Como Alimentar Cachorro Com Doença do Carrapato

Por Robson Difaro •  Postado em: 16/02/22 •  5 min de leitura

Se seu cachorro foi diagnosticado com doença do carrapato, provavelmente você deve ter percebido que ele não tem vontade de comer e está fraco, certo? E você quer curá-lo o mais rápido possível. E aí vem a sua dúvida: como alimentar cachorro com doença do carrapato?

Como é uma doença infecciosa, provocada por hemoparasitas, após a picada, a bactéria acomete o sistema imunológico do animal, podendo levar à inflamação de vários órgãos.

Aprenda aqui, absolutamente tudo sobre a Doença do Carrapato.

Cachorro com Doença do Carrapato

No entanto, também pode provocar anemia, com uma diminuição de glóbulos brancos e plaquetas, e se o cachorro tiver com seu sistema de defesa mais enfraquecido, pode ir até à óbito.

Nesse sentido, é essencial oferecer alimentos para fortalecer o sistema imune do cachorro, além é claro de hidratá-lo constantemente.

Antes de mostrar como deve ser a alimentação do cachorro com doença do carrapato, lembre-se que a primeira coisa a fazer é seguir todas as orientações do seu veterinário.

O mais importante aqui é oferecer os nutrientes necessários para que seu cachorro se recupere o mais rapidamente possível e claro, fique saudável!

Portanto, continue a leitura e descubra aqui dicas de alimentos para dar para seu cachorro com doença do carrapato.

Para saber mais detalhes sobre o Carrapato, deixamos esse guia Completo, acesse: Carrapato Em Cachorro.

Por que cachorro com doença do carrapato não quer comer?

Um dos sintomas característicos da doença do carrapato em cachorro é a falta de apetite, pois ataca seu sistema imunológico, além de provocar anemia.

E é exatamente por isso que é importante saber como alimentar cachorro com doença do carrapato.

O principal objetivo de uma alimentação nutritiva e balanceada, aumentar os níveis das plaquetas.

Como alimentar cachorro com doença do carrapato?

Fruta-Picadas

Existem alguns cuidados básicos que devemos ter com cachorro com doença do carrapato, sempre com o objetivo de acelerar o processo de recuperação e cura.

E nada melhor que oferecer os alimentos certos, de forma a fortalecer seu sistema imunológico e assim, poder combater a doença com mais rapidez.

Portanto, como alimentar cachorro com doença do carrapato?

 1.Hidratação

Manter seu cachorro hidratado é a chave para combater qualquer doença, pois ajuda a eliminar as toxinas do seu organismo.

Por isso, ofereça sempre água limpa e fresca, e em dias mais quentes, adicione alguns cubos de gelo.

Certifique-se de manter o pote de água sempre limpo para evitar outras contaminações.

Além da água, oferecer água de coco é excelente, já que ajuda a repor os sais minerais perdidos, especialmente em casos de diarreia e vômitos.

Ao dar a água de coco, prefira as naturais e não as industrializadas vendidas em supermercados, que por mais que as embalagens digam que são “naturais”, contêm conservantes.

2.Frutas

Vale a pena a leitura desse conteúdo que separamos com as Frutas Que Cachorro Pode Comer, também veja as Frutas Que Cachorro Não Pode Comer, pois algumas são tóxicas e causam perigo a sua saúde.

E o que você menos quer agora é que seu cachorro tenha outro problema de saúde, não é mesmo?

Como algumas frutas contêm mais água, ajudam também na hidratação do seu cachorro.

As seguintes frutas ajudam a fortalecer o sistema imunológico do cachorro com doença do carrapato:

Lembre-se de oferecer com moderação, afinal, o cachorro está se restabelecendo.

 3.Legumes e verduras

Purê de Vegetais

Da mesma maneira que as frutas, é necessário estar atento aos legumes e verduras que os cachorros podem comer, para conhecer melhor, veja quais você pode oferecer em nossa página: Alimentação Canina.

Cenoura, batata doce, abóbora e abobrinha são ótimas opções.

Se seu cachorro tiver alguma dificuldade para mastigar, a dica é fazer um purê de legumes.

Mas se ele não quiser comer de forma alguma, então a opção é oferecer uma dieta mais líquida, e você pode colocar em uma seringa e servir.

Faça de tudo para seu cachorro se alimentar, pois isso é fundamental para ele se recuperar.

 4.Misturar frango desfiado e arroz na ração

Por conta da falta de apetite, é bem capaz do seu amigo de quatro patas recusar a ração que ele tanto gostava, e você precisa pensar em como tornar esse alimento mais saboroso.

Então, misturar frango desfiado e arroz na ração pode abrir seu apetite, mas lembre-se de não acrescentar nenhum tempero.

Veja as melhores de oferecer o frango para seu cachorro, nesse conteúdo completo: Cachorro Pode Comer Frango?

Procure adotar essas dicas na rotina diária do seu cão com doença do carrapato, e se ele continuar não querendo comer, converse com seu veterinário, e é bem provável que ele indique soro, particularmente para evitar a desidratação.

Quais alimentos para aumentar a imunidade do cachorro e as plaquetas?

Cachorro no Veterinário

Já falamos sobre como alimentar cachorro com doença do carrapato e alguns alimentos que ajudam a aumentar sua imunidade.

Apenas para reforçar, veja outros alimentos que fortalecem as defesas do seu amigo de quatro patas e aumentam as plaquetas:

É sempre bom lembrar: nada do que falamos aqui substitui a consulta com o veterinário, principalmente quando se trata da doença do carrapato.

Entenda aqui absolutamente tudo sobre: Cachorro Com Dor De Barriga.

É uma doença que necessita de tratamento, caso contrário, pode causar complicações graves, e até levar o seu cãozinho a morte.

Portanto, para garantir a saúde do seu cachorro, siga todas as instruções do veterinário!

Deixamos aqui, todas informações para te ajudar com a Saúde Canina.

Robson Difaro

Criador Profissional de Cães da Raça Bull Terrier com mais de 10 anos de experiência. Presidente do Kennel Clube de Goiás e Vice Coordenador do Conselho Brasileiro da Raça Bull Terrier. Seu objetivo na raça é a busca de cães típicos, com todas as características inerentes a um verdadeiro Bull Terrier, como temperamento, tipicidade, função e genética, sempre respeitando seus pilares da Criação Ética e com Respeito e amor aos cães.