, se você desconfiar de carrapato em cachorro, leve-o imediatamente ao seu veterinário e iniciar o mais rapidamente o tratamento.

O que Fazer ao Encontrar Carrapato em Cachorro?

Retirar Carrapato

É claro que a primeira coisa que os tutores pensam ao encontrar um ou mais carrapatos no cachorro é arrancá-los, porém, essa não é a medida mais recomendada.

Isso porque, ao arrancar o carrapato da pele do animal, você pode machucá-lo, porque o ferrão pode ficar cravado na pele, sendo assim, em vez de resolver o problema, pode até piorar.

Portanto, se você achou carrapato no seu peludo, o melhor a fazer é consultar o veterinário, pois ele vai te ensinar a maneira correta de como tirar carrapato de cachorro, assim como prescrever o melhor remédio para carrapato em cachorro.

Prevenção

Assim como qualquer doença, a prevenção é essencial.

E quanto à doença do carrapato, quanto mais demorar em buscar tratamento, as complicações podem ser muito sérias, até mesmo causar a morte do cachorro.

Hoje em dia, existem diversos produtos que ajudam a manter bem afastados os carrapatos, veja os mais tradicionais:

No entanto, a chave é você usar regularmente esses produtos e vale a pena conversar com seu veterinário para saber quais são mais eficazes e os mais indicados para seu cachorro.

Além disso, dependendo de onde você levou seu cachorro para passear, assim que chegar em casa, verifique locais onde o carrapato pode ter se escondido, por exemplo, patas, dentro e atrás das orelhas e axilas.

Se você mora em casa com quintal, é importante aparar sempre a grama, e se possível, evitar o contato do seu cão com animais que você não conhece.

Por fim, os cuidados com a higiene são fundamentais, como dar banhos regulares, escovar o seu cão com frequência e claro, seguir as orientações do veterinário.

Como Agir em Caso de Infestação de Carrapatos?

Carrapato Infestação

Na verdade, medidas devem ser tomadas tanto para evitar tanto a infestação nos cães quanto no ambiente doméstico.

No caso de infestação nos animais, a melhor solução é consultar o veterinário para saber o que fazer, mas algumas dicas já foram passadas acima.

Agora, como os ovos dos carrapatos podem alojar-se em todos os lugares, é fundamental fazer uma limpeza em todo o ambiente, em especial nos lugares onde os animais têm mais acesso.

Você também pode fazer o processo de pulverização do ambiente com carrapaticidas encontrados em Petshops e Casa Agropecuária, e quando você fizer esse procedimento, é recomendado tirar o cão do ambiente por 3 horas ou de acordo com a indicação do fabricante.

Também é importante higienizar os potes de comida e água, além de lavar a caminha, roupas e brinquedinhos do seu pet.

Remédio Caseiro para Carrapato

Carrapato

Às vezes, mesmo tomando todos os cuidados, como o uso de coleiras ou remédio para carrapato, o seu cachorro não está 100% livre de pegar esses parasitas.

Por isso, não basta apenas proteger o animal, mas também é importante fazer a limpeza regular da sua casa ou quintal, afinal, os carrapatos podem sobreviver por longos períodos sem se alimentar.

Portanto, confira algumas receitas caseiras que funcionam como veneno para carrapato, seja na sua casa como no quintal:

1. Remédio caseiro para carrapato com vinagre de maçã e bicarbonato de sódio

Você vai precisar de:
• Duas xícaras de vinagre de maçã;
• Meia colher de bicarbonato de sódio.
Misture esses ingredientes em água morna e coloque em um borrifador.
Em seguida, borrife em frestas no piso, rodapés, atrás de móveis e no quintal. O ideal é repetir esse processo de 2 a 3 vezes por semana.

2. Remédio caseiro para matar carrapato com frutas cítricas

As frutas cítricas são conhecidas como um repelente natural, funcionando como veneno para carrapato no quintal e outros ambientes.

Modo de preparo:

Apenas mantenha o cachorro afastado na hora que borrifar, pois pode causar irritação nos seus olhos.

3. Remédio caseiro para desinfetar estofados e tapetes

Você vai precisar de:

Misture todos esses ingredientes e coloque a solução em um borrifador. Em seguida, aplique sobre a superfície, e no caso de móveis, passe um pano seco após a aplicação.

Doença do Carrapato em Cachorro – Conclusão

Agora que você tem a responsa para uma das perguntas mais frequentes entre os tutores de cães, e a resposta é sim, a doença do carrapato tem cura.

O ideal é, assim que você notar os primeiros sintomas, levar seu cachorro imediatamente ao veterinário, e assim, evitar possíveis sequelas da doença do carrapato.

A chave está em seguir todas as recomendações do veterinário, seja quanto ao tempo de uso e dosagem do remédio para carrapato, como adotar medidas de controle.

Apesar de ainda não existir vacina para doença de carrapato, o quanto antes for diagnosticada, maiores as chances de cura.

Por isso, fique sempre atento, verifique regularmente seu cachorro, mantenha o ambiente sempre limpo, e ao adotar as medidas preventivas, com certeza, é a melhor maneira de afastar os carrapatos bem afastados do seu amigo de quatro patas.

Para saber tudo sobre a Saúde do seu cãozinho, acesse: Saúde Canina

Robson Difaro

Criador Profissional de Cães da Raça Bull Terrier com mais de 10 anos de experiência. Presidente do Kennel Clube de Goiás e Vice Coordenador do Conselho Brasileiro da Raça Bull Terrier. Seu objetivo na raça é a busca de cães típicos, com todas as características inerentes a um verdadeiro Bull Terrier, como temperamento, tipicidade, função e genética, sempre respeitando seus pilares da Criação Ética e com Respeito e amor aos cães.

Keep Reading